Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. SAE Brasil discutirá futuro da tecnologia Diesel diante da atual situação econômica em Curitiba

SAE Brasil discutirá futuro da tecnologia Diesel diante da atual situação econômica em Curitiba


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
08 de agosto de 2013

noticia30708Nos dias 28 e 29 de agosto, será realizado em Curitiba o 10º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia e Motores Diesel. O objetivo do encontro é promover o debate sobre a atual situação do motor Diesel no âmbito do desenvolvimento tecnológico. O evento acontecerá na Expo Unimed Curitiba (rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido).


A 10ª edição do Fórum, promovido pela Seção Regional Paraná e Santa Catarina da SAE BRASIL, conta com uma grade de painéis planejada com o objetivo de apresentar ao público especializado tudo o que cerca o mercado Diesel e o estágio de desenvolvimento desse motor. 

Os painéis terão os temas “Economia e Mercado”, “Combustíveis e Emissões”, “Carro Diesel – venda esta solução” e “Eficiência Energética”, em que especialistas apresentarão sugestões e perspectivas para a tecnologia Diesel. Para discutir com os participantes a atual conjuntura econômica brasileira e mundial, o economista do Banco Bradesco, Felipe França, irá abordar os desafios que nosso mercado terá nos próximos anos. França quer mostrar como o Brasil se preparou para chegar ao atual patamar de crescimento e o que o País precisa fazer para se manter sustentável.

O economista diz que quer aprofundar discussão propondo uma reflexão sobre as mudanças estruturais pelas quais passamos nos últimos anos, os desafios vencidos e os que estão por vir se quisermos prosperar ainda mais. De acordo com ele, a crise financeira que o mundo vivenciou em 2008, e que ainda causa estragos, principalmente na Europa, fez algumas economias reorganizarem seus mercados para se adaptar à nova realidade. “Com esse fenômeno uma nova forma de comércio surgiu e foi preciso se preparar para não ficar de fora”, comenta. 

Uma das questões que França vai discutir com os participantes do Fórum Diesel é a de como manter uma economia em ascensão quando até grandes potências estão com sérias dificuldades financeiras. Para o economista, o Brasil vive um período de transição, pois passou por um forte crescimento e de repente estacionou. “Precisamos de saídas para melhorar o modelo de consumo e diminuir a pressão inflacionária. Temos de voltar a crescer”, finaliza França.

Segundo Renato Mastrobuono, chairman do fórum e diretor de Seções Regionais da SAE BRASIL, o Fórum Diesel é um importante encontro para conhecer o mercado em que estamos inseridos. “Para direcionarmos nossas ações quanto a investimento é fundamental estarmos inteirados sobre as tendências econômicas nacionais e mundiais”, encerra.  Durante o encontro haverá, ainda, exposição tecnológica que promoverá a ampliação do network com expoentes do mercado Diesel e apresentação de tendências na área.

Programação 

28 DE AGOSTO 
9h30 - Cerimônia de Abertura 

PAINEL: ECONOMIA E MERCADO
10h - "Resumo econômico brasileiro e mundial", com Felipe França, economista do Banco Bradesco 
11h - Abertura e visita à exposição 

PAINEL: COMBUSTÍVEIS E EMISSÕES
13h - Perspectivas após PROCONVE P7, L6 e MAR I: com Gabriel M. Branco 
13h30 - Desenvolvimento de motores diesel dual fuel, estágio atual e futuro: com Gilberto Leal, gerente sênior de desenvolvimento de motores do Grupo Daimler.
14h - Qualidade dos Biocombustíveis: o desconhecimento que impede um maior crescimento e a sustentabilidade deste mercado no Brasil e no Mundo: com prof. Miguel Dabdoub, da USP. 
14h30 - Desafios para o programa Brasileiro de renovação da frota de caminhões: com Bruno Batista, diretor executivo da Confederação Nacional do Transporte (CNT).
15h - Debate 

PAINEL: "CARRO DIESEL - VENDA ESTA SOLUÇÃO"
16h - A matriz brasileira de combustíveis, com Ernani Filgueiras, analista do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP) 
16h30 - Clean-Diesel: tecnologia para a eficiência: com Mario Massagardi, diretor de engenharia da Bosch 
17h - Impactos socioeconômicos da liberação do carro a Diesel: com Roland Berger.
17h30 - Uma Aliança pró motorização Diesel: com Luso Ventura, diretor da SAE BRASIL e Vicente Pimenta, gerente de projetos especiais da Delphi. 
18h - Talk-Show com os palestrantes

29 DE AGOSTO 
PAINEL EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Moderador: Renato Mastrobuono, charmain do Fórum Diesel e diretor de Seções Regionais da SAE BRASIL
9h - Diretrizes para a eficiência energética em motores Diesel: com Paulo Bedran, diretor do Departamento de Indústria e Equipamentos de Transporte do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio 
9h30 - Novos desenvolvimentos em motores Diesel: com Rudolf Maier, da Bosch 
10h30 - Alta eficiência em sistemas de pós-tratamento: com Kevin Hallstrom, da BASF 
11h - Soluções de transporte Volvo para o futuro: Tecnologia Diesel-GNL: com Alberto Neumann, gerente de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da Volvo. 
11h30 - Debate
12h15 - Cerimônia de encerramento

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil
Geral
Geral
Governador Alckmin e presidente Schmall inauguram linha de produção do up! na fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté