Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
O Conarem dedicou dois anos de trabalho à coordenação da revisão da Norma Técnica ABNT – NBR 13.032, atualizando-a de acordo com as necessidades do mercado automotivo, cada vez mais tecnológico.
Entre as mudanças, a retífica deverá ter a sua capacidade operacional comprovada como pede NBR 13.032, que a determina todos os departamentos, máquinas, equipamentos e ferramental necessários para a execução destas operações com alta qualidade e precisão.
O reinstalador deverá revisar todos os agregados e periféricos, a NBR 15.831 sugere todo o ferramental que uma oficina que deseje trabalhar nesta área possua inclusive os analisadores de quatro gases para os veículos movidos à gasolina, etanol e gás, como o opacímetro para leitura das emissões dos veículos movidos a diesel.
As normas se encontram à disposição dos reparadores e retificadores nas entidades que os representam sem custo adicional algum. O Conarem promoveu, em conjunto com o maior fabricante de peças para motores do Brasil, a distribuição para todas as retíficas.