Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Renascimento editorial

Renascimento editorial


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
19 de março de 2010

Em minha trajetória na direção do CESVI BRASIL, já fiz parte de uma série de períodos de renovação, em que testemunhei a organização de profissionais na busca de novas soluções criativas para o centro de pesquisa. Todas essas mudanças, todos os novos estudos desenvolvidos pelo CESVI, tornaram-se transparentes por meio da grande vitrine que a empresa sempre teve: a Revista Cesvi.
Foi por meio desta publicação, que agora completa dez anos, que participamos da notável evolução de qualidade do setor de funilaria e pintura na última década. Demos nossa contribuição disseminando conhecimento, divulgando processos de reparo quase desconhecidos por aqui, e dando o devido destaque a equipamentos e insumos com qualidade testada e aprovada em nossa área de Pesquisa & Desenvolvimento. Nossas matérias para as oficinas, na revista, sempre serviram como uma ação complementar aos trabalhos de treinamento e consultoria realizados por nossas áreas de Treinamento e Certificação. E é com alegria que constatamos nossa influência no fato de que, hoje, gradativamente, processos condenáveis como o uso de maçarico, ou de mascaramento com jornal, entre outros exemplos, estão dando lugar a trabalhos relacionados ao que de melhor o setor de funilaria e pintura tem a oferecer.
Agora, mais uma vez, participo de um momento de renovação do CESVI. E, novamente, com a convicção de que estamos tomando o rumo correto.
Visando a concentrar um foco específico em reparação automotiva, tomamos a decisão de dividir o amplo conteúdo da revista em duas publicações distintas; decisão esta que resultou no nascimento da Auto Reparo.
A Revista Cesvi continua a existir, mas agora totalmente direcionada aos outros públicos atendidos pelo CESVI BRASIL, enquanto a Auto Reparo chega para combinar nosso conteúdo de reparação automotiva ao reconhecido profissionalismo e know-how editorial do Grupo Germinal, que edita o Oficina Brasil.
Estou certo de que esta aliança tem tudo para construir uma trajetória tão bem-sucedida quanto a da publicação que lançamos dez anos atrás. Esperamos, assim, aprimorar nosso atendimento a proprietários, chefes e gerentes de oficina, funileiros, pintores e profissionais de atendimento. Que os textos que você lê aqui sirvam como material de referência, auxiliando no seu desenvolvimento e no de sua empresa.
Foi para isto que, mais uma vez, investimos na renovação, agora na forma de nos comunicar e de proporcionar informações.
Parece-me claro que foi uma ótima decisão.


Por José Aurelio Ramalho
Diretor de operações do CESVI BRASIL

 

Setor da reparação requer profissionalização

Capacitação profissional e atualização constante são requisitos imprescindíveis para o momento atual do setor da reparação de veículos, que evolui a cada dia com a chegada de novos modelos no mercado. Desde que a indústria automobilística chegou ao Brasil há mais de meio século, nunca se viu tantas marcas e modelos à disposição do consumidor. Carros cada vez mais inteligentes com dispositivos eletrônicos e tecnologia embarcada de ponta. Durante décadas, a indústria automobilística se resumia a quase quatro montadoras, com modelos mais simples, carburador, motor a ar, entre outros recursos que se tornaram ultrapassados com o tempo.
O setor da reparação de veículos também precisou evoluir para acompanhar a modernidade. Uma oficina hoje precisa ter equipamentos de ponta para fazer diagnósticos com precisão. Estamos na era da eletrônica e necessitamos de profissionais altamente capacitados para dar conta do recado.
O Sindirepa-SP tem pautado as suas atividades com o propósito de melhorar a qualidade da mão-de-obra da reparação, estabelecendo convênios com o Sebrae-SP para oferecer palestras sobre gestão empresarial e com o Senai-SP para realização de cursos voltados à capacitação profissional. Sabemos que o grande diferencial do empresário do setor é equipe bem treinada e gestão de negócios adequada aos novos tempos. O empresário da reparação precisa buscar soluções para otimizar o seu negócio, e o Sindirepa-SP dá todo o suporte para isso.
Recentemente, foi apresentado o projeto 322/08, de autoria do deputado estadual Major Olímpio Gomes, que prevê a regulamentação das oficinas no Estado de São Paulo. É a primeira iniciativa de criar padrões para a atividade no País. O projeto estabelece requisitos básicos para o funcionamento de oficinas e exige carga horária de 400 horas de treinamento para profissionais ou comprovação de dois anos de experiência.
A medida tem como objetivo estabelecer padrões para a abertura e funcionamento de estabelecimentos de reparação de veículos no Estado de São Paulo. O projeto de lei define algumas medidas importantes para que as oficinas possam estar preparadas para oferecer serviços de qualidade baseados em normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, garantindo a satisfação do consumidor. A previsão é de que o projeto de lei seja aprovado até o final do segundo semestre.
Além disso, o Sindirepa-SP participa do grupo de estudos para a criação da norma de qualificação e certificação do mecânico de manutenção e reparação de veículos automotores pela ABNT, para que a categoria tenha padrões estabelecidos.
Como forma de oferecer informações importantes para o dia-a-dia das oficinas, o Sindirepa-SP lançou a “Coletânea de Literatura: Universo da Reparação Automotiva”. Distribuída gratuitamente aos associados da entidade, a coletânea é formada por dez fascículos que tratam de temas focados no negócio das empresas de reparação. A iniciativa visa a suprir a carência de informações que o setor da reparação de veículos possui,  permitindo que os empresários associados tenham uma fonte permanente de consulta em seus estabelecimentos, facilitando a disseminação de informações que possam contribuir para o negócio.
Outra ação voltada para a melhoria da capacitação profissional é o programa Carro 100% e Caminhão 100%, de que o Sindirepa-SP participa junto com as outras entidades que formam o GMA – Grupo de Manutenção Automotiva: Sindipeças, Andap, Sincopeças-SP e Sicap. É uma iniciativa inédita que prevê a conscientização do motorista sobre a importância da manutenção preventiva para segurança no trânsito e redução de poluentes que também promoverá cursos e treinamentos voltados para gestão e profissionalização para reparadores.
Com todas essas mudanças e iniciativas, o setor da reparação vive um novo momento que prioriza a profissionalização e a qualidade de serviços prestados. Isso é bom para o negócio que se organiza e também para o consumidor que tem mais garantia da qualidade dos serviços.


Por Antonio Fiola

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
teste
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil