Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Quase 7 mil veículos foram blindados em 2009

Quase 7 mil veículos foram blindados em 2009

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
08 de julho de 2010


Interior de blindadora em funcionamento
Apesar de não ter crescido em 2009, o setor de blindagem automotiva se manteve aquecido no País, de acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin). No ano passado, foram blindados 6.926 veículos – apenas 56 a menos em relação a 2008, quando 6.982 carros receberam esse tipo de proteção.

“O levantamento nos mostrou que o medo da violência urbana continua grande. No primeiro semestre de 2009, quando o País ainda enfrentava resquícios da crise econômica mundial, houve queda na produção da blindagem”, explica Christian Conde, presidente da Abrablin. “No segundo semestre, porém, assim que a economia deu sinais de que a crise chegara ao fim, as pessoas voltaram a procurar esse tipo de proteção”.

Para 2010, a entidade prevê a retomada do crescimento do setor. “Ainda não é possível dimensionar, mas acreditamos que a blindagem automotiva crescerá impulsionada, entre outros fatores, pela descentralização desse tipo de proteção, antes existente quase que na totalidade no eixo Rio-São Paulo. O aumento da violência nas demais capitais fez com que a blindagem se expandisse”, afirma Conde.

Perfil
Em 2009, São Paulo seguiu na liderança do ranking dos estados com maior incidência de blindagem, com 65%. Rio de Janeiro vem em segundo lugar, com 20%, seguido por Pernambuco e Minas Gerais, com 5% e 3%, respectivamente. Pará e Espírito Santo, ambos com 1,5%, Mato Grosso (1,1%) e Paraná (1%) também compõem a lista do levantamento realizado pela Abrablin.

Com menos de 1% aparecem Ceará, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Goiás e Rio Grande do Norte.
A pesquisa da entidade também revela o perfil do usuário de blindagem em 2009. Grande parte (67,5%) é formada pelo sexo masculino. Desse universo, a maioria (22%) está na faixa etária que vai de 40 a 49 anos. O mesmo ocorre com relação às mulheres usuárias da proteção balística. A maior parcela (30%) também está na faixa de 40 a 49 anos. Do universo total dos usuários, 71% são executivos e empresários; 4%, artistas e cantores; 4%, políticos; 5%, juízes; outras ocupações (16%) completam o perfil.

Entre os carros mais blindados, de acordo com a Abrablin, o Corolla, da Toyota, foi o campeão – o que acontece desde 2004. O segundo mais blindado foi a Captiva, modelo da General Motors. A Freelander, da Landrover, e a Hillux, da Toyota, ocupam o terceiro e quarto lugares, respectivamente.

A pesquisa foi feita com a participação de 26 blindadoras filiadas à entidade, que representam 75% da produção total de veículos blindados no Brasil.

 

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
teste
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil