Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
A edição de março deste ano da Revista ABCF News, publicada pela Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF), noticiou matéria sobre apreensão de peças piratas realizada pelo Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), da Polícia Civil, nos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, que serve de alerta aos proprietários de lojas de autopeças.
De acordo com a reportagem, denúncia feita pela ABCF mobilizou a polícia nestes três Estados brasileiros para localizar e apreender distribuidores e comerciantes de anéis de pistão e bronzinas falsos, que ostentavam, indevidamente, as marcas Mahle e Cofap.
A ação resultou na prisão do proprietário da distribuidora Januário & Cia., Mauro Januário, de Maringá (PR), que segundo as investigações importava peças do Paraguai e as embalava com marcas líderes de mercado e também com marcas próprias para revenda.
A diligência foi comandada pelo delegado Francisco Alberto Caricatti que apreendeu também 2.288 jogos de anéis de pistão na residência de Januário, sendo que algumas delas estavam embaladas com as marcas Mahle e Cofap.
As investigações levaram à apreensão de diversos produtos e embalagens piratas, sendo que boa parte delas já estavam nas prateleiras das lojas
Investigações
Segundo a reportagem da Revista ABCF, a polícia chegou a Januário após apreender 127 caixas com três jogos de anéis de pistão Mahle, 585 caixas com três jogos de anéis de pistão Cofap e 130 caixas com bronzinas e buchas Mahle e Cofap, além de duas caixas grandes repletas de embalagens vazias para anéis de pistão de ambas as marcas e dois sacos de 60 litros cheios de invólucros plásticos para anéis de pistão Mahle e Cofap na empresa Motorparts Comércio de Peças Automotivas, no bairro Capão Raso, de propriedade do Sr. Ely de Araújo Costa.
Além disso, na empresa Paulinho Japonês Comércio de Peças Ltda, no bairro Jardim das Américas, de propriedade do Sr. Shigueo Kawamura, foram apreendidas 96 embalagens com três jogos de anéis de pistão Cofap, 81 embalagens com três jogos de anéis de pistão Mahle, 21 embalagens com bronzinas e buchas Metal Leve e duas embalagens com um jogo de bronzinas Mahle.
Com estes indícios, foi requerido ao juiz de direito de Maringá, Devanir Machini, a expedição de Mandado de Busca e Apreensão à empresa de Januário. Lá, os policiais confirmaram a denúncia, apreenderam a mercadoria falsificada e prenderam o responsável pela distribuição do produto pirata.
Mais apreensões
A reportagem da Revista ABCF aponta ainda outras apreensões de peças falsificadas feitas pela polícia civil, nas cidades de Maringá e Sarandi (PR), São Paulo (SP) e Porto Alegre e Gravataí (RS). Na primeira, a ação ocorreu na empresas Sitec (298 jogos de anéis de pistão Mahle e 95 jogos de anéis de pistão Cofap) e Pujante Autopeças (21 jogos de anéis de pistão Mahle e 21 jogos de anéis de pistão Cofap), e, em Sarandi houve apreensões nas empresas Intervol (Autopeças Mardiesel) e Primos Autopeças.
Já no município de São Paulo, sob o comando do Delegado de Polícia Dr. Ricardo Canteruccio Pontes, foram localizados e apreendidos 100 bronzinas e 89 anéis de pistão ostentando as marcas Metal Leve e Mahle em uma retífica no bairro Vila Carrão.
Em Porto Alegre (RS) foram apreendidos 758 jogos de anéis de pistão Cofap, 35 jogos de anéis de pistão Mahle e quatro bronzinas Metal Leve na empresa Pasquali Peças para Motores, e, na Scorpion Distribuidora de Autopeças, em Gravataí (RS), foram encontrados e apreendidos 360 jogos de anéis de pistão Cofap e 53 jogos de anéis de pistão Mahle.