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Opacímetro, o que ele mede na realidade?


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Alessandro Sdei
16 de março de 2009

No nosso primeiro encontro a duas edições atrás, falamos sobre a inspeção veicular focando principalmente a parte de emissões dos veículos Diesel. Nela, o item mais importante analisado é a opacidade e sobre ela é que vamos falar um pouco hoje.

Para entendermos melhor o assunto, primeiro é importante conhecermos alguns conceitos. A palavra opacidade é definida como "o que não deixa passar a luz", ou seja, o que é opaco. Existem duas formas de se verificar a opacidade, através da Escala Ringelmann ou pelo Opacímetro.

A Escala Ringelmann, criada por volta de 1890 pelo professor Maximilian Ringelmann, tinha o propósito de controlar a queima das caldeiras a vapor, através da observação da tonalidade da fumaça emitida pelas chaminés. Ela foi adotada pela indústria automobilística desde o surgimento dos veículos Diesel. Ela tem cinco graduações de cores indo do branco total ao preto contendo entre elas quatro variações de cinza. O branco total significa 0% e os tons de cinza vão do mais claro nível 1 = 20% ao mais escuro nível 4 = 80%. O preto corresponde ao nível 5 = 100%. Até o momento, de acordo com a Resolução 510/77 do CONTRAN, o máximo permitido é o nível 2 = 40%.

A Escala Ringelmann pode não dar um resultado exato, pois depende de subjetividade. Sua interpretação está atrelada a vários fatores como calor, sol, dias nublados e principalmente a visão do operador. Cada ser humano pode ter uma interpretação diferente, ou seja, o que é cinza claro para um pode ser cinza escuro para outro. Assim, foi criado um aparelho com uma precisão muito maior que independe desses fatores externos. O opacímetro.

 

Diferentemente do que muita gente imagina o Opacímetro não mede a composição dos gases de escape como o analisador de gases do ciclo Otto (CO,O2, NOx, HC,CO2). Através de uma seqüencia de acelerações previstas de acordo com norma NBR 10037 da ABNT, mede-se numa câmara interna do equipamento a quantidade de fumaça emitida pelo cano de descarga do veículo ciclo Diesel. Através de uma sonda colocada no escape do veículo, a fumaça é conduzida para essa câmara onde numa das paredes, um canhão de luz projeta um feixe que deve atingir a parede oposta. Quanto mais densa e escura for a fumaça, mais fraca a luz chegará à parede oposta, conseqüentemente maior o índice de opacidade. Segundo Celso Morila, gerente de Negócios da Tecnomotor, uma das empresas que fabrica e comercializa opacímetros no mercado brasileiro, além das limpezas periódicas é recomendada uma aferição a cada seis meses. Morila explica ainda que para os reparadores o opacímetro é uma ferramenta de diagnóstico, pois qualquer anomalia existente no veículo como um problema de bomba, mecânico ou nos dispositivos antipoluentes, certamente implicará no resultado do teste do opacímetro.

Bons negócios neste ano novo. Até a próxima.

 

Matéria da edição Nº215 - Janeiro de 2009

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