O proprietário da oficina Fire Bird, Hélio Olsen, acredita que o maior incentivo à manutenção preventiva não está apenas na conscientização do cliente, mas na mudança de cultura dos reparadores. "É nosso papel mostrar aos donos de veículos que a manutenção preventiva é importante. Muitas pessoas não têm conhecimento suficiente e não sabem que diversas partes do carro necessitam de cuidado periódico", afirma.
A Fire Bird é uma oficina localizada na cidade de Piracicaba (SP), cadastrada na Agenda do Carro e oferece aos clientes atendimento personalizado e venda consultiva. "Quando o proprietário traz o veículo aqui, eu procuro mostrar para ele o que estou fazendo e o porque de fazer", conta Olsen. Ele ressalta ainda que procura mostrar aos clientes a importância da manutenção preventiva. "Conseqüentemente, a prevenção é representa a maior parte da minha demanda de serviços", diz.
A oficina existe há sete anos e se cadastrou na Agenda do Carro em 2006. De acordo com Olsen, o programa trouxe um incremento de 20% nos lucros da empresa. A reparadora recebe cerca de 100 carros por mês.
Muitos dos clientes da cidade conheceram a oficina pelo programa e passaram a indicar Olsen para conhecidos. Com isso, a Agenda do Carro representa a base de um elo de divulgação da empresa.
Entre os novos clientes que a Agenda do Carro encaminhou, a oficina passou a atender uma grande empresa de locação de veículos, que conheceu a reparadora pelo programa e faz a manutenção da maioria dos veículos da empresa na Fire Bird. "Tenho uma grande demanda aqui, para eu conseguir me organizar passei a trabalhar com serviços agendados, assim, consigo oferecer um atendimento de qualidade", fala Olsen.
Além disso, a oficina elabora mensalmente um boletim com dicas que é enviado por e-mail aos mais de 400 clientes. O conteúdo do periódico traz informações sobre sistemas de arrefecimento, suspensão, câmbio, entre outros, ressaltando a necessidade da manutenção em cada um deles.
A oficina existe há sete anos e se cadastrou na Agenda do Carro em 2006. Hélio Olsen (foto) afirma que o programa trouxe um incremento de 20% nos lucros da empresa. A reparadora recebe cerca de 100 carros por mês.
Matéria da edição Nº215 - Janeiro de 2009