Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. O que quer dizer a informação 3.200K, 4.000K, 6.000K, 8.000K. 10.000K, 12.000K

O que quer dizer a informação 3.200K, 4.000K, 6.000K, 8.000K. 10.000K, 12.000K

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Osram
23 de março de 2009
Matéria da edição Nº189 - Novembro de 20

Você sabia que a tonalidade da luz pode ser medida e que existe uma norma técnica que especifica a cor da luz para o uso em veículos automotivos?

Nosso objetivo com esta matéria é esclarecer para você, profissional da reparação, questões importantes relacionadas ao sistema de iluminação veicular e conceitos técnicos utilizados.
A letra "K" (abreviação de kelvin) é a grandeza que expressa a tonalidade de cor da luz. Quanto maior o número de kelvin, mais azulada é a luz.

Uma lâmpada de halogênio para uso em faróis emite uma luz com temperatura de cor de 3.200 K (luz amarelada), enquanto uma lâmpada incandescente comum para uso em lanternas emite uma luz com 2.800 K (luz amarela avermelhada).
As novas gerações de lâmpadas helógenas para faróis, denominadas de "high performance", como as lâmpadas COOL BLUE produzidas pela OSRAM, emitem uma luz com 4.000 K muito mais branca do que as lâmpadas convencionais, proporcionando maior conforto visual ao motorista, melhor reflexão das placas e equipamentos de sinalização, o que resulta em maior segurança ao motorista.

As lâmpadas COOL BLUE são originais de fábrica na linha Volkswagen Gol, Parati e Saveiro. Possuem bulbo com filtro azul que em combinação com a luz amarela das lâmpadas halógenas comuns resulta numa luz branca com 4.000 K. Além do filtro, a luz branca é obtida pela nova combinação de gases e pelo novo filamento desenvolvido pela OSRAM.
Temos notado no mercado nacional a comercialização de diversas lâmpadas, principalmente Xenon, com temperatura de cor variando entre 6.000 K e 12.000 K. Essas lâmpadas emitem luz azul e são proibidas para o uso no país. A luz azul pode provocar vários acidentes de trânsito, além de ser passível de multas. Portanto, cuidado com o produto que você comercializa em sua loja. Lembre-se que você é responsável pela autopeça que aplica.
Na dúvida, só utilize produtos originais de fábrica.

CUIDADO!!!
No Brasil, assim como na Europa, é permitido o uso de lâmpadas que emitam luz com temperatura de cor de até 4.200 K, que é o caso das lâmpadas de Xenon originais de fábrica.
A Resolução CONTRAN 692/88 define o uso de lâmpadas para faróis que emitem luz amarela (de 2.800 K a 3.000 K) ou luz branca (até 4.200 K). Portanto, no país são proibidas lâmpadas para faróis com luz azul, verde ou neon.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
teste
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil