Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
“Quando recebi a missão de desenvolver o novo cinquecento, com base no modelo antigo, só precisava manter as medidas, que já estavam homologadas, no mais, tudo poderia ser alterado, então o carro ganhou uma estrutura praticamente nova, por isso passou por exaustivos testes em conjunto com a suspensão e os novos propulsores, nos diversos países onde será comercializado, até que atendesse um alto nível de satisfação, além das rigorosas normas norte americanas de segurança”.
A declaração é de Daniel Deslandes, engenheiro responsável pelo desenvolvimento do produto, que nos atendeu em Miami, Flórida, onde ocorreu o lançamento do novo Fiat 500 com uma grande (e justificável) festa. A cidade foi escolhida porque o evento marca o retorno da marca aos E.U.A. e, com uma proposta não muito óbvia, mas a especialidade da Fiat, veículo pequeno e econômico.
Para quem dúvida de que haja uma brecha no gosto americano por carros grandes (ou enormes), o pequeno já vendeu mais de 12 mil unidades, desde o lançamento em março deste ano, 4500 somente no último mês, com o inicio da campanha publicitária. Vistos esses números, podemos ver o quanto a expectativa de vendas citada pela montadora foi modesta, de apenas mil carros por mês no Brasil. No entanto, a empresa informou que está preparada, caso este número seja maior.
Para chegar a esta faixa de preço, R$ 39.900, onde certamente roubará fatia de mercado de outros produtos da marca, como Punto e versões topo do Palio (a Fiat diz que esta não é uma preocupação, desde que roube também esta fatia dos concorrentes), o Cinquecento contou, não só com a isenção da taxa de importação, pois passará a ser fabricado na fábrica da Chrysler, em Toluca, no México, mas também com a redução de alguns equipamentos de conforto e segurança.
Versões
A versão de entrada é a Cult, que traz direção elétrica Dual Drive (fica mais pesada quando o botão Sport é acionado), air bag duplo, freios com ABS + EBD, ESP, Hill Holder, ESS (sinalização de frenagem de emergência), ASR, ar-condicionado, computador de bordo, My Car, computador de bordo com duas opções de viagem (A e B), rádio CD com MP3 e entrada auxiliar, seis alto-falantes, faróis dianteiros com regulagem elétrica de altura, predisposição para fixação de cadeira infantil ISOFIX, banco do motorista com easy-entry, memória e regulagem de altura, retrovisores externos elétricos e rodas de liga leve 15 polegadas.
Existem também as versões Sport Air e Lounge Air. A primeira, vem com detalhes externos exclusivos, como novos para-choques, mais agressivos e laterais sem frisos, mas com minissaias, além de air bags laterais nos bancos dianteiros, piloto automático, volante em couro com comandos do rádio, faróis de neblina, spoiler traseiro, pinças de freio pintadas de vermelho, rodas em liga leve de 16” e bancos esportivos revestidos parcialmente em couro.
A última, inclui todos os equipamentos da versão Sport Air (menos os itens estéticos esportivos exclusivos), mais teto de vidro fixo, rodas exclusivas em liga-leve 15”, retrovisores externos elétricos com calota cromada, frisos cromados nos para-choques dianteiro e traseiro, alavanca de câmbio revestida em couro, além dos bancos revestidos em tecido Premium com logotipo no encosto.
Entre os opcionais, estão o teto solar elétrico Sky Wind, air bag de cortina, knee bag para o motorista (bolsa protetora para os joelhos), sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado automático digital, Blue&Me® (com interfaces Bluetooth, USB e iPod), pacote Áudio Bose Premium, espelho retrovisor interno eletrocrômico, bancos revestidos em couro com logotipo “500” e rodas em liga-leve 16”.
Powertrain 1.4 16v Multi Air
Aqui entra a cereja do bolo, isto é, o moderno motor 1.4 16v, equipado com o sistema Multi Air, que passa a ser responsável pelo controle da carga do motor, no lugar da borboleta de aceleração. Um sistema hidráulico, com galerias de óleo que têm sua pressão controlada pelo módulo de injeção, atua sobre as válvulas de admissão variando o seu ‘lift’, ou seja, a altura de abertura total de cada válvula.
Assim, para que seja aspirada uma pequena quantidade de mistura ar/ combustível para dentro do cilindro, não é mais preciso estrangular a entrada de ar do motor, mas apenas fazer com que a válvula tenha uma abertura pequena. A altura de abertura aumenta de acordo com a solicitação do pé do motorista, mas é totalmente gerenciada pelo módulo, que irá identificar a posição ideal para o melhor rendimento na determinada situação de carga.
O sistema ainda conta com um sensor para monitorar a posição do sistema a fim de garantir a precisão de funcionamento, já que depende de outros fatores, como a pressão de óleo e componentes mecânicos que podem sofrer desgaste.
A borboleta continua na mesma posição, mas cumpre outro papel, atuando apenas em condições de freio motor, partidas a frio e em emergências, onde pode assumir, temporariamente, o controle da aceleração até que o defeito seja solucionado. As vantagens do Multi Air estão na maior precisão, no controle da quantidade de gás admitido por cada cilindro e na redução das perdas por bombeamento.
O colaborador Humberto Manavella já havia detalhado, em primeira mão, aos leitores do Jornal Oficina Brasil, o funcionamento deste sistema, que o leitor pode ver novamente no Oficina Brasil On line, junto ao vídeo explicativo que irá ajudá-lo a compreender melhor o princípio do Multi Air.
Na edição de agosto, na matéria sobre o BMW X5, mostramos todos os detalhes do sistema Valvetronic, que possui a mesma finalidade, porém atua por motores elétricos.
Transmissão
automática
O motor 1.4 16v Multi Air deverá ser abastecido apenas com gasolina desenvolvendo 105 cv de potência máxima e 13,6 kgfm de torque a 3850 rpm. Estará disponível nas versões Sport Air e Lounge Air, com câmbio manual e automático, isso mesmo, agora o 500 traz a opção de uma transmissão automática de seis velocidades da AISIN, grande fornecedora japonesa.
Durante o test drive nas ruas planas de Miami, foi possível perceber uma ótima adaptação ao carro, o único estranhamento foi quanto ao longo espaçamento entre as marchas, que pode ser percebido quando se exige máxima aceleração, onde se poderia esperar relações mais curtas (são seis marchas em um carro pequeno) que talvez o deixassem mais ágil.
Mas o bom funcionamento é justificável pela tecnologia aplicada a esta transmissão, que possui:
• Quatro modos de funcionamento: Eco, Sport, Winter e Manual;
• Conversor de torque com lock-up;
• Função Kick-Down;
• Brake Assist: reduz automaticamente as marchas em freadas bruscas com funcionamento integrado ao ABS;
• Adaptação inteligente ao modo de condução:
- Sensor Up-down Slope para adaptação do veículo à inclinação
- Função Cornering, que impede o avanço das marchas em curvas
- Função Fast-Off, que inibe a troca de marcha desnecessária quando o condutor tira o pé rapidamente do acelerador;
• Funções Neutral Control e Auto Learning, para redução de consumo de combustível.
Veja abaixo o vídeo sobre o funcionamento do sistema Multi Air:
{module video - sistema multi air}
1.4 EVO
Para a versão Cult, é disponibilizado o motor 1.4 EVO, o mesmo utilizado no Novo Uno, com 88 cv de potência, quando abastecido com álcool, e a alternativa ao câmbio manual é o automatizado Dualógic, que a Fiat informa ter passado por inovações que compreendem a utilização de novos materiais e componentes, tornando o funcionamento mais suave e preciso.
Eco:Drive
Este aplicativo analisa a forma de condução do motorista, por meio de suas rotas e converte todas as informações em gráficos simples. Estes vão analisar o desempenho, o consumo de combustível, o nível de CO2 emitidos e o quanto o condutor poderá economizar se seguir as dicas que o sistema informará, a partir da análise das rotas realizadas.
Ele é vinculado ao Blue&Me®, que coleta os dados da rota do condutor de duas formas: por um pen drive inserido na porta USB ou por um smartphone conectado à porta USB do veículo. Depois de adquiridas as informações, elas poderão ser utilizadas no aparelho ou descarregadas no web site Eco:Drive.
O cliente terá inúmeras informações sobre sua forma de condução com base nas suas próprias viagens. Também poderá acompanhar o número total de km rodados, a quantidade de CO2 emitido e o dinheiro que está economizando, de acordo com sua performance. As viagens poderão ser compartilhadas nas redes sociais Twitter e Facebook.