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Novo Uno ganha versão esportiva


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Alexandre Akashi
20 de abril de 2011

De quebra, a Fiat apresentou a versão duas portas do modelo, e cumpriu assim o prometido há quase um ano quando lançou o veículo; a nova variante Sporting tem suspensão mais firme e rebaixada

As apostas da Fiat no Novo Uno são altas, tanto que o modelo foi contemplado com uma versão esportiva, sem excessos, porém que promete agradar ao público jovem, que deseja um modelo mais arrojado, sem sair do tradicional compacto popular.


Em outras palavras, o novo Uno Sporting tem roupa esportiva e fôlego de popular, mas, em comparação com as demais versões da família, é o mais arisco apesar de compartilhar o mesmo motor 1.4l Evo que equipa o Attractive e o Way 1.4l (veja detalhes dos motores na ficha técnica).
A grande diferença do Sporting é o ajuste da suspensão, rebaixada em 20mm (em relação às versões Vivace e Attractive) e recalibrada para oferecer melhor dirigibilidade, com maior estabilidade em curvas.


Segundo a Fiat, o Uno Sporting tem molas helicoidais mais rígidas, amortecedores ajustados para absorver melhor as asperezas do solo, barra estabilizadora dianteira mais grossa e eixo traseiro com maior rigidez torcional.


O sistema em si, porém, é o bom e velho McPherson com rodas independentes na dianteira, e eixo de torção e rodas semi-independentes na traseira. E, como o objetivo era melhorar o comportamento nas curvas, o modelo recebeu novas rodas de 15 polegadas, revestidas com pneus 185/60. O sistema de freios é o mesmo dos demais modelos, disco sólido na dianteira (257mm de diâmetro) e tambor na traseira (185mm de diâmetro).


O motor, apesar de ser o mesmo das demais versões, ganhou fixação por coxim hidráulico, que, segundo a Fiat, foi adotado para reduzir o nível de vibrações e oferecer mais conforto aos ocupantes.

Na rua
Em movimento, todas essas alterações foram bastante úteis ao modelo, que demonstrou melhor estabilidade, o que permitiu entrar nas curvas com um pouco mais de agressividade.


Porém, para visualizar e sentir de verdade o quanto o carro ficou mais estável, somente em um comparativo de pista, em circuito fechado. No dia a dia, vale mesmo a estética, pois a diferença de comportamento do carro é muito sutil em relação aos irmãos de linha.


Vale lembrar que o Sporting, com todas essas alterações, ficou 30kg mais pesado do que o Attractive, e isso reflete no desempenho (maior consumo e mais tempo para acelerar). Mas, quando se trata de um modelo 1.4l, alguns centésimos a mais ou a menos não fazem tanta diferença.

Duas portas
No ano passado, quando a Fiat apresentou ao mercado o novo Uno, prometeu que em poucos meses a versão duas portas estaria disponível aos consumidores. Demorou, mas saiu. Assim, a marca deve alavancar as vendas do modelo, uma vez que o custo ficou mais interessante e competitivo no segmento de compactos populares (veja tabela com preços).


Mecanicamente, não houve alterações. São duas opções de motores, ambas bicombustível (gasolina/etanol), 1.0l 8v Fire e 1.4l 8v Evo, que rendem, respectivamente, 73cv/75cv de potência a 6.250rpm (gasolina/etanol) e torque máximo de 9,5kgfm/9,9kgfm a 3.850rpm, e 85cv/88cv de potência a 5.750rpm e torque máximo de 12,4kgfm/12,5kgfm a 3.500rpm (veja mais detalhes na ficha técnica).


Sob o chassi também não houve alterações. Na dianteira prevalece o a suspensão do tipo McPherson, com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, mola helicoidal e amortecedores hidráulicos, telescópicos de duplo efeito. Na traseira, o sistema de eixo de torção e rodas semi-independentes, com mola helicoidal e amortecedores hidráulicos, telescópicos de duplo efeito.

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