Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Desde 2009 no mercado nacional, o Volkswagen Tiguan apesar de não ter se popularizado, nesta nova geração tem grandes possibilidades de cair no gosto do publico, visto o padrão de qualidade construtiva, a funcionalidade e facilidade de uso dos equipamentos e tecnologias empregadas, que dão a ele 21% do mercado de SUV compactos na Alemanha.
Entre as principais novidades esta o Park Assist 2. O sistema de auxilio de estacionamento que deu fama ao SUV agora também estaciona em vagas a 90 graus. Para tanto, agora existem mais sensores para detecção da vaga. A velocidade de manobra aumentou de 10 km/h para 15 km/h e o tamanho da vaga precisa ser apenas 40 cm maior que o veiculo.
Assim como no novo Passat, o Tiguan agora possui o detector de fadiga, que alerta o motorista sobre a necessidade de uma parada para descanso. O sistema funciona em velocidades acima de 65 km/h, quando são registrados os parâmetros de direção, ou seja, como o motorista controla o veiculo, se posiciona na faixa de rolagem, entre outros, isso nos primeiros quinze minutos acima da velocidade informada.
Após esse período, o sistema monitora constantemente e compara a forma atual de guiar com a registrada. De acordo com as informações pré definidas, o motorista é alertado, por um aviso no painel de que precisa parar para descansar.
Também foi adotado no Tiguan o sistema Kessy. Com ele, basta estar com a chave no bolso ou na bolsa para abrir e fechar as portas ou dar partida no motor.
{module Vídeo - Novo Tiguan, mudanças vão além do visual}
Tração 4Motion
A tração nas quatro rodas, 4Motion é permanente, ou seja, atua em tempo integral, com a distribuição de torque sendo controlada eletronicamente via embreagem hidráulica multi discos localizada junto ao diferencial traseiro. Durante a condução regular, 90% do torque e direcionado as rodas da frente, para reduzir o consumo de combustível, já em acelerações fortes, pisos escorregadios e pistas sinuosas, o sistema atua constantemente e o torque pode ser aplicado ate 100% parta as rodas traseiras.
Este tipo de tração valoriza a condução fora de estrada, porem sozinha não garante que o veiculo tenha bom desempenho neste terreno. A VW informou que os amortecedores dianteiros tem uma maior capacidade de fluido, reduzindo a possibilidade de aquecimento do mesmo em uso severo.
No teste fora de estrada ficou constatado que o Tiguan tem ótimo desempenho de situações leves a médias, e de forma moderada, pois e possível perceber batidas de suspensão e fim de curso dos amortecedores em movimentos mais bruscos, o que certamente reduzira a vida útil do conjunto.
O 4Motion trabalha em conjunto com um cambio Tiptronic de seis marchas com trocas por borboletas atrás do volante. O motor continua sendo o 2.0 TSI, turboalimentado e com injeção direta de combustível que rende 200 cv. Neste modelo, o cambio DSG não e utilizado devido ao não favorecimento em condições off Road, onde o Tiptronic prevê melhor as reações do motorista.