Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Novo Golf e Motor EA211 1.0L de três cilindros são premiados por jornalistas latino-americanos

Novo Golf e Motor EA211 1.0L de três cilindros são premiados por jornalistas latino-americanos

Um júri de 56 jornalistas de 11 países da América Latina apontou o Novo Golf como melhor carro importado de 2013 e o novo motor Volkswagen EA211 1.0L de três cilindros como vencedor na categoria “Tecnologia”

Da Redação
29 de novembro de 2013

O Novo Golf, hatch premium da Volkswagen, lançado no Brasil em setembro, recebeu 33,3% dos votos dos participantes na eleição promovida pela Associação América Latina da Imprensa de Carros (Americar).

Modelo ícone da Volkswagen em todo o mundo, com mais de 30 milhões de unidades comercializadas desde seu lançamento, em 1974, o Novo Golf é produzido na fábrica de Wolfsburg, na Alemanha, e chega ao Brasil em duas versões: Highline e GTI.

A versão Highline é equipada com o eficiente motor 1.4L TSI Bluemotion Technology, que desenvolve 140 cv e pode ser combinado à transmissão manual de seis marchas ou à transmissão automática DSG de sete velocidades com função Tiptronic (que permite ao motorista efetuar as mudanças manualmente, por meio da alavanca de câmbio ou por aletas no volante).

Já o Golf GTI se destaca pelo desempenho diferenciado e pelo design esportivo. Contando com o motor 2.0L TSI, com 220 cv, e dotado de transmissão automática DSG de seis velocidades com função Tiptronic, ele acelera de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e alcança 244 km/h de velocidade máxima.

Três-cilindros premiado
Mais leve, mais compacto e com desempenho superior, o novo motor Volkswagen EA211 1.0L, com três cilindros e 12 válvulas, apresentado este ano no Fox BlueMotion, mereceu 40,7% dos votos referentes à categoria tecnologia. Com 999 cm³ de cilindrada, o motor EA211 1.0L é Total Flex, podendo utilizar gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.

A potência máxima do motor três-cilindros, que é produzido na fábrica de motores da Volkswagen de São Carlos, Estado de São Paulo, é de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, abastecido com gasolina, e 82 cv (60 kW) à mesma rotação, utilizando etanol. O torque máximo é de 9,7 kgfm (gasolina) ou 10,4 kgfm (etanol), ocorrendo a partir de 3.000 rpm. A partir de 2.000 rpm, mais de 85% do torque máximo está disponível, favorecendo o desempenho no trânsito urbano.

O motor premiado não se destaca apenas pelo comportamento dinâmico, mas também pela eficiência energética: o Fox 1.0L BlueMotion, quando abastecido com gasolina, apresenta redução de consumo energético de aproximadamente 16%. Quando está com etanol, são 17%, redução em relação ao modelo anterior de mesma cilindrada. Números que se refletem em maior economia no uso do carro e contribuem significativamente para a redução de emissões de CO2.

O EA211 1.0L é também o primeiro motor em sua faixa de cilindrada dotado de sistema de partida a frio sem tanque auxiliar para gasolina. Gerenciado pela Unidade Eletrônica de Controle (ECU) do motor, o sistema aquece o combustível em câmaras localizadas ao lado das válvulas injetoras e opera sempre que a temperatura ambiente esteja abaixo de 17,5°C.

Júri diversificado
A premiação promovida pela Americar conta com a participação de jornalistas especializados na área automotiva de vários estados brasileiros e de outros países da América Latina. Este ano, participaram do júri membros da imprensa da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai, e Venezuela.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
teste
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil