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  5. Nova geração do Audi A3 Sportback chega 90 quilos mais leve que seu antecessor

Nova geração do Audi A3 Sportback chega 90 quilos mais leve que seu antecessor


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Anderson Tomé
10 de setembro de 2013


lancamentos01A terceira geração do modelo retorna ao Brasil e pode ser produzida no País para reduzir seu preço, que na versão de entrada custa R$ 94.700

A Audi  apresentou a nova geração do já consagrado A3 Sportback.  E apesar dos índices inferiores aos do antigo 2.0 TFSI de 200cv e 28,6 kgfm de torque usado pelo modelo da segunda geração, quase não se nota a diferença.

Isso se deve à redução de peso, mas principalmente porque o antigo tinha câmbio de dupla embreagem e seis marchas, enquanto o novo aposta em uma caixa de sete velocidades do mesmo tipo, cujas relações são mais próximas.

O câmbio de dupla embreagem de sete marchas é o grande diferencial do A3. É a referência do segmento e fica fácil de entender porque: ele possui dez programações adaptativas que atuam como camadas dentro do modo dinâmico escolhido.

No perfil mais conservador, as trocas ficam suaves como um veículo sedã, jogando uma marcha em cima da outra, para manter o giro sempre próximo aos 1.000 rpm, porque o torque máximo surge a 1.250 rpm.

Se você decidir andar em um ritmo razoavelmente forte, as operações ficam bem velozes, mas mantêm alguma suavidade. Você só


lancamentos02vai sentir alguma aspereza se acelerar com muita vontade, frear dentro das curvas e começar a atacá-las: é aqui que o sistema vai perceber a demanda extrema e as trocas viram estalos. Mas nada comparado ao RS3, claro.

Utilizando-se deste novo recurso o A3 consegue ser quase tão esperto quanto o antecessor, mesmo sendo menos forte. Na aceleração de 0 a 100km/h, cravou 7,5 segundos. E segundo a Audi, a velocidade máxima chega aos 232km/h, números melhores do que concorrentes como BMW série 1 (R$ 89.950), Mercedes-Benz Classe A 1.6 (R$ 99.990) e o Volvo V40 2.0 (R$ 115.950). O modelo também impressionou pelo consumo reduzido de gasolina: marcou bons 9,2km/l na cidade e 15,6km/l na estrada.

O novo A3 Sportback conta com o sistema start/stop, capaz de desligar o motor em paradas no trânsito e religá-lo assim que retira-se o pé do freio ou o acelerador é acionado novamente.

Características do A3


lancamentos03O Sportback está à venda no Brasil com duas motorizações, ambas com bloco e cabeçote de alumínio, injeção direta de combustível nos dois tipos de motorização: a 1.4 Attraction TFSI, de 122 cv, que tem preço sugerido de R$ 94,7 mil, e a 1.8 Ambition TFSI, de 180 cv, por R$ 124,3 mil, ambas acopladas ao câmbio S tronic de sete velocidades com dupla embreagem. Os dois possuem tração dianteira e a Audi prevê que a versão S quattro chega ao País no ano que vem.

A marca prevê que propulsor mais forte responderá por 60% das vendas. “Em um ano completo, pretendemos chegar a 1,5 mil unidades”, afirma o gerente de marketing, Gerold Heinz Pillekamp Filho.

O A3 Sportback manteve as dimensões externas do carro anterior. Porém, o entre-eixos aumentou 5,8 centímetros, e atualmente tem 2,63m, resultando em mais espaço atrás. O modelo ganhou vincos mais agressivos nas laterais, que o deixam com a aparência de ser mais largo e baixo do que antecessor, sendo que na verdade não é. Já a traseira também parece que está mais esticada nas extremidades devido ao formato horizontal das lanternas. O porta-malas oferece bom espaço para um hatch médio, com 380 litros.

A dianteira segue a tendência do visual arrojado e esportivo encontrado nos demais veículos da Audi, com a tradicional grade em forma de trapézio e os faróis de xenônio com um filete de LED contínuo, sem o efeito pontilhado.

As superfícies do painel são emborrachadas, assim como as alças das portas. Onde podemos tocar foi feito acabamento macio e, onde apenas nosso olhar alcança texturas especiais tentam transformar o que é artificial em natural.

Na parte tecnológica, destacamos o sistema MMI Touch, que traz no console o comando central por seletor giratório sensível ao toque (item opcional). Sobre ele é possível escrever com a ponta dos dedos a localização de músicas no rádio ou nomes que constam na agenda de um celular para ser exibidos na tela retrátil de 7”, ou ainda configurar o GPS. O navegador pode ser comandado por voz e, pela primeira vez, pronuncia instruções em português do Brasil.

Finalmente o freio de estacionamento passou a ser acionado por botão. Mais equipada, a versão 1.8 conta com o Audi Drive Select, uma função que permite optar entre quatro formas de dirigir: Efficiency, Comfort, Auto, Dynamic e Individual. A atuação do acelerador, do câmbio e da assistência de direção muda conforme a escolha. O ar condicionado de duas zonas também é exclusivo do 1.8.

São itens de série ainda controles eletrônicos de estabilidade e tração, faróis bixenônio com ajuste automático de altura, rodas em liga leve de 17” (pneus 225/45), sete airbags, sensores de iluminação e de chuva, além do teto solar panorâmico Open Sky.

Histórico de campeão

O A3 Sportback foi a principal atração da Audi no Salão do Automóvel de São Paulo, em 2012. Prova disso foi que a marca divulgou nota para comunicar um número expressivo que entrou para a história do hatch premium: o modelo atingiu três milhões de unidades produzidas em 17 anos de mercado, nas suas três gerações. Estes números garantem o modelo como o produto mais vendido da montadora alemã, que o oferece atualmente em 117 países.

O veículo que marcou o recorde foi uma unidade Sportback, equipada com motor 2.0 turbo diesel, tração integral, pintada na cor branca e que ficará exposta na frente do Audi Forum, em Ingolstadt (Alemanha), ao lado da primeira geração de 1996 e da segunda, de 2004.

Segundo a Audi, a tendência é o ritmo de fabricação do novo veículo aumentar porque a linha de produção atual em Ingolstadt, na Alemanha, produz diariamente 700 unidades do hatch nas versões Sport (duas portas) e Sportback(quatro portas), além das variantes esportivas S3 e RS3. Em 2012, a montadora alemã produziu 152.993 exemplares do A3. O hatch também é fabricado em menor volume em Gyor, na Hungria, que produzirá até o final deste ano o novo A3 Sedan.

Mas o A3 também já foi produzido no Brasil. Entre 1999 e 2006, a primeira geração do modelo compartilhou a linha de montagem com o VW Golf (quarta geração) em São José dos Pinhais (PR). Nesse período, o carro era oferecido no mercado brasileiro com motores 1.6 de 101 cv, 1.8 de 125 cv e 1.8 Turbo de 150 cv e 180 cv. Além da China, este carro é cotado para voltar a ser fabricado na mesma linha em São José dos Pinhais (PR), ao lado da próxima geração do Volkswagen Golf.

O novo A3, lançado em 2012 na Europa, tem a mais moderna tecnologia da Audi. Os recursos de última geração vão desde o sistema que desliga parte dos cilindros do motor para poupar combustível ao sistema de entretenimento com simples comandos acessíveis por meio de um botão sensível ao toque.

“Desde meados dos anos 90, o Audi A3 tem sido um importante elemento na nossa fábrica principal, em Ingolstadt e vem contribuindo bastante com o desenvolvimento da região onde a unidade de produção está instalada”, declarou Peter Mosch, presidente da Audi AG. “É principalmente por causa da dedicação dos nossos trabalhadores que podemos escrever mais essa história de sucesso”, disse.

De acordo com a marca, a nova plataforma MQB – que o novo Golf VII utiliza -, além de mais leve, ganhou mais 35% de resistência à torção. O segredo está no emprego de aços de alta e altíssima resistência, incluindo alguns componentes moldados a quente (quase como que forjados), que compõem uma espécie de espinha dorsal no monobloco, mais o capô e para-lamas dianteiros de alumínio.

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