Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Não estrague as férias do seu cliente: Cuide do Carro dele

Não estrague as férias do seu cliente: Cuide do Carro dele


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
18 de janeiro de 2012

 

Porta-malas lotado, crianças no banco de trás, óculos escuros na mão e... o carro parado no acostamento. As oficinas Cuide do Carro devem ter o compromisso de evitar esse dissabor para o cliente, com uma boa revisão de férias.

 

Já se passaram as festas de fim de ano e agora vem o período de férias de verão, ocasião em que muitos donos de carros fazem a revisão do veículo, para assegurar uma viagem tranquila e evitar uma despesa não prevista com guincho, socorro mecânico e reparação corretiva.

Segundo dados da ABCR – Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias, são realizados mais de 2 milhões de socorros mecânicos nas autoestradas controladas pelas empresas afiliadas da entidade. Dados coletados por operações realizadas por autoridades de trânsito nas estradas federais indicam as seguintes ocorrências como as mais frequentes nos veículos que apresentaram panes e foram socorridos:

 

1. problemas na conservação ou fixação deficiente das correias auxiliares;

2. problemas na conservação ou fixação deficiente da correia dentada;

3. limpador e lavador do para-brisas danificados ou sem funcionamento;

4. vazamento de óleo;

5. falta de aditivo no sistema de arrefecimento;

6. uma ou mais lâmpadas dos faróis principais “queimada(s)”;

7. emissão de CO2 acima do limite previsto;

8. extintor de incêndio com validade vencida;

9. folga ou falhas no pedal da embreagem;

10. bateria com carga insuficiente ou vencida.

 

O que verificar?

 

Motor – Uma revisão geral do estado das correias de acionamento, tensionadores e polias pode evitar um passeio de guincho e uma despesa 10 vezes superior ao trabalho de substituição destes componentes. Correias com desgastes, rangidos ou folgas podem ocasionar a perda de sincronismo do comando de válvulas e danos sérios ao motor.

Outro ponto de atenção são os vazamentos no motor.

Arrefecimento – Superaquecimento é um dos problemas mais frequentes, segundo dados da ABCR. A checagem do líquido de arrefecimento e condições gerais do radiador, mangueiras e componentes de controle da temperatura, como termointerruptor, sensores, válvula termostática e demais componentes, é a segurança de uma viagem sem paradas não previstas.

Ar-condicionado – Embora seja um item de conforto, também vale a pena avaliar o sistema de ar-condicionado do veículo, se houver, verificando possíveis vazamentos de gás no sistema, o estado do filtro de pólem (cabine), o estado e a tensão da correia do compressor e a eficiência de resfriamento do ambiente.

Transmissão – o principal componente e item de maior desgaste é o sistema de embreagem. Testar o conjunto de acionamento e verificar as condições gerais da embreagem são avaliações que podem ser efetuadas com um teste dinâmico de uso do veículo. Pedal duro, dificuldade de engate das marchas, patinação ou trepidação podem ser indicativos de problemas e irão exigir uma análise mais detalhada de todo o sistema.

Sistema elétrico – O principal componente do sistema elétrico a ser checado é a bateria (ela é um armazenador de energia e responsável por fornecer carga no acionamento do motor). Um teste realizado com a bateria pode indicar a vida útil do componente e prevenir uma pane elétrica, além de indicar problemas existentes em outros componentes, do sistema eletroeletrônico.

Checar também o alternador, verificando o estado e a tensão da correia do alternador e a tensão de carregamento do alternador na bateria, que deve estar entre 13,5 e 14,5 V, podendo variar levemente entre diferentes modelos de veículos.

O uso de equipamentos de diagnóstico, como o scanner automotivo, multímetro e osciloscópio, facilita este trabalho.

Suspensão – Amortecedores, molas e barras estabilizadoras e demais componentes do sistema são itens obrigatórios na revisão no sistema de suspensão. A eficiência comprometida de qualquer dos componentes pode gerar condições inseguras de dirigibilidade do veículo e riscos aos ocupantes. A vida média de um amortecedor gira em torno de 40 mil km, porém, em condições abusivas de uso, sua vida útil pode ser reduzida e em condições leves de uso, sua vida útil pode ser maior.

Freios – Itens de segurança e alto desgaste, discos, tambores, pastilhas, hidráulicos e fluido de freio devem ser checados e avaliados, de forma a garantir uma frenagem segura e eficiente. Verifique a espessura dos discos e tambores (diâmetro interno) e veja se não apresentam ondulações nas faces, sulcos, riscos, trincas ou trepidações.

É recomendável realizar uma inspeção periódica nas pastilhas a cada 5.000 km, verificando o desgaste da pastilha e espessura do disco.

Na linha hidráulica, devem ser checados todos os itens, como cilindro de roda, cilindro mestre, servo freio e reparo de pinça. Estes componentes devem ser verificados semestralmente.

Iluminação – Analisar o funcionamento e eficiência das lâmpadas internas e externas, avaliando se a aplicação é a correta para o modelo do veículo em inspeção; verificar o alinhamento dos faróis, com uso do reguloscópio; verificar as superfícies das lentes e se os defletores internos (parte metalizada) não estão opacos, oxidados ou danificados.

Palhetas - A palheta deve ser trocada a cada 12 meses ou a qualquer momento se verificar que a borracha está ressecada, rasgada ou deformada. No sistema de acionamento da palheta, sempre verificar o alinhamento dos braços de fixação das palhetas e se há folgas no mecanismo de acionamento.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil
Geral
Geral
Governador Alckmin e presidente Schmall inauguram linha de produção do up! na fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté