Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Não deu samba

Não deu samba


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
16 de julho de 2010

 

A etapa carioca foi marcada por muitas surpresas e dificuldades técnicas

 

A equipe RS Racing / Prata Tx Sports chegou à cidade maravilhosa com muita expectativa e empolgação para a 3ª etapa da Copa Montana de Stock Car V8, pois o clima de incerteza sobre o futuro do autódromo de Jacarepaguá forçou os pilotos a uma reflexão sobre a oportunidade única em contornar as curvas e pisar fundo nas retas do circuito que abrigou no passado importantes provas internacionais como a Champ Car, Fórmula 1 e Moto GP. Nos bastidores muito se especulava sobre a desapropriação do local ainda este ano para ceder espaço a um futuro complexo esportivo, mas nada foi confirmado até o momento.

Sexta-feira


Nos treinos livres de sexta-feira os bólidos ganharam a pista que apresentava temperatura próxima dos 30°C, muito propícia a boa aderência dos pneus, porém com acentuado desgaste quando comparado a um dia mais ameno. Enquanto Ítalo Silveira progredia no acerto do carro, Leandro Romera enfrentava um problema de vazamento no retentor do diferencial. O óleo pingava no pneu traseiro direito e atrapalhou a busca pelo melhor acerto.


Os dois carros estavam equipados com pneus da etapa anterior no Velopark, porém a pista estava muito suja, ocasionando a perda de tração no final da reta, bem no cotovelo. Embora poupando equipamento, os carros se mostraram rápidos nas curvas. O problema foi à falta de tração em momentos decisivos onde os 350cv são despejados com tudo nas rodas traseiras.

Sábado

No treino classificatório o problema da perda de tração foi eliminado devido à melhora de dois itens (secretos) no setup. Enquanto o carro #31 do Ítalo progredia sem apresentar maiores problemas para obtenção do melhor ajuste, Romera comentou que a Montana #88 mesmo estando com pneus usados vinha muito rápida. Para ele a equipe decidiu mudar a estratégia de classificação devido à pista ser maior e comportar mais carros. Mesmo sendo os mais rápidos nos 2º e 3º trechos, o 1º e 4º trecho ainda era prejudicado. Em função de outro piloto que atrapalhou justamente durante a volta rápida, Romera exigiu demais na volta seguinte e acabou rodando na saída do 4º setor. O fato lhe custou caro, onde o melhor tempo conseguido foi o de 1min22s928, apenas 0s899 do pole position, o que lhe garantiu apenas a 17ª posição no grid de largada do domingo.


Enquanto isso Ítalo conseguiu andar um pouco mais e marcou a 6ª posição no grid com o tempo de 1min22s351, apenas 0s322 do pole position.

Domingo


Após uma largada conturbada e difícil, tanto Ítalo quanto Romera tiveram muita dificuldade para não se envolver em nenhum acidente. Devido à largada ser na reta oposta a maior reta, o cotovelo que obriga os pilotos a virar 180° exige muito do carro e principalmente da paciência dos rivais, que muitas vezes se aproveitam da situação para provocar um leve toque e tirar algum proveito no momento da saída.


Após se desconcentrar em uma disputa no ‘curvão da Indy’, Ítalo se perdeu e por pouco não encheu o muro. Por sorte nenhum dano foi ocasionado e o piloto retornou a competição em 17º lugar.


Próximo a ele estava Romera, ainda na luta pela melhora na corrida. Algumas ultrapassagens foram feitas, mas após 10 voltas percorridas, o novo jogo de pneus utilizados se degradaram excessivamente, prejudicando a busca pro melhores voltas. Mesmo assim o piloto de São Caetano do Sul, cidade do grande ABC paulista garantiu a 18ª colocação e seu companheiro de equipe a 12ª posição, garantindo três pontos no campeonato.


A prova foi vencida pelo pole position Eduardo Leite com o tempo total de 39min38seg640 para as 25 voltas no Autódromo Internacional Nelson Piquet. O piloto da HotCar Racing liderou a disputa de ponta a ponta e não teve dificuldades para cruzar em primeiro e vencer pela primeira vez na temporada 2010.O segundo colocado foi Rafael Daniel, da Scuderia 111, com 39min43seg801 e o carioca Serafim Jr., da W2 Racing, completou o pódio marcando 39min45seg534.

Reclamação


O que atrapalhou o final de semana das equipes da Copa Montana de Stock Car V8 foi o péssimo posicionamento das tendas de box, que obrigou a utilização de macacos tipo jacaré para conseguir tirar os carros de dentro, sobre um asfalto irregular que também não ajudou.


Depoimento dos pilotos

Ítalo Silveira

“Deu tudo certo no meu carro durante o final de semana inteiro. Eu tinha um carro bom nas mãos e nos treinos, mas como não temos condições de colocar mais jogos de pneus como as equipes grandes, aparecemos mais atrás. Sabemos que isso é um quadro reversível quando passarmos a ter um jogo de pneus novos na tomada de tempo, assim como aconteceu nas corridas que já se passaram.


No classificatório tomei de mim mesmo quatro décimos comparando o pneu novo para o pneu velho no primeiro trecho, e com isto fechei com apenas o 6º melhor tempo, três décimos acima da pole, 0s322 do líder.


Na corrida tentando recuperar do meu erro da tomada de tempo, tentei subir de posição rapidamente e acabei errando sozinho no curvão da Indy, sendo que quase bati. A partir daí perdi varias posições e depois me toquei com o Júlio Campos, e acabei caindo ainda mais. Cheguei a estar em 17º, mas consegui recuperar algumas posições e terminei em 12º. A equipe toda está de parabéns, sendo que me deram um bom carro e não consegui aproveitar como fiz no Velopark.


Quero agradecer a toda a minha equipe pela garra e dedicação e na próxima etapa em Ribeirão Preto vou com tudo para que consiga terminar na frente”.



Leandro Romera


“Chegamos ao treino de sexta-feira com uma idéia de acerto e com os pneus da etapa anterior, sendo que eles funcionaram muito bem. No classificatório pegamos tráfego, o que me prejudicou, além de um erro que resultou em na perda de tração e rodada no 4º setor.


Apesar de nunca ter andado na pista de Jacarepaguá antes da reforma, particularmente adoro ela devido ter as características de ser muito rápida, o que combina com o meu estilo de pilotagem. Ela mescla dois tipos de tocada, de alta e baixa. A curva dois, mais conhecida como ‘curvão da Indy’ fazemos de 170 a 180 km/h, o que garante muita emoção ao volante.


Não conseguimos encontrar um bom equilíbrio para o carro, até na última tentativa de marcar meu tempo para o grid vinha com uma parcial que me colocaria entre os cinco primeiros, mas errei o ponto de freada na última curva e não consegui melhorar meu tempo.


Na corrida tive muita dificuldade em me livrar dos oponentes, visto estarem com ótimos carros também, e para ajudar, logo no início da prova levei um toque do Navarrinho que desalinhou meu carro, então não havia muito mais o que fazer, comentou o piloto que caiu para 22º depois da largada devido ao toque e ganhou cinco posições, mas no final terminou a prova em 18º lugar.


Agradeço a minha equipe pelo bom trabalho e agora é partir para a etapa de Ribeirão Preto, a qual certamente será muito difícil também”.

 


























NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
teste
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil