Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Motor do Peugeot 206 1.0 16V encharcado de óleo

Motor do Peugeot 206 1.0 16V encharcado de óleo


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
16 de maio de 2012

Motor do Peugeot 206 1.0 16V encharcado de óleo

O reparador Antonio Humberto Gomes, através de nosso fórum, enviou este problema.

DEFEITO

O cliente reclamou da luz de anomalia acesa e o carro perdendo a aceleração. Desligando e ligando o motor, ele acelera por alguns minutos e volta o defeito novamente.

DIAGNÓSTICO

O scanner acusou as seguintes falhas: P0105 - falha no circuito do MAP não presente, P0106 - circ. MAP prob. faixa / desempenho não presente, P1112 - monitor alto pressão de combustível não presente, P1156 - falha borboleta motriz 2 não presente, P0262 - desconhecido não presente, P0271 - desconhecido não presente, P0268 - desconhecido não presente, P0265 - desconhecido não presente. Apaguei a memória, funcionei o motor novamente. Ficou normal e depois de alguns segundos, a luz de anomalia acendeu e perdeu a aceleração novamente e voltou o código P1112 - monitor alto de pressão de combustível presente.

SOLUÇÃO

Ao retirar o coletor de admissão estava cheio de óleo. Havia óleo dentro do compartimento onde estão os sensores do corpo de borboleta (tampa preta de plástico) e nos dois conectores do corpo de borboleta. Pensei que o defeito estaria ali, o respiro do motor estava completamente entupido. Para limpar esse respiro é complicado mas, uma pessoa que trabalhou na Peugeot ensinou como: fazer uma ferramenta e remover com cuidado a tampa retangular. Ao tirar a tampa estava completamente entupido. Limpei tudo, colei a tampa, limpei os dois conectores do corpo, montei tudo mas nada resolveu. Coloquei o scanner e registrou P0105 - falha no circuito do MAP presente. Substitui o MAP mesmo assim o scanner registrava o código P0105. A Unidade de Comando estava com defeito.

 


Problema na Hilux 3.0 diesel virou oportunidade de negócio em oficina

 

A oficina Qualicar, localizada em São João de Meriti-RJ, solucionou um problema encontrado frequentemente na Toyota Hilux 3.0 D-4D e também em outras caminhonetes com motorização diesel.

DEFEITO

O veículo perdia aceleração em retomadas.

DIAGNÓSTICO

Com scanner verificamos os códigos de defeitos e apresentou o seguinte: P2008 - válvula de controle do ar. Verificamos  também todos os parâmetros de funcionamento e não encontramos nenhuma irregularidade, durante viagem de teste com scanner ligado, conseguimos reproduzir o defeito.

Ao reduzir a velocidade e fazer uma rápida retomada de aceleração, observamos que a luz da injeção acendeu e o pedal do acelerador ficou sem resposta, ou seja, aceleramos e o motor não respondeu.

Com scanner verificamos que a UCE reconhece acionamento total do acelerador, mas o corpo de borboleta fica limitado a 30% de abertura. Ao desligar e ligar o motor, volta a funcionar normalmente até fazermos uma rápida retomada de aceleração.

SOLUÇÃO

Devido ao código de defeito que apresentava, trabalhamos em cima do corpo de borboleta, válvula de controle de pressão da turbina, não encontrando nenhuma irregularidade.

Fizemos contato com dois colegas de oficinas de diferentes concessionárias Toyota e ambos nos deram a mesma informação: “o defeito é no módulo da injeção”. Por causa da grande dificuldade de conseguirmos um módulo para teste, continuamos fazendo contatos com outros colegas, e também com o suporte técnico da enciclopédia Doutor IE. Nela havia a informação de um defeito desses e o problema estava nas borboletas do coletor variável, que ficavam presas por causa de excesso de borra.

Baseado nessa informação, retiramos o coletor de admissão e constatamos este excesso, fizemos uma limpeza no coletor de admissão, depois de instalado fizemos outra viagem de teste e não apresentou mais o defeito.

Com esse defeito causado pelo excesso de borra no coletor de admissão, gerado pelo ar mal filtrado e que vem com poeira (por causa do filtro saturado e o resíduo de óleo que passa para a admissão pela turbina), passamos a oferecer como prevenção o serviço de limpeza do coletor de admissão.
O valor cobrado em algumas regiões do Brasil pode chegar à R$400. O problema é resolvido e o cliente fica satisfeito.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
teste
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil