Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Ao longo do mês de março, a MINI e o BMW Group estão comemorando o aniversário de 100 anos da fábrica de Oxford. A unidade fabril atualmente emprega 3700 funcionários, que produzem cerca de 900 veículos por dia, totalizando mais de 11,65 milhões de carros fabricados desde 1913.
O primeiro veículo a sair da linha de montagem foi o Morris Oxford “Bullnose”, no dia 28 de março de 1913. A fábrica sediou a produção de diversas marcas britânicas e estrangeiras como: MG, Wolseley, Riley, Austin, Austin Healey, Vanden Plas, Princess, Triumph, Rover, Sterling e a Honda, além da criação das marcas Morris e MINI. Além disso, a planta também produziu carrocerias para as tradicionais Rolls-Royce, Bentley e Jaguar, além de ferramental para a Alfa Romeo.
A unidade de Oxford foi adquirida pela BMW juntamente com as empresas do Grupo Rover. A empresa alemã investiu altamente na Rover, decidindo logo no início que MINI seria prioridade. Mas contratempos consideráveis e uma taxa de câmbio desfavorável levaram a BMW a vender a Rover para a Phoenix Consortium em 2000 e a Land Rover para a Ford no mesmo ano, mantendo a marca MINI junto com a fábrica de Oxford
Hoje a fábrica de Oxford cresce com a fabricação dos produtos da família MINI: MINI Cabrio, MINI Clubman, MINI Clubvan, MINI Roadster e MINI Coupé. Atualmente está passando por grandes investimentos, que inclui a instalação de 1000 novos robôs para uma nova oficina de funilaria e para as instalações existentes. Isso representa a maior parte de um programa de investimento de 750 milhões de euros, anunciado no ano passado, que também se destina à atualização e à construção significativa de novas instalações na fábrica de motores de Hams Hall da empresa e na fábrica de prensagens de carroceria de Swindon.