A estação mais fria do ano chegou e boa parte da população esquece-se que passa muito tempo nos veículos. A micronAir alerta para a troca destes equipamentos no inverno, sobretudo em função do aumento do uso do recurso de aquecimento durante os dias mais frios.
Trocar os filtros da cabine do carro é uma rotina lembrada pelos condutores com maior frequência no verão, com uso mais intensivo do ar-condicionado. “Durante os meses frios, os filtros continuam trabalhando no sistema de climatização dos veículos, na reciclagem e filtragem do ar quente e, neste processo, acumulam microrganismos que podem gerar riscos à saúde", alerta Carlos Matos, gerente de marketing da micronAir.
O executivo explica ainda que o ar quente gerado pelo sistema de aquecimento do veículo, em conjunto com a umidade do evaporador, torna os filtros um lugar propício à proliferação de microorganismos, como fungos e bactérias.
Os proprietários de veículos equipados com ar-condicionado devem se manter atentos ainda ao prazo de validade do filtro para a realização de manutenção periódica. Esta preocupação deve-se principalmente ao fato de que, desde 2004, quase todos os automóveis com sistema de ar-condicionado possuem filtros de cabine.