A Metro-Shacman, empresa brasileira que produzirá no país uma linha de caminhões pesados da marca chinesa Shacman, anuncia que recebeu habilitação definitiva ao programa Inovar-Auto, pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio).
Os executivos da empresa comemoram a habilitação conquistada e consideram que ela representa um capítulo importante na breve história da Metro-Shacman no país, que já definiu a instalação da fábrica no município de Tatuí, região Oeste do Estado de São Paulo, a 130 quilômetros da capital.
O empreendimento envolve o investimento inicial de R$ 400 milhões. Além da fábrica, a Metro-Shacman deu início às vendas dos caminhões no Estado de Mato Grosso, onde já possui três concessionárias em operação. A empresa desenvolve a instalação de revendedores nos Estados do Pará, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Com a habilitação, a Metro-Shacman poderá importar 2.500 caminhões de 1º de julho deste ano a 30 de junho de 2014, divididos em 1.250 unidades a cada seis meses, isentos dos 30 pontos de IPI, conforme a legislação do Inovar-Auto. No segundo semestre do próximo ano, a empresa deverá dar início à produção brasileira.