Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
A Meritor, grande fornecedora de eixos e sistemas para o drivetrain de veículos comerciais pesados na América do Sul, anuncia ao mercado a chegada do seu eixo inédito, o MS 18X. O componente passou a ser produzido na unidade de Osasco recentemente e faz parte de uma nova geração de eixos com soldagem a laser, detalhe que elimina fixações aparafusadas na caixa do diferencial e aumenta a capacidade de carga trativa.
O eixo, que estreia no novo Ford Cargo, caminhão extrapesado da montadora, deve equipar também outros modelos e marcas do mercado futuramente. Osmar Silva, gerente de vendas da Meritor, diz: “este é um produto completamente novo. A Meritor investiu muito nesta tecnologia, que é inovadora e eficiente, e em um futuro próximo acabará descontinuando os modelos antecessores”.
Seu sistema de bloqueio do diferencial é do tipo acoplamento curvic coupling, que permite maior capacidade de manobra em terrenos escorregadios, proporcionando mais segurança e praticidade. Este componente pode ser aplicado em caminhões de até 60 toneladas e possui versões com freios a tambor ou a disco, contando ainda com ABS opcional. O eixo também traz economia em manutenção e, além disso, ele reduz as emissões e economiza combustível, pois tem uma eficiência energética maior, possibilitando uma redução do consumo de até 2%.
Arnaldo Camarão, engenheiro-chefe da Meritor, informa que as características do produto garantem durabilidade, baixo custo e fácil manutenção. O diferencial está compacto, é mais resistente ao atrito e mais eficiente, perfeito para as aplicações do setor brasileiro. Também existe o MS 17X, que equipa veículos de até 45 toneladas e possui a mesma tecnologia, atendendo uma ampla gama de necessidades.