Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Manutenção preventiva é destaque neste mês

Manutenção preventiva é destaque neste mês

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Eduardo Vieira
15 de junho de 2009

Em São Paulo, o destaque é a realização de inspeção técnica gratuita, no CETEC; Ponta Grossa terá programação especial voltada ao dono do carro e também para o reparador

 Há dois anos foi decretado na cidade de São Paulo, junho como “Mês da Conscientização pela Manutenção Preventiva de Automóveis”, de acordo com a lei municipal 14274, de autoria do vereador Adilson Amadeu (PTB). “A idéia é conscientizar os proprietários de veículos sobre a importância da manutenção, que evita o desgaste do próprio veículo, reduz o consumo de combustível e a emissão de poluentes, além de evitar problemas e acidentes no trânsito”, ressalta o vereador.

 

O diretor institucional do Sindirepa-SP, Luiz Sérgio Alvarenga, concordo com o vereador Amadeu. “A celebração de um mês a favor da manutenção preventiva é um dos primeiros passos para a conscientização e fomentação desta cultura” afirma. “O que precisa é um poder de mobilização maior da sociedade e transformar a lei em uma ação mais efetiva”, diz. 
 
Alvarenga ainda observa que a iniciativa privada tem um papel muito importante dentro deste cenário. “Programas como Carro 100% e a própria Agenda do Carro que sempre procuram uma adaptação do profissional são extremamente válidas para transmitir aos donos de veículos essa cultura”.
 
IVG ocorre de 15 a 19
 
De 15 a 19 de junho, em São Paulo, o motorista pode fazer uma avaliação gratuita em seu veículo para verificar as condições de itens de segurança (freio, suspensão, amortecedor, pneus), além de componentes que comprometem o bom desempenho do veículo, como bateria, embreagem, sistema de arrefecimento, entre outros.
 
Local: Estação de Inspeção Técnica Veicular Gratuita que fica no Centro de Treinamento da CET
Endereço: Avenida Marquês de São Vicente, 2154
Horário: das 9 horas às 17 horas
Atendimento somente com agendamento prévio pelo telefone (11) 3871-8750.
 
Falta de manutenção
O trânsito nas principais cidades do País está se tornando um problema crescente com o passar dos anos e a falta de manutenção de veículos contribui para que esse cenário se agrave ainda mais. “Para se ter uma ideia da extensão do problema, o número de veículos removidos diariamente pela a CET, em São Paulo, aumentou 26% nos últimos dois anos, sendo que a média de remoções mensais cresceu de 9.693 veículos em 2007 para 12.295 este ano”, conta Antônio Carlos Bento coordenador do GMA – Grupo de Manutenção Automotiva.
 
Os números mostram que à medida que a frota circulante cresce na cidade há também aumento de veículos quebrados nas ruas e avenidas. “É importante frisar que além de contribuir para segurança no trânsito, um carro bem mantido que segue as instruções contidas no manual do fabricante, fazendo a manutenção preventiva, polui menos e mantém o consumo médio de combustível. Sem contar que o seu preço de revenda pode ser valorizado em 10% acima do valor de mercado”, afirma Bento.
 
Segundo dados da GIPA, órgão internacional especializado em pesquisa de pós-venda, revela que a idade média da frota circulante brasileira estimada em 28 milhões de veículos é 9,2 anos, sendo que a maioria já rodou mais de 110.000 km e 75% já estão nas mãos do segundo dono.
 
O coordenador do GMA lembra que além da inclusão da data feita no calendário oficial da cidade, é necessário sensibilizar o varejo e reparadores para que participem deste importante movimento de conscientização de motoristas em prol da conservação dos veículos.
 
A ideia é difundir o conceito da manutenção preventiva com aplicação do check-list de itens que envolvem segurança, emissões de poluentes e componentes que podem comprometer o bom funcionamento do carro, além de possibilitar o aumento do volume de vendas peças e serviços.
 
Paraná
O deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PMDB) acreditou nessa iniciativa e fez do Paraná o primeiro estado brasileiro a aderir ao “Mês da Conscientização pela Manutenção Preventiva de Automóveis”. De acordo com o presidente do Sindirepa-PR, Wilson Bill, a entidade ainda está fazendo um trabalho com a cadeia automotiva para promover o lançamento oficial da lei no estado. “É importante divulgarmos essa cultura da manutenção porque para o profissional é uma forma de garantir a continuidade com o cliente e aumentar demanda, para a sociedade é válida com relação à diminuição dos problemas que a má conservação de carro traz”, afirma.
 
O presidente ainda conta que existe um projeto de distribuir blocos de check-lists para as oficinas associadas à entidade. “Cada check-list terá três vias, uma para o cliente, outra para a oficina e a terceira volta para o Sindirepa. A ideia é usar as informações que recebermos para criarmos estatísticas do mercado”. O projeto não tem data para aplicação, mas terá como um dos objetivos, fazer com que os profissionais do estado se acostumem com esta medida.
 
Além de São Paulo e o estado do Paraná, outras cidades também aderiram ao “Mês da Conscientização pela Manutenção Preventiva de Automóveis”, como Bragança Paulista (SP), Sorocaba (SP), Vitória (ES), Boa Vista (RR) e Ponta Grossa (PR).
 
Palestras
O Sindirepa-PG realizará em Ponta Grossa (PR) entre os dias 5 e 24, uma série de palestras para os profissionais do segmento de reparação e donos de veículos, com temas que variam desde gestão da empresa a mecânica básica para mulheres. Todos os treinamentos são gratuitos e as informações para as inscrições podem ser encontradas no site da entidade (www.sindirepapg.com.br).
 
CET: 93% dos veículos quebrados na via tem problema de manutenção
 
Em abril de 2009, a CET removeu 13.641 veículos quebrados da vias da cidade, sendo que 93% por apresentarem algum problema relacionado à manutenção. Desse total, 9.918 eram automóveis, 1.279 ônibus e 2.444 caminhões. Do total removido, 6.444 veículos apresentaram problema mecânico; 2.471, problema elétrico; 128, falta de combustível; 727, pneu furado; 71 estavam bloqueados e 3.800 com defeito não identificado.
A média diária deste ano é de 617,9 veículos removidos nos dias úteis e de 165,4 nos finais de semana. Isso significa que a cada 1 hora 26 veículos são retirados das ruas por falta de manutenção, que representa um carro a cada dois minutos e meio.
 
Em 2007, a média mensal de remoções foi de 9.693 veículos e em 2008, 11.475. Nos primeiros quatro meses de 2009, a média é de 12.295 remoções/mês. Nos últimos dois anos, o volume de remoções aumentou 26,8% na cidade de São Paulo.
 
O registro de remoções feitas pela CET, não contabiliza os veículos que são guinchados pelas empresas seguradoras, portanto o número de quebras deve ser ainda maior. 

 

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
teste
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil