Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Manutenção correta é decisiva para a e ciência do sistema de freio

Manutenção correta é decisiva para a e ciência do sistema de freio


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
29 de abril de 2009
A manutenção e a operação corretas dos sistemas de freios tendem a otimizar o desempenho e a vida útil dos componentes. Confira os principais pontos de inspeção em um conjunto de freio:

Molas: As molas de retenção e retorno têm um papel fundamental no funcionamento do sistema de freio, pois auxiliam no perfeito contato das lonas com o tambor quando o freio é acionado e fazendo com que as lonas se mantenham afastadas, quando o freio está desacionado. A substituição destas molas deve ser realizada, preventivamente, a cada troca de lonas. Isto evita um desgaste desigual das lonas que pode resultar num aquecimento excessivo do sistema, tendo como conseqüência a perda de eficiência e danos a componentes do freio ou de componentes próximos ao sistema como retentores do cubo, rolamentos, pneus, etc.

Folga Radial: É a folga que surge entre o eixo expansor e as buchas. O aceitável é até 0,8mm. Quando a folga exceder este valor, deve-se trocar as buchas. Se, mesmo com a troca, a folga se mantiver acima de 0,8mm, o eixo deve ser substituído. Com isso, evita-se desgaste desigual das lonas, perda de efi ciência e aquecimento excessivo do sistema.

Folga Axial: É a folga no eixo expansor que permite que ele se movimente no sentido do comprimento do eixo. Para eliminar esta folga devese acrescentar arruelas espaçadoras entre o ajustador de freio e o anel elástico. Desta forma, evita-se que o eixo expansor tenha desgaste irregular ou que o anel elástico solte, o que faria com que o eixo expansor se movesse para dentro do sistema, danifi cando componentes e causando acidentes.

 

Rebitagem: Dever ser realizada em rebitadeira regulada, com punções apropriados e alinhados, nunca no martelo. Utilizar sempre rebites de aço e que estejam dentro das especifi cações dimensionais. Seguindo estas recomendações, teremos como garantir que as lonas não se soltem, danifi cando outros componentes do sistema de freio.

A Master está presente com sua linha de produtos nas maiores montadoras do mercado brasileiro: Agrale, Ford, International, Iveco, Mercedes-Benz, Scania, Volkswagen e Volvo. Acesse www.freiosmaster.com, consulte o catálogo eletrônico e confira a lista completa de distribuidores Master.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil
Geral
Geral
Governador Alckmin e presidente Schmall inauguram linha de produção do up! na fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté