Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Molas: As molas de retenção e retorno têm um papel fundamental no funcionamento do sistema de freio, pois auxiliam no perfeito contato das lonas com o tambor quando o freio é acionado e fazendo com que as lonas se mantenham afastadas, quando o freio está desacionado. A substituição destas molas deve ser realizada, preventivamente, a cada troca de lonas. Isto evita um desgaste desigual das lonas que pode resultar num aquecimento excessivo do sistema, tendo como conseqüência a perda de eficiência e danos a componentes do freio ou de componentes próximos ao sistema como retentores do cubo, rolamentos, pneus, etc.
Folga Radial: É a folga que surge entre o eixo expansor e as buchas. O aceitável é até 0,8mm. Quando a folga exceder este valor, deve-se trocar as buchas. Se, mesmo com a troca, a folga se mantiver acima de 0,8mm, o eixo deve ser substituído. Com isso, evita-se desgaste desigual das lonas, perda de efi ciência e aquecimento excessivo do sistema.
Folga Axial: É a folga no eixo expansor que permite que ele se movimente no sentido do comprimento do eixo. Para eliminar esta folga devese acrescentar arruelas espaçadoras entre o ajustador de freio e o anel elástico. Desta forma, evita-se que o eixo expansor tenha desgaste irregular ou que o anel elástico solte, o que faria com que o eixo expansor se movesse para dentro do sistema, danifi cando componentes e causando acidentes.
Rebitagem: Dever ser realizada em rebitadeira regulada, com punções apropriados e alinhados, nunca no martelo. Utilizar sempre rebites de aço e que estejam dentro das especifi cações dimensionais. Seguindo estas recomendações, teremos como garantir que as lonas não se soltem, danifi cando outros componentes do sistema de freio.
A Master está presente com sua linha de produtos nas maiores montadoras do mercado brasileiro: Agrale, Ford, International, Iveco, Mercedes-Benz, Scania, Volkswagen e Volvo. Acesse www.freiosmaster.com, consulte o catálogo eletrônico e confira a lista completa de distribuidores Master.