Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Manutenção correta é decisiva para a e ciência do sistema de freio

Manutenção correta é decisiva para a e ciência do sistema de freio

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
29 de abril de 2009
A manutenção e a operação corretas dos sistemas de freios tendem a otimizar o desempenho e a vida útil dos componentes. Confira os principais pontos de inspeção em um conjunto de freio:

Molas: As molas de retenção e retorno têm um papel fundamental no funcionamento do sistema de freio, pois auxiliam no perfeito contato das lonas com o tambor quando o freio é acionado e fazendo com que as lonas se mantenham afastadas, quando o freio está desacionado. A substituição destas molas deve ser realizada, preventivamente, a cada troca de lonas. Isto evita um desgaste desigual das lonas que pode resultar num aquecimento excessivo do sistema, tendo como conseqüência a perda de eficiência e danos a componentes do freio ou de componentes próximos ao sistema como retentores do cubo, rolamentos, pneus, etc.

Folga Radial: É a folga que surge entre o eixo expansor e as buchas. O aceitável é até 0,8mm. Quando a folga exceder este valor, deve-se trocar as buchas. Se, mesmo com a troca, a folga se mantiver acima de 0,8mm, o eixo deve ser substituído. Com isso, evita-se desgaste desigual das lonas, perda de efi ciência e aquecimento excessivo do sistema.

Folga Axial: É a folga no eixo expansor que permite que ele se movimente no sentido do comprimento do eixo. Para eliminar esta folga devese acrescentar arruelas espaçadoras entre o ajustador de freio e o anel elástico. Desta forma, evita-se que o eixo expansor tenha desgaste irregular ou que o anel elástico solte, o que faria com que o eixo expansor se movesse para dentro do sistema, danifi cando componentes e causando acidentes.

 

Rebitagem: Dever ser realizada em rebitadeira regulada, com punções apropriados e alinhados, nunca no martelo. Utilizar sempre rebites de aço e que estejam dentro das especifi cações dimensionais. Seguindo estas recomendações, teremos como garantir que as lonas não se soltem, danifi cando outros componentes do sistema de freio.

A Master está presente com sua linha de produtos nas maiores montadoras do mercado brasileiro: Agrale, Ford, International, Iveco, Mercedes-Benz, Scania, Volkswagen e Volvo. Acesse www.freiosmaster.com, consulte o catálogo eletrônico e confira a lista completa de distribuidores Master.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
teste
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil