Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. MAN Latin América e Petrobras iniciam testes com motores e combustíveis

MAN Latin América e Petrobras iniciam testes com motores e combustíveis

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
01 de julho de 2013

A Petrobras e a MAN Latin America, fabricante dos veículos comerciais Volkswagen e MAN, vão iniciar estudos de novas tecnologias em combustíveis e motores com testes em bancada. Os primeiros ensaios serão realizados em laboratório recém-inaugurado pelo Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), localizado em Curitiba (PR) e  desenvolvido com investimento de R$ 6 milhões da Petrobras.

O projeto é o primeiro resultado do convênio tecnológico firmado entre a MAN Latin America e a Petrobras, no fim de 2011. Com a parceria, testes realizados pelo Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) utilizarão motores MAN como base para pesquisa e desenvolvimento de novos combustíveis. Nesta fase, os motores adotados são o MAN D08 e o MAN D26, que equipam grande parte dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN.

Entre as frentes de trabalho, as engenharias das duas empresas vão se dedicar a desenvolver combustíveis e motores capazes de atender às demandas de uma mobilidade sustentável, incluindo novas legislações. Os esforços vão se concentrar na pesquisa de soluções que propiciem aumento de eficiência energética e diminuição dos níveis de emissão de poluentes, além da melhoria no uso de fontes renováveis de energia.

O Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) construiu o laboratório de teste de motores para veículos pesados já adaptado às normas previstas na fase P7 do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve). A nova bancada de testes está instalada dentro do Laboratório de Emissões Veiculares (Leme), tornando-se a estrutura independente mais completa do Brasil no que diz respeito ao cumprimento da nova legislação.

A bancada será usada como ferramenta para o teste de motores de última geração, para o desenvolvimento de novos combustíveis e adequação dos atuais, incluindo diesel de baixo teor de enxofre, misturas de diesel com biodiesel e outros combustíveis alternativos para o segmento de veículos pesados. Entre as atividades previstas, estão estudos de desempenho dos motores com uso de diversos combustíveis, avaliação dos sistemas de tratamento e pós-tratamento de gases de escape, testes de desempenho mecânico dos motores Euro 5, além de pesquisas tecnológicas e científicas. A bancada está preparada para testar motores de até 440 kW de potência.

MAN-Latin-America-e-petrobras-iniciam-testes-com-motores-e-combustiveis
Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
teste
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil