Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. MAN Latin America desenvolve caminhão Compactor de 230 cavalos para coleta de resíduos sólidos

MAN Latin America desenvolve caminhão Compactor de 230 cavalos para coleta de resíduos sólidos


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
30 de julho de 2013

noticia013007Uma parceria que completa 16 anos entre a MAN Latin America e a holding Solví, originou no desenvolvimento de mais um caminhão protótipo, o modelo VW Constellation 23.230 6x2 Compactor, dedicado à coleta de resíduos sólidos, que estará em testes na frota da Loga, uma das empresas do grupo brasileiro que é responsável pela coleta de lixo na cidade de São Paulo. 

O novo modelo está equipado com motor MAN D08 de quatro cilindros, que utiliza a exclusiva tecnologia EGR, livre de ureia. Para atender as exigências de uma operação mais robusta, o novo motor MAN de 230 cavalos de potência, apresenta 850 Nm de torque, equivalente a um motor de seis cilindros. O caminhão poderá transportar até 13 toneladas de resíduos sólidos por viagem e fará até seis viagens por dia. Essa é uma das maiores produtividades do mundo entre empresas do mesmo ramo. 

Outra novidade apresentada pela MAN é a cabine Constellation equipada com três assentos para passageiros e um destinado apenas para o motorista. O veículo também apresenta um ângulo de entrada superior aos modelos convencionais, que permite ajustar a cabina ou a suspensão dianteira em relação ao chassi do novo caminhão. 

“Conseguimos desenvolver um caminhão dedicado às operações de coleta de resíduos sólidos da Loga. O protótipo foi desenvolvido com motor próprio e com a potência ideal para as suas atividades. Esse modelo, após ser testado na coleta de lixo, também poderá ser oferecido para o transporte de bebidas. A previsão de chegada do novo modelo ao mercado brasileiro é para o próximo ano”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.

A Solví é uma holding que controla empresas atuantes nos segmentos de resíduos, saneamento e valorização energética e engenharia. Possui 842 caminhões próprios, sendo que 95% dessa frota é composta por caminhões da marca Volkswagen. Durante os 16 anos de parceria com a marca Volkswagen Caminhões e Ônibus, foram mais de sete protótipos de caminhões desenvolvidos em conjunto com a fábrica da MAN, localizada em Resende (RJ). A parceria começou no ano de 1995, com a venda do primeiro caminhão VW 16.170 para o grupo Solví. O conceito Sob Medida deu início no ano de 2001, com o lançamento da Série 2000 e a oferta de um caminhão mais apropriado para a coleta de lixo. O ano de 2011 marcou o lançamento da linha vocacional Compactor, com o caminhão VW 17.250, totalmente dedicado ao transporte de resíduos sólidos. Em 2012, foi introduzida a linha Volkswagen Advantech Euro 5, com o modelo de caminhão VW 17.280. A MAN Latin America oferece veículos equipados com a tecnologia EGR, sem a necessidade de aditivo à base de ureia. 

Além da coleta e transporte de resíduos sólidos nas cidades de São Paulo, São Bernardo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Canoas, Novo Hamburgo, entre outras cidades brasileiras, o grupo Solví opera caminhões Volkswagen na cidade de Lima, no Peru. Desde o ano de 2004, a Relima é uma empresa formada pela parceria entre a Vega Peru (grupo Solví) e a empresa peruana Ecovida Ambiental S.A., sendo responsável pelos serviços de limpeza, destinação final dos resíduos sólidos e manutenção das áreas verdes em Lima. Os caminhões Volkswagen são comercializados por meio do importador da marca Euromotors no Peru.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
teste
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil