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O já concorrido mercado de equipamentos de diagnose automotivo ficou mais acirrado agora que a Magneti Marelli decidiu por lenha na fogueira, com a importação dos produtos da italiana Texa (scanner, analisador de gases e estação de recarga de ar-condicionado). Os produtos serão comercializados pela unidade de negócios de aftermarket da Magneti Marelli diretamente aos reparadores, e também pela rede de distribuidores. A ação é agressiva, pois a empresa tem como expectativa conquistar 25% do mercado de equipamentos de diagnose até 2014, com vendas na ordem de R$ 40 milhões. Para atingir este objetivo, conta com a tecnologia da Texa. A primeira vista, os equipamentos têm potencial para conquistar o reparador brasileiro, pois inovam ao trazer a tecnologia dos scanners sem fios (por Bluetooth). Scanners A solução mais completa envolve um equipamento de aquisição de dados (UNIProbe ou Navigator) e um dispositivo portátil (Axone Pad ou Axone Direct). Nesta configuração é possível também utilizar um notebook ou PC, com Windows. Existe ainda aplicação somente com o dispositivo portátil, com fios, o Axone Smart (similar ao Kaptor Evolution, da Alfatest) e o Axone Direct (que também pode ser utilizado sem fios, com o UNIProbe e o Navigator). A diferença está no software instalado em cada um deles, e no fato de o Smart não ter nenhum tipo de comunicação sem fios disponível. Assim, dependendo da configuração, os preços dos scanners variam de R$ 8.000 a R$ 18.000. O custo do equipamento muda também a partir gama de veículos desejado (leve, utilitários, pesados e motocicletas). O segredo dos equipamentos da Magneti Marelli by Texa, nome oficial aqui no Brasil, está no software desenvolvido pela Texa, o IDC3 que nos últimos dois anos passou por um processo de tropicalização para ficar compatível com os veículos flex. Assim, segundo a Marelli, cobre 80% da frota nacional de automóveis de passeio, quase 100% dos veículos pesados e 100% das motocicletas importadas. As atualizações do software são feitas online, porém a empresa afirma não saber, ainda, qual estratégia utilizará para comercializá-las. Enquanto isso não ocorrer, ficará difícil convencer o proprietário da oficina a investir em um equipamento novo, ainda mais com a imagem que a Marelli tem perante o mercado, ao ter descontinuado o fornecimento de alguns dispositivos no passado, deixando um sentimento de desamparo em muitos reparadores que investiram nas ferramentas dela. Talvez tenha sido por isso que os executivos da Marelli foram enfáticos no discurso de lançamento do produto, dizendo que o foco agora é no reparador. Segundo a diretora presidente da divisão Aftermarket do Grupo Magneti Marelli, Eliana Giannoccaro, a comercialização do equipamento será uma venda técnica, a partir de uma relação de parceria e troca de informações. Para tanto, estão investindo em vendedores dedicados e especializados no produto. Resta saber, portanto, de que forma tratarão a assistência técnica, um dos pontos que os donos de oficina mais criticam em todas as fornecedoras de equipamentos de diagnose. Software O software IDC3 tem duas versões diferentes, denominadas Light e Plus, que rodam em PC ou dispositivo portátil, Axone. A diferença entre os dois é a quantidade de dados e informação técnica referente aos veículos. O Light tem as funções básicas auto-diagnóstico, reset a zero, a função TGS2 (exclusiva do equipamento, que busca automaticamente todas as centralinas eletrônicas presente no veículo), e o OBD ScanTool. A versão Plus conta ainda com dados complementares, como esquemas elétricos, testes de dispositivos, informações mecânicas e técnicas, e fichas técnicas e planos de manutenção programada. Nos dispositivos portáteis, os programas são fornecidos em cartões de memória, IDC3 Pocket Car, IDC3 Pocket Bike e IDC3 Pocket Truck, sendo que cada dispositivo lê um número limitado de cartões. O Axone Smart lê somente os veículos leves e motocicletas, enquanto Axone Direct e Axone Pad acessam automóveis, motocicletas e caminhões. Já o Navigator é fornecido com um programa em CD, para instalação em PC ou Notebook, e roda em ambiente Windows. Nos equipamentos com sistema sem fios, o programa tem uma função bastante interessante, chamada de Busca Powered by Google, que conecta o Axone à internet via Wi-Fi e realiza uma busca de dicas técnicas no banco de dados da Magneti Marelli. Segundo a empresa, o servidor contém mais de 5.000 dicas, das mais variadas, encontradas pelos call-centers de todo o mundo, com o incremento de cerca de 100 novas dicas a cada semana. Para acessar o bando de dados é preciso, no entanto, ter na oficina uma rede sem fios (Wi-Fi), com acesso à internet. Outros equipamentos Além dos scanners, a Magneti Marelli trás também equipamentos para análise de gases e opacímetro, e recicladores de ar-condicionado. O principal diferencial do analisador de gases e opacímetro são os sistemas de comunicação sem fios, via Bluetooth, que se conecta com os dispositivos Axione ou PC. Junto trás também um módulo para leitura de rotação e temperatura do óleo, o RC3, que permite obter as informações por pinça indutiva ou conector OBD, com transmissão da informação por Bluetooth para o PC. |
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