A Magneti Marelli Cofap, unidade responsável pela fabricação de amortecedores do Grupo Magneti Marelli, e líder de mercado no segmento onde atua, com 70% do mercado, alerta para a manutenção preventiva dos veículos, principalmente neste período de antecedência do feriado de Carnaval.
A recomendação básica é manter em dia os itens considerados de segurança como suspensão, direção e freios. Dentro destes três, o motorista que quer aproveitar ao máximo a viagem, sem ter problemas na estrada, precisa ficar atento aos amortecedores, pneus e balanceamento das rodas, molas, bandejas, sistemas de direção (alinhamento), pastilhas e lonas de freios, circuito hidráulico de freio, sistema de arrefecimento, óleo de motor, câmbio e direção, iluminação, além de não se esquecer dos equipamentos obrigatórios como extintor, triângulo, macaco e documentos do veículo e do condutor.
Cada componente tem uma vida útil determinada para um certo período ou quilometragem. No caso dos amortecedores, a Magneti Marelli Cofap recomenda que o proprietário do automóvel faça a revisão das peças próximo aos 40 mil Km, pois estatisticamente a verificação deve ocorrer próxima a esta quilometragem (quando outros elementos de consumo como pneus, pastilhas, etc., também devem ser checados).
Os principais problemas que os amortecedores podem apresentar são: desgaste do tubo de pressão e pistão, fadiga das molas das válvulas, desgaste do selo, desgaste dos componentes internos e vazamento de óleo. Se os amortecedores apresentarem problemas de amassamento dos tubos, empenamentos ou vazamento de óleo, que são visíveis, recomenda-se a troca imediata, independente da quilometragem.
Para se evitar transtornos é necessário que o motorista procure um profissional competente em um centro técnico ou oficina mecânica que seja equipado com aparelhos que ajudem na constatação do desgaste dos amortecedores. A Magneti Marelli Cofap disponibiliza em pontos de todo o Brasil o equipamento chamado de Shocktester, que ajuda na realização do diagnóstico de falha, facilitando a inspeção e determinando qual o nível de desgaste da peça.