Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Muitos não sabem, mas as baterias possuem uma série de letras e números na etiqueta que devem ser conferidos no momento da substituição do produto, por refletirem as suas características, como capacidade de energia para partidas, reserva de capacidade e posição dos pólos para a fixação, entre outros.
Ao adquirir uma nova bateria, o proprietário deve conferir de imediato se o produto possui as mesmas características do modelo original.
Isso garante o adequado atendimento à demanda elétrica do veículo.
Deve-se se ficar de olho em siglas como Ah (Ampère/hora) que é o quanto ela fornece de energia; CCA (Corrente de arranque a frio), que indica a corrente máxima da bateria; CA (Corrente de arranque), que é um teste sem norma regulamentada que mede a corrente da bateria à temperatura de 25º.C.
A sigla RC (Reserva de capacidade), é o teste que determina o tempo que uma bateria plenamente recarregada pode fornecer 25 Ampères até uma tensão final de 10,5 Volts.
Há outros números e letras no idioma das baterias que se diferenciam de acordo com a marca do produto.
Fique de olho
Nas baterias Heliar, a identificação SL65DD 12V 65 Ah, por exemplo, representa o seguinte:SL - Código da marca Heliar; 65 - (Valor de Ampères/hora).
Além disso, DD - (O primeiro D corresponde ao modelo da caixa e o segundo D à polaridade - Polo positivo à direita); 12V - (Tensão nominal).