Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Juntas homocinéticas deslizantes: como efetuar a troca

Juntas homocinéticas deslizantes: como efetuar a troca


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
23 de março de 2009
Matéria da edição Nº140 - Outubro/2002

Em setembro, o Oficina Brasil fez uma matéria sobre as juntas homocinéticas fixas. Nesta edição, vamos falar das deslizantes ou móveis, como também são conhecidas.


Em setembro, o Oficina Brasil fez uma matéria sobre as juntas homocinéticas fixas. Nesta edição, vamos falar das deslizantes ou móveis, como também são conhecidas.

Uma vez diagnosticado um problema na peça, proceda a sua manutenção ou troca. Antes de começar, escolha um local limpo e seco para executar o trabalho e tenha à mão um conjunto de ferramentas apropriadas para serviços nas juntas homocinéticas. Devidamente preparado, mãos à obra.

Desmontagem
1. O primeiro passo é remover a peça. Com uma chave dodecagonal, retire os parafusos de fixação do anel externo da junta. (Foto 1)
2. Remova o semi-eixo homocinético completo.
3. Depois de retirar a peça, proceda a sua desmontagem. Fixe o eixo em uma morsa. Se for tubular, evite o esmagamento. Remova as abraçadeiras de fixação da coifa com uma chave de fenda e recue a coifa sobre o eixo, deixando a articulação da junta livre.
4. Retire o suporte da coifa com o auxílio de um saca-pino paralelo.
5. Com um alicate de expansão, remova o anel-trava. (Foto 2)
6. Retire a junta com saca-pino e martelo. Nessa operação, muita atenção para não danificar o entalhado do eixo. (Foto 3)
7. Remova manualmente a mola-prato, o suporte da manga e a coifa. (Foto 4)

Inspeção
 8. Após a desmontagem, lave os componentes com querosene ou percloroetileno.
9. No eixo, especificamente, verifique batidas, empenamentos ou quebra de estrias.
10. Inspecione o desgaste nas esferas, gaiola e pistas dos anéis interno e externo.
11. Verifique o deslocamento axial e o movimento angular. Não deve haver travamento ou restrições.

Remontagem
12. No momento de remontagem, fique atento. As abraçadeiras, anéis, coifas e a graxa especial devem ser sempre trocadas.
13. Limpe todos os resíduos de sujeira do entalhado do eixo, antes de remontar os componentes. Lembre-se: resíduos de graxa antiga podem contaminar peças novas.
14. Manualmente, monte no eixo a coifa, seu suporte e a mola prato, com a parte côncava voltada para o lado da articulação. Observe que o rebaixo do anel deve estar voltado para o lado do câmbio.
 15. Instale a junta com o auxílio de um saca-pino e martelo, batendo no anel interno e nunca na gaiola, até que o canal do anel de trava do eixo esteja aparente para fora.
16. Com o alicate de expansão, reinstale o anel-trava.
17. Monte o suporte da coifa no anel externo da junta, com o auxílio de um martelo plástico. Atente-se para o alinhamento dos furos do suporte e da junta. (Foto 5)
 18. Aplique 40 gramas de graxa na articulação da peça ou até que a cavidade esteja totalmente cheia, sem bolhas ou espaços vazios, e articulando sempre a junta. Para uma aplicação correta, comece pelo fundo da cavidade, fazendo uso do bico afunilado da embalagem.
19. Aplicar 40 gramas de graxa dentro da coifa. Posicione a coifa e instale a abraçadeira maior. Comprimir a peça manualmente, apertando o máximo possível, até acoplar a presilha na janela. Apertar o ressalto da abraçadeira, até o travamento final. (Foto 6)
20. Fechar a abraçadeira menor e comprimi-la ao máximo. Para travar, dobre a lingüeta sobre a janela na outra extremidade, girando e pressionando com o próprio alicate. Evite rasgos ou torções na coifa. (Foto 7)
Para finalizar, a instalação do componente no veículo. Fixe a junta deslizante no flange do câmbio, por meio dos parafusos dodecagonais. Aplique um torque de paerto de 35 a 45 Nm ou 26 libras pé. (Foto 8)

Matéria baseada no Manual de Reparação da Dana. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil
Geral
Geral
Governador Alckmin e presidente Schmall inauguram linha de produção do up! na fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté