Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Juntas homocinéticas deslizantes: como efetuar a troca

Juntas homocinéticas deslizantes: como efetuar a troca

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
23 de março de 2009
Matéria da edição Nº140 - Outubro/2002

Em setembro, o Oficina Brasil fez uma matéria sobre as juntas homocinéticas fixas. Nesta edição, vamos falar das deslizantes ou móveis, como também são conhecidas.


Em setembro, o Oficina Brasil fez uma matéria sobre as juntas homocinéticas fixas. Nesta edição, vamos falar das deslizantes ou móveis, como também são conhecidas.

Uma vez diagnosticado um problema na peça, proceda a sua manutenção ou troca. Antes de começar, escolha um local limpo e seco para executar o trabalho e tenha à mão um conjunto de ferramentas apropriadas para serviços nas juntas homocinéticas. Devidamente preparado, mãos à obra.

Desmontagem
1. O primeiro passo é remover a peça. Com uma chave dodecagonal, retire os parafusos de fixação do anel externo da junta. (Foto 1)
2. Remova o semi-eixo homocinético completo.
3. Depois de retirar a peça, proceda a sua desmontagem. Fixe o eixo em uma morsa. Se for tubular, evite o esmagamento. Remova as abraçadeiras de fixação da coifa com uma chave de fenda e recue a coifa sobre o eixo, deixando a articulação da junta livre.
4. Retire o suporte da coifa com o auxílio de um saca-pino paralelo.
5. Com um alicate de expansão, remova o anel-trava. (Foto 2)
6. Retire a junta com saca-pino e martelo. Nessa operação, muita atenção para não danificar o entalhado do eixo. (Foto 3)
7. Remova manualmente a mola-prato, o suporte da manga e a coifa. (Foto 4)

Inspeção
 8. Após a desmontagem, lave os componentes com querosene ou percloroetileno.
9. No eixo, especificamente, verifique batidas, empenamentos ou quebra de estrias.
10. Inspecione o desgaste nas esferas, gaiola e pistas dos anéis interno e externo.
11. Verifique o deslocamento axial e o movimento angular. Não deve haver travamento ou restrições.

Remontagem
12. No momento de remontagem, fique atento. As abraçadeiras, anéis, coifas e a graxa especial devem ser sempre trocadas.
13. Limpe todos os resíduos de sujeira do entalhado do eixo, antes de remontar os componentes. Lembre-se: resíduos de graxa antiga podem contaminar peças novas.
14. Manualmente, monte no eixo a coifa, seu suporte e a mola prato, com a parte côncava voltada para o lado da articulação. Observe que o rebaixo do anel deve estar voltado para o lado do câmbio.
 15. Instale a junta com o auxílio de um saca-pino e martelo, batendo no anel interno e nunca na gaiola, até que o canal do anel de trava do eixo esteja aparente para fora.
16. Com o alicate de expansão, reinstale o anel-trava.
17. Monte o suporte da coifa no anel externo da junta, com o auxílio de um martelo plástico. Atente-se para o alinhamento dos furos do suporte e da junta. (Foto 5)
 18. Aplique 40 gramas de graxa na articulação da peça ou até que a cavidade esteja totalmente cheia, sem bolhas ou espaços vazios, e articulando sempre a junta. Para uma aplicação correta, comece pelo fundo da cavidade, fazendo uso do bico afunilado da embalagem.
19. Aplicar 40 gramas de graxa dentro da coifa. Posicione a coifa e instale a abraçadeira maior. Comprimir a peça manualmente, apertando o máximo possível, até acoplar a presilha na janela. Apertar o ressalto da abraçadeira, até o travamento final. (Foto 6)
20. Fechar a abraçadeira menor e comprimi-la ao máximo. Para travar, dobre a lingüeta sobre a janela na outra extremidade, girando e pressionando com o próprio alicate. Evite rasgos ou torções na coifa. (Foto 7)
Para finalizar, a instalação do componente no veículo. Fixe a junta deslizante no flange do câmbio, por meio dos parafusos dodecagonais. Aplique um torque de paerto de 35 a 45 Nm ou 26 libras pé. (Foto 8)

Matéria baseada no Manual de Reparação da Dana. 

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
teste
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil