Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Junho, mês da manutenção preventiva

Junho, mês da manutenção preventiva


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
08 de junho de 2011

Iniciativa do setor da reparação automotiva, o mês de junho é dedicado à manutenção preventiva. Em São Paulo, essa ação teve como pontapé inicial uma lei municipal, aprovada em 2007, mas que também já se estendeu para cidades como Sorocaba, Bragança Paulista, em São Paulo, Ponta Grossa, no Paraná, e Vitória, no Espírito Santo.


Na capital de São Paulo, a ideia surgiu em conjunto com setores da cadeia automotiva, como o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios (Sindirepa), Sindicato da Indústria de Autopeças (Sindipeças), Grupo de Manutenção Automotiva (GMA) e meios de imprensa, como o próprio Jornal Oficina Brasil.


Autor da lei em São Paulo, o vereador Adilson Amadeu ressalta a importância do Mês da Manutenção Preventiva, principalmente em uma cidade onde pelo menos 2,5 milhões de veículos estão irregulares. “Quem é de São Paulo sabe dos problemas que sofremos com o ar e com o trânsito. Um carro quebrado na rua é sinônimo de quilômetros de congestionamentos, por exemplo, e sabemos o quanto isso poderia ser evitado se tivéssemos a conscientização dos motoristas”, diz.


Segundo Amadeu, embora não haja grande empenho do poder público em difundir as campanhas sobre a manutenção preventiva, é o setor da reparação quem está se movimentando para que a conscientização aconteça. “Vejo um grande empenho de entidades, de mídias do setor, mas principalmente dos reparadores, dos donos de oficina. São eles que  trabalham com afinco para mostrar essa importância. As ações de incentivo estão partindo da iniciativa privada”, ressalta.
O papel da oficina está intimamente ligado ao processo de conscientização do motorista. É nessa hora que o “mecânico de confiança” entra em ação. “As oficinas estão se preparando. Hoje existem profissionais capacitados e cientes dessa responsabilidade. Quando elaborei o projeto de lei, tive acesso às informações do setor e me convenci de que os reparadores podem ser e são os principais personagens para que a conscientização do motorista aconteça”, afirma o vereador.


Antonio Fiola, do Sindirepa-SP, ressalta que o reparador é o melhor meio de propagar a importância da manutenção preventiva. Segundo ele, o profissional é o responsável por conscientizar os clientes. “O reparador tem esse poder. Falar ao cliente final sobre manutenção preventiva, que evita dor de cabeça, gera economia e melhora o trânsito e o meio ambiente”.

O papel do Jornal Oficina Brasil

Segundo Fiola, o Jornal Oficina Brasil tem total participação na divulgação da manutenção preventiva. “O Oficina Brasil, quando o reparador nem sabia o que era isso, fez matérias, divulgou, criou ações especificas, conscientizou o profissional. Grande parte de tudo o que vemos hoje se deve ao empenho dessa mídia que hoje é a maior parceira do reparador”, explica.
A atuação do jornal Oficina Brasil na fomentação da ideia da manutenção preventiva também é elogiada por Antonio Carlos Bento, do GMA. “O jornal Oficina Brasil foi pioneiro em levantar essa bandeira. Fez ações importantes, como as inspeções veiculares gratuitas, e também tem abordado essa questão junto ao reparador. Sem dúvida, tem feito um excelente trabalho de conscientização sobre a importância da manutenção preventiva do veículo, ajudando o setor de reparação a valorizar essa prática”.

A manutenção preventiva gerando demanda
Para Antonio Fiola, do Sindirepa-SP, o Mês da Manutenção Preventiva, além de conscientizar sobre a importância dessa ação, também é uma forma de gerar demanda nas oficinas. Segundo ele, o reparador deve preparar ações de divulgação desse tema na oficina. “Pode fazer um dia de check list gratuito, enviar mala direta aos clientes para relembrar a data, alertar sobre o seu significado, principalmente em um período pré-férias. Além de gerar demanda, é um bem que a oficina faz para a sociedade”, afirma.


Segundo dados da Gipa, quase 50% dos carros, com dois a cinco anos, que ainda estão na garantia frequentam oficinas de confiança. Além disso, os proprietários de automóveis estão mais fieis ao reparador.


O percentual da taxa de abandono caiu 9,4 pontos na última década, chegando em 2010 ao melhor índice: 6,1%, contra 15,6% em 2000. “O motorista está mais leal à oficina onde leva o seu carro para a revisão. Por tudo isso, o reparador deve ter consciência de que sua colaboração faz toda a diferença na disseminação do conceito de manutenção preventiva, ajudando a mudar o hábito do motorista e contribuindo para um trânsito mais seguro”, esclarece Antonio Bento, do GMA.


Ele ainda orienta: “Este mês é uma forma do reparador aproveitar para mostrar ao motorista sobre a importância da manutenção preventiva e aplicar um check-list no veículo. Isso pode fazer parte da rotina do reparador, mas esta iniciativa, especificamente, pode ajudar a mobilizar os reparadores a incorporarem o conceito da manutenção. preventiva em suas oficinas. Afinal, são eles que estão em contato com o motorista”.


Oficinas conscientes

Durante o “Mês da Manutenção Preventiva” algumas oficinas e grupos de oficinas prepararão ações especiais. O grupo Gape, de Guarulhos, promove há três anos o chamado “Pit Stop do Bem”. No dia 2 de julho, o grupo realizará durante todo o dia ações de manutenção preventiva, como inspeção mecanizada, com análise dos sistemas de arrefecimento, suspensão, além de verificar possíveis vazamentos.


O grupo espera atender 200 automóveis, que só poderão realizar o serviço mediante doação de dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão entregues a um asilo.  Além disso, a ação do grupo Gape conta com atividades sociais, como corte de cabelo, massagens e serviço de dentistas. “A intenção é mostrar ao cliente como está o carro dele e a importância do que ele pode fazer para a sociedade e para o meio ambiente se é adepto da manutenção preventiva”, afirma Mauro Cesário Zirondi, membro do grupo Gape.


Tradição na região do Alto Tietê, o Grupo Romat (Rede de Oficinas Mecânicas do Alto Tietê) promove o check up solidário há seis anos. As ações são feitas sempre em outubro, mês que a população já planeja as férias de final de ano. São verificados 30 itens dos veículos, incluindo os de segurança, além da análise de gases. “Para participar, os proprietários devem doar três quilos de alimentos, que são entregues a uma instituição de caridade da região”, ressalta Débora Paula de Assis, agente da Associação Comercial de Ferraz de Vasconcelos e responsável pelo grupo Romat.


Segundo Débora, as ações não são somente marketing das oficinas, mas também uma prestação de serviços para a comunidade. “A nossa atividade se tornou uma referência. O marketing é importante, mas a questão da segurança e do meio ambiente vai além. Pensamos na prevenção de acidentes, que acontecem muito no fim do ano. A visita do cliente à oficina após a ação é uma consequência do nosso trabalho”, conclui Débora.

 

São Paulo a um passo da regulamentação das oficinas

Em São Paulo, os reparadores têm muito o que comemorar. A Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei n° 322, de autoria do deputado Olímpio Gomes, que regulamenta o funcionamento das oficinas do Estado.


A medida é um marco para o setor, pois, a partir dela, padrões deverão ser seguidos, o que garantirá o desenvolvimento das empresas e atendimento de qualidade aos proprietários de veículos. Entre outras questões, o projeto de lei prevê ainda o mínimo de formação necessária para que o reparador possa exercer a profissão. Além disso, as oficinas deverão manter um responsável operacional e mais um ou dois profissionais capacitados para executar os serviços.  Caso o projeto se torne lei de fato, os reparadores terão um ano para se adequar às normas.


A aprovação do projeto de lei representa um grande passo na regulamentação de 15 mil oficinas do Estado e garante ainda melhoria na capacitação dos profissionais e na qualidade dos serviços. Os reparadores terão de receber treinamentos de 400 ou 40 horas, desde que comprovada experiência de dois anos na atividade, seguindo as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Segundo ele, serão consideradas oficinas mecânicas e assemelhadas qualquer estabelecimento comercial que conserte ou substitua autopeças nos sistemas de alimentação, climatização, direção, elétrica, eletrônica, exaustão, iluminação, freio, motor, pneus e rodas, sinalização, suspensão e eixos, transmissão e mecânica em geral de veículos automotores.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil
Geral
Geral
Governador Alckmin e presidente Schmall inauguram linha de produção do up! na fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté