Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Iveco Daily: personalidade em 30 versões diferentes

Iveco Daily: personalidade em 30 versões diferentes

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Vivian Martins Rodrigues
15 de maio de 2012



Nova geração de caminhões leves apresentou novidades para ampliar as vantagens competitivas. A renovação da gama apresenta como principal diferencial os motores Euro V, mais econômicos e menos agressivos ao meio ambiente.

A linha de caminhões Iveco Daily apresenta-se em diversas versões para atender as necessidades de todos os perfis de consumidores. “Novos motores, estofados sofisticados, nova transmissão ZF de 6 marchas e economia de 9% em relação a geração anterior, são os principais diferenciais”, ressalta Marco Mazzu, presidente da Iveco na América Latina.

Tecnologias foram apresentadas para gerar potência e diminuir o consumo. Vitor Americano, gerente de veículos leves e médios da Iveco, afirmou que os modelos foram desenvolvidos após ouvirem as necessidades do cliente e avaliarem dados do mercado. “Um ponto de partida foi que 70 % dos clientes do mercado de 3,5 a 7 toneladas são microempresários, donos do próprio negócio, que escolhem eles mesmos os produtos e que quase sempre dirigem os caminhões. Prezam o conforto, pois o caminhão é também o seu escritório e o diesel é o maior custo na sua operação no final do dia. A pesquisa também indicou que a grande maioria dos clientes roda até 130 km por dia, ou seja, fica em zona urbana, para e anda, sobe e desce do caminhão várias vezes, carrega e descarrega”, explica o executivo.

O piloto Iveco na Fórmula Truck, Fred Marinelli, avaliou o câmbio ZF. “Praticamente um câmbio de rua no caminhão. As novas concepções dos motores fizeram com que, além de mais econômico e menos poluente, ficassem mais potentes”, conta o piloto após test-drive.

Motor

O coração desta geração é o novo motor FPT F1C Dual Stage (DS), que atende aos limites de emissões do Proconve P7 com a adoção do sistema EGR (Recirculação dos Gases de Escape) com gerenciamento totalmente eletrônico pela central de injeção, além de oferecer melhor desempenho, com 10% a mais de potência máxima, dispensa o uso do agente Arla 32. A geração anterior apresentava motores de 136 cv e 156 cv e a nova linha, oferece 147 cv e 170 cv de potência com aumento de torque que agora chega a rotações mais baixas. Com esse motor foi lançada a transmissão de 6 marchas, com alavanca de mudanças no painel. Com o conjunto motor-transmissão, a nova geração Daily é até 9% mais econômica.

Com quatro cilindros em linha e quatro válvulas por cilindro, o novo F1C tem como destaque duas turbinas que funcionam em série, conferindo mais elasticidade ao desempenho do motor. Com uma válvula “wastegate”, a turbina menor funciona todo o tempo. Já a turbina maior passa a atuar quando o motor atinge rotações mais altas, garantindo que seu torque permaneça na faixa máxima por mais tempo (de 1250 rpm a 3000 rpm). Com isso, além de melhorar o desempenho como um todo, o consumo e as emissões de CO2 também são reduzidos.

Outra mudança no novo motor F1C Dual Stage é o uso de uma nova central de injeção com interface eletrônica de comunicação (CAN) integrada que oferece uma troca de informações mais eficiente e monitoramento de parâmetros de funcionamento de todo o conjunto veículo/motor. Com a novidade, é possível avaliar, por exemplo, o nível de deterioração do óleo motor pela indicação no painel do veículo.

Em função da adoção do sistema EGR, o F1C possui ainda novos coletores de escape e de aspiração. O propulsor tem também uma polia eletromagnética do ventilador nova, que passou de duas para três velocidades, reduzindo o nível de ruído e melhorando a performance do sistema de refrigeração do veículo.

Produtos

Daily 35S14: Para até 3,5 toneladas de PBT. Liberado para rodar em zonas urbanas com restrição de circulação, este modelo é equipado com motor FPT F1C DS de 147 cv e torque de 350 Nm a 1.250 rpm.

Daily 45S17: Versão de 4,5 toneladas, possui motor FPT F1C DS de 170 cv de potência e torque de 400 Nm a 1.400 rpm.

Daily 55C17: Entre 3,51 e 6 toneladas é indicado pela montadora para transporte de 3 mil quilos de carga mais carroceria. O motor FPT F1C DS tem 170 cv de potência e torque de 400 Nm a 1.400 rpm.

Daily Truck 70C17: Com freio a ar, é o único 7 toneladas Euro V do mercado. O motor FPT F1C DS oferece potência de 170 cv e torque é de 400 Nm a 1.400 rpm. Tem capacidade de até 4.520 kg.

Daily Vetrato: Com a função de transportar passageiros, pode ser utilizado como ambulância, transporte coletivo, posto de atendimento móvel, entre outras. Fornece 170 cv de potência no motor FPT F1C DS e 400 Nm de torque a 1.250 rpm.

Daily Minibus: Implementado de fábrica. Disponível nas versões Turismo, Executivo e Fretamento. Têm como principal finalidade o transporte de passageiros. Sofisticado, o modelo disponibiliza como opcional o bagageiro traseiro e possui três configurações: 45S17 – 15 +1 passageiros; 55SC17 – 14+1 passageiros; 55C17 – 18+1 passageiros. Seu motor de 170 cv FPT F1C DS entrega 400 Nm de torque a 1.250 rpm.

 

“Praticamente um câmbio de rua no caminhão. As novas concepções dos motores fizeram com que, além de mais econômico e menos poluente, ficassem mais potentes”. Fred Marinelli

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
teste
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil