Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Iveco Daily: personalidade em 30 versões diferentes

Iveco Daily: personalidade em 30 versões diferentes


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Vivian Martins Rodrigues
15 de maio de 2012



Nova geração de caminhões leves apresentou novidades para ampliar as vantagens competitivas. A renovação da gama apresenta como principal diferencial os motores Euro V, mais econômicos e menos agressivos ao meio ambiente.

A linha de caminhões Iveco Daily apresenta-se em diversas versões para atender as necessidades de todos os perfis de consumidores. “Novos motores, estofados sofisticados, nova transmissão ZF de 6 marchas e economia de 9% em relação a geração anterior, são os principais diferenciais”, ressalta Marco Mazzu, presidente da Iveco na América Latina.

Tecnologias foram apresentadas para gerar potência e diminuir o consumo. Vitor Americano, gerente de veículos leves e médios da Iveco, afirmou que os modelos foram desenvolvidos após ouvirem as necessidades do cliente e avaliarem dados do mercado. “Um ponto de partida foi que 70 % dos clientes do mercado de 3,5 a 7 toneladas são microempresários, donos do próprio negócio, que escolhem eles mesmos os produtos e que quase sempre dirigem os caminhões. Prezam o conforto, pois o caminhão é também o seu escritório e o diesel é o maior custo na sua operação no final do dia. A pesquisa também indicou que a grande maioria dos clientes roda até 130 km por dia, ou seja, fica em zona urbana, para e anda, sobe e desce do caminhão várias vezes, carrega e descarrega”, explica o executivo.

O piloto Iveco na Fórmula Truck, Fred Marinelli, avaliou o câmbio ZF. “Praticamente um câmbio de rua no caminhão. As novas concepções dos motores fizeram com que, além de mais econômico e menos poluente, ficassem mais potentes”, conta o piloto após test-drive.

Motor

O coração desta geração é o novo motor FPT F1C Dual Stage (DS), que atende aos limites de emissões do Proconve P7 com a adoção do sistema EGR (Recirculação dos Gases de Escape) com gerenciamento totalmente eletrônico pela central de injeção, além de oferecer melhor desempenho, com 10% a mais de potência máxima, dispensa o uso do agente Arla 32. A geração anterior apresentava motores de 136 cv e 156 cv e a nova linha, oferece 147 cv e 170 cv de potência com aumento de torque que agora chega a rotações mais baixas. Com esse motor foi lançada a transmissão de 6 marchas, com alavanca de mudanças no painel. Com o conjunto motor-transmissão, a nova geração Daily é até 9% mais econômica.

Com quatro cilindros em linha e quatro válvulas por cilindro, o novo F1C tem como destaque duas turbinas que funcionam em série, conferindo mais elasticidade ao desempenho do motor. Com uma válvula “wastegate”, a turbina menor funciona todo o tempo. Já a turbina maior passa a atuar quando o motor atinge rotações mais altas, garantindo que seu torque permaneça na faixa máxima por mais tempo (de 1250 rpm a 3000 rpm). Com isso, além de melhorar o desempenho como um todo, o consumo e as emissões de CO2 também são reduzidos.

Outra mudança no novo motor F1C Dual Stage é o uso de uma nova central de injeção com interface eletrônica de comunicação (CAN) integrada que oferece uma troca de informações mais eficiente e monitoramento de parâmetros de funcionamento de todo o conjunto veículo/motor. Com a novidade, é possível avaliar, por exemplo, o nível de deterioração do óleo motor pela indicação no painel do veículo.

Em função da adoção do sistema EGR, o F1C possui ainda novos coletores de escape e de aspiração. O propulsor tem também uma polia eletromagnética do ventilador nova, que passou de duas para três velocidades, reduzindo o nível de ruído e melhorando a performance do sistema de refrigeração do veículo.

Produtos

Daily 35S14: Para até 3,5 toneladas de PBT. Liberado para rodar em zonas urbanas com restrição de circulação, este modelo é equipado com motor FPT F1C DS de 147 cv e torque de 350 Nm a 1.250 rpm.

Daily 45S17: Versão de 4,5 toneladas, possui motor FPT F1C DS de 170 cv de potência e torque de 400 Nm a 1.400 rpm.

Daily 55C17: Entre 3,51 e 6 toneladas é indicado pela montadora para transporte de 3 mil quilos de carga mais carroceria. O motor FPT F1C DS tem 170 cv de potência e torque de 400 Nm a 1.400 rpm.

Daily Truck 70C17: Com freio a ar, é o único 7 toneladas Euro V do mercado. O motor FPT F1C DS oferece potência de 170 cv e torque é de 400 Nm a 1.400 rpm. Tem capacidade de até 4.520 kg.

Daily Vetrato: Com a função de transportar passageiros, pode ser utilizado como ambulância, transporte coletivo, posto de atendimento móvel, entre outras. Fornece 170 cv de potência no motor FPT F1C DS e 400 Nm de torque a 1.250 rpm.

Daily Minibus: Implementado de fábrica. Disponível nas versões Turismo, Executivo e Fretamento. Têm como principal finalidade o transporte de passageiros. Sofisticado, o modelo disponibiliza como opcional o bagageiro traseiro e possui três configurações: 45S17 – 15 +1 passageiros; 55SC17 – 14+1 passageiros; 55C17 – 18+1 passageiros. Seu motor de 170 cv FPT F1C DS entrega 400 Nm de torque a 1.250 rpm.

 

“Praticamente um câmbio de rua no caminhão. As novas concepções dos motores fizeram com que, além de mais econômico e menos poluente, ficassem mais potentes”. Fred Marinelli

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil
Geral
Geral
Governador Alckmin e presidente Schmall inauguram linha de produção do up! na fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté