Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. IQA indica formas de escolher uma oficina

IQA indica formas de escolher uma oficina

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
21 de janeiro de 2009
O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), organismo de certificação acreditado pelo Inmetro, especializado no setor automotivo e criado pela Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor, listou algumas dicas úteis:

Estado da oficina - Ao chegar à oficina, observe o local. O bom estado é sinal de que a oficina se preocupa com o cliente. Veja se o ambiente é limpo, se tem estacionamento e a condição da pintura nas paredes. É muito difícil uma oficina ser desleixada com as próprias instalações e ter um serviço confiável. A aparência das instalações demonstra os valores internos de qualquer organização.

Desconfie da aparência ou lábia do mecânico - O mesmo vale para os funcionários, que devem trabalhar uniformizados e possuir crachá de identificação. Outro ponto: desconfie da conversa do mecânico se a oficina não tiver diplomas de qualificação profissional afixados na parede. Boas oficinas empregam profissionais treinados para a função.

Recepcionista- Deve demonstrar conhecimento do negócio. É este profissional quem vai primeiro atender o cliente, portanto, deve demonstrar segurança ao fazer à solicitação e saber como encaminhar o pedido.

Check-list - Se deixar o carro para orçamento, a oficina deve passar ao cliente lista com todos os problemas que o veículo apresenta, inclusive se apresenta riscos, se há batidas externas, nível de combustível, ferramentas e pertences pessoais. Isto ajuda a comprovar se o que foi solicitado foi reparado e até se houve avaria durante a permanência do veículo na oficina.

Procedimentos iniciais - Os primeiros procedimentos no carro também indicam se o estabelecimento é confiável. Uma boa oficina coloca proteção nos bancos, volante, manopla do câmbio e freio de estacionamento. Estas medidas de proteção denotam a preocupação com o bem do cliente, profissionalismo e qualidade na prestação de serviços.

Oficinas certificadas - Assim como se pode confiar em empresas com certificação ISO, as oficinas mecânicas também possuem norma similar. Mesmo não-obrigatória, a certificação é instrumento de segurança do consumidor, porque atesta a qualidade dos serviços. Treinamento e capacitação de pessoal, investimento em ferramentas e equipamentos, e avaliação das instalações, materiais, produtos e atendimento são imprescindíveis no processo de certificação.

Segurança - Se o consumidor se sentir lesado com serviço realizado por uma oficina certificada, existem caminhos a recorrer: o Procon e o organismo de certificação. Ambos mantêm canal de comunicação com o consumidor final, quando este abre chamado de reclamação. Se a oficina não melhorar, ela corre o risco de perder a certificação.

O site do IQA (www.iqa.org.br) disponibiliza uma lista de estabelecimentos certificados, situados em todo o Brasil.
Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
teste
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil