Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Instalação das correias micro V

Instalação das correias micro V

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
29 de abril de 2009

Passo 1 - Sempre trabalhe com segurança nunca se esqueça de desconectar a bateria do automóvel:

 

Passo 2 - Antes de substituir a correia, verifi que se existe alguma marcação sob o capo ou próximo ao motor indicando o posicionamento da correia no motor. Caso não encontre, faça um esquema (fi g. 1) representnado o caminho da correia no motor.

 


 

 

Passo 3 - Alivie a tensão, a correia será retirada mais facilmente uma vez que a tensão de funcionamento seja aliviada, atualmente a grande maioria dos motores utiliza tensionadores automáticos o que facilita consideravelmente a manutenção.

 

 

A tensão é aliviada utilizando-se uma chave de tubo (fi g. 2) e pressionando- se a polia tensora até afastá-la da correia. Outros automóveis possuem acessórios ou polias que são travados manualmente para se aplicar a tensão correta, são chamados de transmissões com tensores fixos, nesses casos (fi g. 3) alivie a tensão afrouxando o parafuso de ajuste.

 

 

Alivie a tensão, a correia será retirada mais facilmente uma vez que a tensão de funcionamento seja aliviada, atualmente a grande maioria dos motores utiliza tensinadores automáticos o que facilita consideravelmente a manutenção. A tensão é aliviada utilizando-se uma chave de tubo (fi g. 2) e pressionando-se a polia tensora até afastá-la da correia.

Outros automóveis possuem acessórios ou polias que são travados manualmente para se aplicar a tensão correta, são chamados de transmissões com tensores fixos, nesses casos (fi g. 3) alivie a tensão afrouxando o parafuso de ajuste.

Passo 4 - Antes de retirar a correia antiga, verifique o alinhamento (fi g. 4 dir.) a correia estaria se desgastando prematuramente. A falta de alinhamento faz com que a peça trabalhar torcida e exerça um esforço desigual sobre os cordonéis das correias.

Em casos extremos de desalinhamento a correia é forçada a sair das polias. Verifique o alinhamento das polias com uma régua, existe desalinhamento se for possível observar falta de contato entre as polias e a régua. Nesse caso ajuste ou substitua as polias, os suportes de polia ou os eixos se estiverem tortos.

 


 

 

Geralmente não é tão simples descobrir o desalinhamento, um dos motivos é a falta de espaço no cofre do motor, porém se houver espaço sufi ciente é possível obter a confirmação utilizando uma régua (fi g. 5) ou colocando um arame fino nos mesmos canais de cada polia, se houver desalinhamento será possível observar uma diferença na cistância entre o arame e a polia ao apoiar a régua em ambas as faces das polias (fi g. 6).

 

 

Porém o único método 100% confi ável para a avaliação do alinhamento é a utilização do alinhador a laser da Gates, pois os outros métodos são tentativas e não teremos a mesma precisão, pois as faces das polias não são iguais em todas as peças e isto pode fazer com que tomemos um alinhamento como satisfatório sendo que não está. Portanto a laser é a única maneira segura de se verificar o alinhamento.

Passo 5 - Verifique as polias em busca de desgaste aparente, marcas de corrosão e sujeira (fi g. 7).

Passo 6 - Após estas verificações instalar a correia seguindo o esquema de montagem.

Passo 7 - Aplique a tensão correta, se o sistema possui tensionador automático, solte lentamente o tensionador até este exercer a tensão especifi cada. Se o tensionador for de centro fi xo, aplicar a tensão especifi cada. Após insto verifi car a tensão com tensiômetros Gates (krikit ou Sonic).

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
teste
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil