Com a inspeção veicular ambiental na cidade de São Paulo, o carburador, componente fundamental para assegurar o bom funcionamento do motor do veículo e a correta emissão de gases poluentes, voltou a ganhar espaço no mercado. A Nakata, fabricante de autopeças para o mercado de reposição automotiva, oferece modelos de carburadores para aplicação em Fusca, Brasília e Kombi.
Mais de 4 milhões de veículos da frota circulante brasileira contam com mais de 18 anos de uso, segundo o Sindipeças - Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores. A maioria destes veículos utiliza sistema de carburação para misturar a dosagem correta de combustível com o ar, fazendo com que o motor funcione adequadamente. “Era o carburador que alimentava os motores a explosão no Brasil até 1989, ano em que começou a ser gradualmente substituído pelo sistema de injeção eletrônica”, afirma Jair Silva, supervisor de serviços da Nakata.
Ele explica que a maioria dos carros ganhou injeção eletrônica até 1994, exceto a Kombi que recebeu a inovação em 1997. Tanto os carburadores utilizados nos carros mais antigos quanto a injeção eletrônica são fundamentais para garantir que os índices de emissões de poluentes fiquem dentro dos parâmetros exigidos pela Inspeção Veicular Ambiental da cidade de São Paulo.
Para atender a demanda de veículos carburados que ainda rodam pelas estradas brasileiras, a Nakata oferece o NKCB 091 para aplicação em Fusca 1.3 gasolina, do ano 1973 a 1983, modelo carburador 30 PIC. Já o NKCB 092 atende os veículos Brasília 1.6, de 1973 a 1975; Fusca 1.5/1.6, de 1970 a 1983 e Kombi, de 1972 a 1983, carburador modelo 30 PIC.
“Muitos automóveis, mais antigos, sofrem com a falta de manutenção no carburador e acabam sendo reprovados na Inspeção Veicular Ambiental”, comenta Silva. Em muitos casos, é preciso trocar a peça por outra nova para garantir os níveis de emissões de poluentes exigidos no programa de inspeção, trazendo, assim, ganhos para o meio ambiente e para a saúde da população.