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Hyundai ix35 surpreende pelo equilíbrio


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Alexandre Akashi
10 de setembro de 2010

O Hyundai ix35 poderia ser chamado de novo Tucson, porém será um modelo com personalidade própria, independente, e que trás uma mensagem: os coreanos querem assumir de vez as operações no Brasil.


O novo produto não irá, portanto, substituir o antigo Tucson, que segundo o Caoa (até então representante exclusivo da marca no País), começou a ser produzido no Brasil, na planta de Anápolis, em Goiânia (tem até comercial na TV).


Infelizmente o Caoa nunca possibilitou teste drive do Tucson e, assim, não há como comparar com o ix35, para saber se o novo modelo apresenta evoluções, porém é possível dizer que o ix35 surpreendeu pelo equilíbrio do conjunto powertrain-suspensão-eletrônica embarcada.

Powertrain
O motor é a parte mais fraca do carro e o câmbio automático de seis velocidades, o mais forte. Lamentavelmente a Hyundai somente oferta dois tipos de motorização: 2.0l e 2.4l, ambos quatro-cilindros de 16v, gasolina. Seria interessante um motor V6, mais potente.
No entanto, os propulsores da nova família, batizados de Theta II (os mesmos que equipam os carros da Kia) são bastante interessantes. Com apenas 2.000cm³ de cilindrada desenvolve 166hp de potência a 6.200rpm e 20,1kgfm de torque máximo, a 4.600rpm. Já o 2.4l desenvolve 177hp de potência máxima a 6.000rpm e 23,1kgfm de torque máximo a 4.000rpm.
Nada mal, porém é preciso lembrar que o ix35 é um veículo grande e pesado. A versão 2.0l com câmbio manual pesa 1.470kg em ordem de marcha, e com câmbio automático, 1.485kg, enquanto a versão com motor 2.4l (disponível somente com câmbio automático e com tração 4x4 integral), pesa 1.585kg. Assim, em certas ocasiões chega a faltar motor.
No entanto, a Hyundai acertou no câmbio. A versão avaliada foi a automática de seis velocidades, presente tanto na versão com motor 2.0l quanto 2.4l. Apesar de mais potente, o ix35 com motor 2.4l não é tão melhor em desempenho quanto o 2.0l, por uma simples razão: é 100kg mais pesado, graças ao motor maior e ao sistema de tração integral (4x4) controlado eletronicamente.

Undercar

O ix35 apresenta dois tipos de suspensão, sendo na dianteira McPherson e, na traseira, Multilink, ambas suportadas por mola helicoidal e amortecedores hidráulicos. Acoplado aos eixos, a versão 2.0l vem com rodas de 17 polegadas e pneus 225/60, com freio a disco nas quatro rodas, ventilados na dianteira, com 280mm de espessura, e sólidos na traseira, com 262mm.
A versão 2.4l chega com rodas de 18 polegadas e pneus 225/55. Os discos de freios são maiores, de 300mm na frente, ventilados, e 284mm atrás, sólidos. Ambos saem de fábrica com sistema antibloqueante (ABS) de quatro canais, com EDB (distribuidor eletrônico de frenagem), e ESP (sistema anti-capotamento).

Em movimento
Dirigir o ix35 foi uma surpresa agradável. A Hyundai acertou a mão no projeto do carro, com exceção do motor. A opção de um V6 não faria mal ao modelo. Até a Tucson tem. Mas, críticas à parte, o que chamou atenção foi o conforto e a maciez do veículo.
A suspensão é firme, sem deixar o carro duro, e o câmbio automático de seis marchas é suave, não dá tranco e permite explorar da melhor forma possível as faixas máximas de torque e potência do motor, tanto o 2.0l quanto o 2.4l.
Com isso, as respostas às acelerações e retomadas de velocidades surpreenderam de forma positiva, pois o ix35 mostrou agilidade às solicitações de força e potência, principalmente em ultrapassagens de baixa velocidade. Este comportamento indica que no trânsito intenso tipicamente urbano o ix35 pode ser uma boa escolha.

Boa notícia
A apresentação do ix35 marcou uma nova fase da Hyundai no Brasil, que provavelmente será benéfica ao consumidor, pois foi possível perceber a preocupação dos executivos coreanos em agradar a imprensa especializada.
Pode-se, assim, esperar algumas melhorias para breve, principalmente a respeito de assistência técnica, que atualmente não é uma das melhores, tendo em vista o volume de carros que a marca vende no país.
Em tempo: os preços do ix35 variam de R$ 88.000 (2.0l, 4x2, manual) a R$ 115.000 (2.0l, 4x2, automático com teto solar, oito air bags e câmera de rê). Há ainda as versões intermediarias, de R$ 93.000 (2.0l 4x4 automático), de R$ 103.000 (2.0l 4x2 automático com piloto automático e ar-condicionado dual zone) e a de R$ 108.000 (2,0l 4x4 automático). Infelizmente as versões com motor 2.4l ainda não chegaram às concessionárias e, portanto não tiveram os preços divulgados.

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