Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
A montadora italiana inova mais uma vez e inaugura um novo conceito de veículo: a picape compacta de quatro lugares
Agora cabem quatro pessoas, relativamente confortáveis, e ainda sobra espaço na caçamba para levar a geladeira, em pé. Ou duas bicicletas como sugere o comercial da nova picape Fiat Strada Adventure Cabine Dupla, que ganhou 25 cm em relação ao modelo com cabine estendida, o suficiente para a instalação de um banco traseiro. Porém, perdeu espaço para carga, pois o carro não cresceu em comprimento, continua do mesmo tamanho (4.457 mm).
Acima, na caçamba, duas bicicletas, mas poderia ser uma geladeira.
Também perdeu o sistema Locker que na versão Cabine Estendida é de série, e na Dupla, opcional. Custa R$ 1.300, segundo a montadora. Um luxo dispensável para a grande maioria dos motoristas.
Esteticamente, a nova picape ficou agradável, e parece ser maior do que a irmã, com cabine estendida. A maior área da cabine trouxe outra surpresa agradável: menor ruído acústico provocado pela turbulência do ar. De resto, é o mesmo carro.
O motor é o bom e velho conhecido bicombustível de 1.8L, 8 válvulas, fabricado pela parceria Fiat-GM, que rende 112/114 cv de potência a 5.500 rpm (gasolina/álcool) e 17,8/18,5 kgm a 2.800 rpm (g/a), com injeção multiponto sequencial fornecido pela Delphi.
No interior, espaço para toda a família, ou os amigos, como no comercial da TV
A suspensão mudou pouco, ganhou molas traseiras mais flexíveis e os amortecedores Powershock, fornecidos pela Magneti Marelli, tiveram a curva e calibração alteradas. Tudo para privilegiar a dirigibilidade e o conforto.
Na dianteira, é do tipo McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, com barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos (Powershock) e molas helicoidais. Na traseira, apresenta-se com eixo rígido tipo Ômega, amortecedores hidráulicos, telescópicos de duplo efeito, tipo WET, e mono-lâmina longitudinal parabólica.
A direção é hidráulica, com pinhão e cremalheira, as rodas de liga leve, de 15”, com pneus de uso misto 205/70.
Com apenas 25 cm a mais de cabine, a Fiat conseguiu instalar um banco traseiro sem apertar demais os passageiros. Sob este ângulo, a caçamba aparenta ser maior do que é
É 55 Kg mais pesada do que a Adventure Locker Cabine Estendida e é R$ 1.990 mais cara, com preço final sugerido de R$ 46.440.
Sem concorrentes diretos no mercado, os executivos da Fiat acreditam que a nova Strada vai ‘roubar’ clientes de picapes médias, como o Ford Ranger (cabine simples), que tem preço aproximado.
A Fiat mais uma vez saiu na frente da concorrência e conseguiu montar um novo conceito de veículo: picape compacta cabine dupla. Tem tudo para satisfazer o consumidor que sempre quis um carro com caçamba mas não abria mão do banco de trás, e acha as caminhonetes muito grandes e pesadas para o trânsito da cidade.
É uma opção interessante, pois cabe a família e ainda dá para fazer uma pequena mudança. O visual continua agressivo e jovem, porém a Fiat poderia ter aproveitado para equipar o carro com um motor mais novo, como o 1.9L flex presente no Linea.
Clique para aumentar
Outro detalhe: o carro tem somente duas portas. É certo que para colocar mais duas, seria necessário refazer todo o projeto da cabine, mas seria algo interessante de se ver. Afinal, se Uno Mille e Chevrolet Celta tem direito a quatro portas, por que não uma Strada Adventure?