Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Cursos EAD
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Banner Oficina Brasil Conecta 2026Banner Oficina Brasil Conecta 2026

Oficina Brasil

NotíciasFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2026. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Fiat Ducato entra na onda do downsizing

Fiat Ducato entra na onda do downsizing

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Alexandre Akashi
19 de outubro de 2009
Apesar do tamanho, o novo propulsor 2.3L turbodiesel com intercooler garante potência e torque equivalente ao antigo motor 2.8L, com menor peso. Resultado: economia de até 10% no consumo de combustível

Leia também

  • Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
  • Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil
  • Governador Alckmin e presidente Schmall inauguram linha de produção do up! na fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté
  • Inmetro estabelece padrão para certificar freios para veículos

O maior atrativo do Fiat Ducato 2010 é o novo motor F1A Multijet, desenvolvido pela FPT Powertrain Technologies. E a novidade deste propulsor é a tecnologia de múltiplas injeções de combustível (Diesel), que proporcionam economia e redução de gases poluentes em até 10%, se comparado ao motor da versão anterior, de 2.8L.

A propósito, o motor da nova Ducato ficou menor, agora é de 2.3L, 20 Kg mais ‘magro’ (passou de 240 Kg para 220 Kg), porém com potência e torque semelhantes: 127 cv a 3.600 rpm e 300 Nm a 1.800 rpm. Esta é uma clara demonstração de que até mesmo os propulsores Diesel entraram na onda do donwsizing. A ordem é, portanto, diminuir o tamanho sem prejudicar a performance.

De acordo com a FPT, um dos segredos para a redução de peso é o novo cabeçote feito em alumínio, além de outras técnicas utilizadas, como a biela fraturada, os mancais integrados ao bloco inferior, bloco e cabeçote com menores deformações, tucho hidráulico e acionamento de válvulas por roller finger.

Mas o que realmente faz a diferença neste novo propulsor é a tecnologia de injeção, fornecida pela Bosch e batizada de Multijet, pela FPT.

Diferentemente do sistema common rail atual, que realiza duas injeções em um único ciclo (uma curta, inicial, e outra mais longa, a principal), a Multijet realiza de três a cinco múltiplas injeções em substituição à principal, dependendo da exigência de torque e potência, o que resulta em maior eficiência da queima (menor consumo e níveis de emissões).

Além do maior controle do tempo e quantidade de combustível injetado, a pressão de trabalho da linha de combustível aumentou para 1.600 bar (era 1.400 bar), e o sistema de admissão de ar apresenta turbo de baixa inércia, com intercooler, e anéis com nova geometria, o que reflete em melhor aproveitamento do ar introduzido no cilindro.

Configurações
Por fora, o novo Ducato é igual ao modelo anterior. Ao todo, são oito versões: Cargo 7,5m3, Cargo L 9,0m3, Combinato (09+01 passageiros mais espaço de bagagem), Minibus (15+01 passageiros - mais espaço de bagagem), Minibus Teto Alto (15+01 passageiros - mais espaço de bagagem), Multi Teto Alto (específica pra transformação), Maxi Cargo 10m3 e Maxi Cargo 12 m³.  Os preços partem de R$ 70.730.

Todas as versões dividem o mesmo motor, câmbio (manual de cinco marchas), ECU (Bosch), embreagem (monodisco a seco com mola a disco e comando hidráulico), sistema de direção (hidráulica, com pinhão e cremalheira) e tanque de combustível de 80L.

Apresentam ainda o mesmo sistema de suspensão, sendo na dianteira do tipo MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores, com geometria triangular e barra estabilizadora, com amortecedores hidráulicos, telescópicos e molas helicoidais, e na traseira eixo rígido tubular, com amortecedores hidráulicos, telescópicos e mola longitudinal.

O sistema de freios é o mesmo para todas as versões: hidráulico com comando no pedal, com disco ventilado na dianteira (280mm para os modelos menores - Cargo, Cargo L, Combinato e Minibus, e 300mm para os maiores MaxiCargo 10 e 12, Minibus Teto Alto e Multi Teto Alto), e disco rígido na traseira (280mm), com dispositivo Drum in hat (tambor integrado ao disco para bloquear o veiculo durante o estacionamento com o freio de mão acionado).

As rodas dos modelos menores são de 15 polegadas, e as dos maiores de 16 polegadas, todas com pneus 205/70.
Com exceção do motor, todas as demais partes mecânicas (suspensão, freios, câmbio e direção) são idênticas às modelos anteriores e, portanto, os procedimentos de manutenção e especificações técnicas podem ser encontradas no site de manutenção da Fiat (www.reparadorfiat.com.br).

Garantia
O Novo Fiat Ducato 2010 apresenta garantia total de um ano sem limite de quilometragem e de cinco anos contra corrosão da carroceria.

Confira também a matéria no OB Digital!

Acessar Manuais Técnicos

Novos cursos EAD

Administrando sua oficina
Ultracar

Administrando sua oficina

As principais dúvidas sobre velas de ignição e produtos do portfolio
NGK

As principais dúvidas sobre velas de ignição e produtos do portfolio

 Sonda Lambda
NGK

Sonda Lambda

Sensores e Atuadores na Injeção Direta
MTE

Sensores e Atuadores na Injeção Direta

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Novo Jeep Avenger tem motor T200 MHEV; veja os desafios do diagnóstico na oficina
Novo Jeep Avenger tem motor T200 MHEV; veja os desafios do diagnóstico na oficina
13 de agosto de 2026
iCar aposta em aplicativo para aproximar motoristas de oficinas mecânicas
iCar aposta em aplicativo para aproximar motoristas de oficinas mecânicas
13 de agosto de 2026
RAM Dakota: avaliação mecânica detalha motor 2.2 Multijet, câmbio ZF8 e suspensão
RAM Dakota: avaliação mecânica detalha motor 2.2 Multijet, câmbio ZF8 e suspensão
11 de agosto de 2026
Renault Sandero 1.6 16V fica sem pressão de óleo após retífica: veja resposta no Fórum Oficina Brasil
Renault Sandero 1.6 16V fica sem pressão de óleo após retífica: veja resposta no Fórum Oficina Brasil
11 de agosto de 2026
Fórum OFBR: Fiat 2.0 MultiJet apresenta falha na sonda lambda, mas diagnóstico aponta para combustão irregular em marcha lenta
Fórum OFBR: Fiat 2.0 MultiJet apresenta falha na sonda lambda, mas diagnóstico aponta para combustão irregular em marcha lenta
10 de agosto de 2026