Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
De abordagem estritamente conceitual e abrange tanto as emissões dos motores ciclo Otto com as dos motores ciclo Diesel.
Nos 5 primeiros capítulos são apresentados conceitos básicos necessários ao entendimento das emissões automotivas, como estas se processam e quais os sistemas atualmente utilizados no seu controle.
Os temas abordados são: simbologia química, conceitos de torque, potência, eficiência energética, o processo de combustão e as emissões resultantes.
A seguir, em 7 capítulos, são apresentados os sistemas e métodos mais relevantes atualmente utilizados no controle e redução das emissões. A ênfase é dada às tecnologias de maior impacto entre as quais: injeção direta de combustível (GDi) em motores ciclo Otto, indução forçada de etapa única e seqüencial, sistemas EGR de alta e baixa pressão em motores de ciclo Diesel e o seu impacto no controle das emissões de NOx, estrutura e funcionamento dos diversos tipos de injetores diesel, sistemas “common rail”, comando de válvulas variável, ciclos alternativos (Atkinson e Miller), coletor de admissão de geometria variável.
Os próximos 4 capítulos são dedicados especificamente, à descrição da composição e funcionamento dos diversos tipos de catalisadores e filtros de material particulado e a sua aplicação nos sistemas de pós-tratamento de motores ciclo Otto e Diesel.
Um capítulo é dedicado à análise dos diversos sistemas automotivos híbridos, tanto aqueles de propulsão mecânica-elétrica como os de propulsão mecânica-hidráulica.
Outros temas abordados são:
- Padrão OBDII (OBDBr),.com a descrição da sua estrutura e dos recursos de diagnóstico que o padrão oferece.
- Analisador de 4/5 gases e opacímetro, com a descrição da estrutura interna e funcionamento.
- Inspeção veicular, com a apresentação dos procedimentos e parâmetros utilizados nos programas de inspeção e manutenção de gases e ruído.
Finalmente, um capítulo é dedicado à análise do comportamento dos componentes dos gases de escape apresentando as possíveis causas das emissões excessivas e os procedimentos de diagnóstico, utilizando as relações entre as concentrações apresentadas pelo analisador.
Publicação: Emissões Automotivas - Sistemas de Controle - Diagnóstico
Autor: Humberto José Manavella