A empresa lança a campanha para conscientizar o motorista a tomar pequenas atitudes, muitas vezes sem custo, que poderão reduzir gastos. Uma das ações do projeto é oferecer dicas que, além de preservar o meio ambiente, proporcionam mais segurança ao conduzir e aumentam a vida útil do carro e suas peças.
Lançado em Janeiro, o projeto consiste na abordagem de clientes de todas as lojas da rede DPaschoal e de postos de gasolina de grande movimento das regiões de Campinas e São Paulo.
Os motoristas são convidados a fazer gratuitamente o Pit-Stop Verde, que inclui calibragem dos pneus, verificação da bateria e do fluido de freio e regulagem dos faróis. A ação ainda envolve a distribuição do &ldquoKit Verde”, composto por uma tampa de válvula pneumática na cor verde, cartão que mede o desgaste dos pneus, saquinho de lixo em TNT (tecido não tecido) e folhetos explicativos.
Nos cinco primeiros dias de ação em dois postos de Campinas, cerca de 500 clientes foram abordados, sendo 40% motoristas de veículos cujo período de uso é de 6 e 15 anos de uso. Do total, 75% rodavam com seus pneus descalibrados, 30% possuíam o estepe murcho ou vazio, e a grande maioria desconhecia a importância da regulagem dos faróis e da verificação do fluido de freios.
Veículos de passeio que rodam com pneus que não estão com a pressão correta, gastam 2% mais combustível por cada libra a menos e, por consequência, emitem mais gases poluentes. Mais do que isso, a falta de calibragem e de alinhamento periódico também reduz em 25% a vida útil dos pneus, fazendo seus sulcos ficarem inferiores a dois milímetros, quando se faz necessária sua substituição.
Outras medidas simples como abastecer o veículo no período da manhã (moléculas menores, logo mais combustível pelo mesmo preço), dirigir em baixas rotações e deixar o veículo ligado por um minuto antes de sair são atitudes que, se somadas, geram muita economia no bolso e na emissão de poluentes.