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Especializada em marketing de relacionamento, a DMC Promoção e Publicidade completa 18 anos de existência este ano e, hoje, é referência na coordenação de equipes de promotores para empresas que atuam no aftermarket automotivo.
Neste período, através das diversas ações realizadas, a DMC criou novos conceitos, como a distribuição de brindes aos varejos baseando-se em seus desempenhos nas vendas dos produtos dos clientes promovidos pela agência, além de ter quebrado paradigmas, com a contratação, para alguns de seus clientes, de equipes formadas somente por promotoras que, através de competência, conquistaram o respeito de todos que visitam.
“Antes, o promotor era visto apenas como distribuidor de brindes e, no campo, prevaleciam somente promotores homens”, afirma a publicitária Dirce Boer, sócia-fundadora da empresa.
Para superar este desafio, Dirce conta que foi necessário muito trabalho, pois o mercado estava viciado em ganhar brindes sem uma contrapartida em vendas. Uma das estratégias utilizada pela publicitária foi criar valor para estes profissionais de promoção, profissionalizando-os e agregando um pacote de serviços no seu cotidiano para atender às necessidades do mercado e gerar demanda para as empresas que representa.
Segundo Dirce a estratégia deu certo, pois, distribuidores, lojistas e aplicadores reconheceram a importância dos promotores no desenvolvimento do seu negócio e entenderam que, com eles, a fábrica está mais presente.
Ao lado do marido e também publicitário Marcelo Boer, Dirce construiu uma ampla rede de relacionamento entre aplicadores, varejistas, distribuidores e fabricantes de autopeças, o que possibilitou à DMC adquirir conhecimento deste mercado, criando e operacionalizando ações que atendam às expectativas das fábricas e de seus clientes, e complementa que é através deste relacionamento que vem fortalecendo a confiança e a credibilidade da empresa.
Começo
Iniciada em 1992, quando Dirce e Marcelo resolveram ainda jovens colocar em ação seus ímpetos empreendedores e transformar-se em sócios, a empresa iniciou suas atividades realizando pesquisas de mercado para diversos setores. Em 1995, o primeiro cliente do segmento foi a Albarus, quando o então gerente de marketing, Luciano Pires, apostou no trabalho da dupla baseando-se na experiência de 1991, quando a campanha de lançamento dos anéis de pistão da empresa foi coordenada pela Dirce na condição de freelance. “Foi uma campanha muito intensa e gratificante, pois apesar da complexidade, tudo deu muito certo”, conta ela.
O esforço e competência da publicitária agradaram o gerente da Albarus, que
tornou-se um grande amigo. “O Luciano foi muito importante para nós e até hoje o consideramos nosso padrinho”, afirma.
Futuro
Com toda a expertise adquirida ao longo do tempo, Dirce revela que planeja continuar mudando conceitos no aftermarket automotivo. Um deles é promover a profissão de representante comercial e vendedor de autopeças, que segundo pesquisa realizada pela DMC passa por um período de desânimo por parte dos próprios profissionais do setor. “Notamos que quem trabalha com venda de autopeças faz o possível para o filho estudar e ter outra profissão”, afirma Dirce. “Se continuar assim, em breve este tipo de mão-de-obra será escasso no mercado”, alerta a publicitária.
A ideia de Dirce é oferecer recursos para valorizar estes profissionais, de forma que sintam orgulho da profissão, por meio de um pacote de treinamentos e desenvolvimento pessoal voltado para representantes comerciais dos distribuidores, donos de lojas e balconistas dos varejos.
Apesar de parecer inusitado, a atitude da Dirce tem fundamento, pois, eles são grandes responsáveis pela pulverização dos produtos ao mercado e, se bem preparados, um bom vendedor ou representante comercial pode ganhar tanto quanto um gerente ou até um diretor de empresa.
“A contínua melhoria dos promotores também é prioridade para a DMC”, revela Dirce. Porém, isto já é parte do dia a dia de suas equipes, através da participação em seminários e workshops organizados pela empresa, com a participação de executivos dos clientes e de importantes órgãos do setor, como ocorreu no Encontro Nacional de Promotores, em dezembro último.
“Desta maneira, ainda somos vistos como formadores de bons profissionais para o mercado. Daqui saíram vários promotores que hoje são supervisores e gerentes em diversos fabricantes e distribuidores”, completa ela.
Outro aspecto importante na forma da DMC gerir suas equipes é a preocupação com o aprimoramento da exposição dos resultados pelo próprio promotor. Segundo Dirce Boer, “todos os meses eles fazem uma apresentação oral para o grupo. Assim, desenvolvem a autoconfiança e um maior comprometimento com a equipe”.
Com as ações implantadas pela DMC, o aftermarket automotivo ganha ainda mais em sua contínua profissionalização do setor que, mesmo distante de estar concluída, certamente já avançou muito.
Para os clientes, os resultados positivos obtidos com a contratação dos serviços da DMC se revelam não só através do resultado nas vendas, mas também por associar seus nomes a uma agência que, na percepção do mercado, é um facilitador na busca de soluções para seus problemas e dúvidas junto aos fabricantes.
A cada dia a concorrência aumenta com a entrada de novos players no mercado e a DMC Promoções revela ser uma importante ferramenta de marketing neste contexto.
Atualmente, a DMC atende clientes como Dayco, Sabó, MTE-Thomson, Knorr-Bremse, Max Gear, Anrap, KS, entre outros.