Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Veiculo: VW Passat 1.8 20v turbo 1999
Problema: Cheiro e vestígios de óleo pelo escapamento
O veículo apresentava forte cheiro de óleo quando parava. Ao desmontar a mangueira que liga a turbina ao intercooler escorreu uma grande quantidade de óleo. Partimos, então, para uma revisão no sistema de lubrificação, e encontramos carbonização em todo o motor. Foi feito o serviço de limpeza do sistema (com a retirada do cabeçote e do Carter) e, mesmo após a conclusão do serviço, ainda se percebia vestígios de óleo na entrada da turbina.
Solução: Envio da turbina para uma casa especializada onde foi feito reparo no conjunto rotativo que estava danificado por falhas de lubrificação.
Dica: Estes motores requerem atenção redobrada quanto ao sistema de lubrificação. A cada 60.000 km troque também a mangueira de alimentação de óleo para o turbocompressor, que pode entupir com o tempo de uso.
Marco Antônio – por e-mail