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O livro Diagnóstico Automotivo Avançado, de aproximadamente, 200 páginas organizadas em 29 capítulos,
tem uma abordagem é conceitual com o propósito de enfatizar o raciocínio deixando de lado as "receitas prontas". Isto, em função de estas terem a sua abrangência limitada pela rápida evolução tecnológica, que as torna obsoletas em curto espaço de tempo.
Em primeiro lugar, tem por objetivo apresentar uma coletânea de métodos e procedimentos de diagnóstico; desde os que utilizam ferramentas básicas, como o medidor de compressão e vacuômetro, até aqueles mais sofisticados, realizados com o auxílio do osciloscópio automotivo de armazenamento ou multímetro gráfico, associados a transdutores eletrônicos.
Paralelamente, é analisada a aplicabilidade e potencialidade do "scanner" no diagnóstico do motor, através da avaliação dos parâmetros do modo contínuo.
Os conceitos abordados podem ser aplicados, praticamente, a qualquer sistema de eletrônica embarcada, no entanto, por motivo de espaço, os procedimentos apresentados focam, basicamente, o diagnóstico do motor de ciclo Otto: injeção, ignição e controle das emissões, sendo que alguns deles podem ser aplicados ao motor Diesel.
Um outro tema relevante, ao qual são dedicados 10 capítulos, é a análise detalhada do padrão OBDII e os recursos de diagnóstico que este oferece.
Por último e em função da sua importância no controle integrado do motor, um capítulo é dedicado à análise dos diversos tipos de sensores de concentração de oxigênio atualmente em uso: sonda Lambda, sensor de O2 de banda larga e sensor de relação ar/combustível.
Em resumo, é o objetivo fornecer os conceitos necessários ao entendimento e interpretação dos resultados dos procedimentos de diagnóstico apresentados e isto, de forma o mais abrangente possível, a fim de que o profissional da reparação possa selecionar o mais indicado para cada situação.
Publicação: Diagnóstico Automotivo Avançado - Injeção/Ignição Eletrônica - Sistemas OBD II
Autor: Humberto José Manavella