Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Além de ajudar na preservação do meio ambiente, produtos são sinônimos de economia e qualidade na hora do reparo
A compra de peças remanufaturadas, além de ajudar na preservação do meio ambiente, é uma maneira de economizar na hora do reparo. Os produtos têm custo mais baixo e não deixam a desejar no quesito qualidade. Mas, você sabe onde comprar peças confiáveis?
A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) classifica peças remanufaturadas como “aquela de produção original usada que foi submetida ao processo industrial pelo próprio fabricante original deste produto ou em estabelecimento autorizado por este fabricante para que sejam restabelecidas as funções e requisitos técnicos originais. Podem ser usadas na manutenção do veículo desde que o proprietário saiba que são remanufaturadas e conheça a procedência da peça”.
As empresas especializadas em autopeças e montadoras são as mais recomendadas na hora de comprar um produto remanufaturado. Elas fazem o condicionamento correto das peças e garantem a qualidade do produto. Os itens descartados são reciclados de maneira apropriada, uma ação que preserva o meio ambiente.
No processo de remanufatura, a peça é desmontada e seus componentes internos são vistoriados. O que está desgastado é retirado da peça e substituído por novos itens. Os procedimentos obedecem às normas estabelecidas pela empresa e pelas montadoras.
Alguns fabricantes contam com sistemas a base de troca, onde o reparador entrega sua peça usada e obtém desconto na peça remanufaturada. “É mais confiável comprar peças remanufaturadas das fabricantes. Elas oferecem maior qualidade e garantia”, ressalta Antônio Gaspar, diretor do Sindirepa- SP.
Gaspar também orienta o reparador quanto à transparência com o cliente. “É importante que o cliente saiba que a peça é remanufaturada, tem qualidade e garantia, mas talvez não tenha o tempo de vida útil de uma nova”, ressalta.
Para assegurar que a peça comprada é de qualidade, a Anrap (Associação Nacional dos Remanufaturadores de Autopeças) criou um selo de qualidade que colocado juntamente com os itens remanufaturados pelas empresas associadas. Para obter esse selo, as empresas precisam atender os padrões de tecnologia, qualidade e preocupação com o meio ambiente exigidos. “O fabricante é responsável pela vida útil do produto, é dever dele assegurar a qualidade e o preço acessível”, ressalta o presidente da Anrap, Jefferson Germano.
Germano ainda acredita que a imagem do produto remanufaturado tende a se consolidar. “A preocupação com o meio ambiente é cada vez maior. Além disso, já temos legislações, como a inspeção técnica veicular, que irão fortalecer a fiscalização dos veículos e com isso, o mercado terá a necessidade de disponibilizar peças de qualidade. A tendência é buscar qualidade com custo reduzido”, afirma.
De quem comprar
A Knorr Bremse fornece peças para pesados e oferece todo o portifólio de componentes também em versões remanufaturadas, que vão desde compressores, válvulas e parte de atuação. Os produtos possuem todas as especificações exigidas pelas montadoras e custam 40% mais barato. A empresa ainda dá seis meses de garantia e os produtos chegam ao reparador por meio da rede de centros técnicos da empresa.
A Mercedes-Benz possui a linha RENOV de peças remanufaturadas, que conta com motores mecânicos e eletrônicos, câmbios e conjuntos de embreagem (disco e platô) e tem 12 meses de garantia. No motor, por exemplo, há reaproveitamento de cerca de 70% do metal utilizado na fabricação. Os demais componentes são descartados para a reciclagem adequada e controlada pela montadora. As peças podem ser adquiridas em qualquer concessionário da Mercedes- Benz no país.
A Volvo possui a Linha de Produtos Reman, que conta com mais de 300 itens remanufaturados, como turbos, bomba d’água, unidades injetoras, disco de embreagem, entre outros. A média de custo das peças da montadora é de 35% e o reparador obtém desconto na entrega da carcaça da peça usada. “O importante é tudo o que está atrelado à peça Reman tem impacto na diminuição do custo da manutenção, além da preocupação da empresa com o meio ambiente”, disse Felipe Battistella, coordenador de marketing de pós vendas da Volvo.
O reparador encontra as peças remanufaturadas nas concessionárias Volvo em todo o Brasil, encontradas pelo site www.volvo.com.br. “Nossos concessionários são orientados a oferecer primeiramente a peça Reman, justamente para manter o ciclo de remanufatura, quando se entrega da peça usada na troca”, ressalta Battistella.
A Arvinmeritor remanufatura diferenciais de eixo de caminhões. As peças passam pela avaliação do controle de qualidade da empresa, onde todos os itens são inspecionados para garantir a qualidade de produto novo. As peças possuem a mesma garantia de um item novo, que varia de acordo com a peça. Desde que o reparador retorne o produto usado, as peças podem custar em média 40% menos que a nova. “Hoje as peças remanufaturadas têm mais saída do que as novas, principalmente pelo quesito custo e benefício”, afirmou o diretor de aftermarket da América do Sul, Ângelo Morino.
A empresa também tem preocupação com o descarte. “O que não é usado nas peças é aproveitado de outra maneira ambientalmente correta e de acordo com os padrões da empresa”, ressalta Morino. Os diferenciais de eixo da Arvinmeritor podem ser adquiridos nas concessionárias Ford e Man e pelos distribuidores da empresa pelo Brasil. (www.arvinmeritor.com).
A BorgWarner remanufatura toda a linha turbos disponível no mercado, que chegam a custar 70% mais barato que as novas. Para obter a peça remanufaturada, o reparador deve devolver a carcaça usada. “Essa troca é importante para manter o ciclo ecológico, evitando que as peças velhas tenham um fim incorreto”, ressalta do gerente de vendas da empresa, David Dias Patricio.
As peças passam por um rigoroso processo de análise que avaliam as condições de uso das carcaças e são substituídas por em sua totalidade por nova, a maioria das vezes em peças com maior desgaste, como mancais, eixos, prato, colar e arruelas. A empresa faz uma reavaliação dos componentes a serem aproveitados e novos componentes da qualidade são montados, no mesmo processo de um turbo novo. O processo segue padrões internacionais de qualidade de fabricação. A garantia da peça é pelo mesmo período de um modelo similar novo e permitem a rastreabilidade em caso se falha. O reparador encontra os itens nos distribuidores Borgwarner (www.borgwarner.com.br ou pelo telefone 0800-722-5701).
A Honeywell Turbo Technologies tem turbos remanufaturados que custam em média 50% abaixo do preço de um componente novo e tem seis meses de garantia. O reparador pode entregar o componente usado como parte do pagamento, desde que seja da marca Garrett e apresente condições técnicas de reaproveitamento. As peças remanufaturadas envolvem exclusivamente veículos com motor a diesel, que dependem do sistema de turboalimentação para acentuar o desempenho, principalmente em baixas rotações. aquisição pode ser feita na rede de assistência técnica do País, que tem mais de 200 postos. “Atendemos todas as exigências de fabricação para garantir para o cliente final o mesmo padrão de qualidade do produto novo”, afirma Ricardo Rampaso, gerente de vendas e marketing da Honeywell.
A ZF Sachs remanufatura as peças que são produzidas para a todas as montadoras, com intenção de suprir a reposição com peças novas ou remanufaturada. As peças custam em torno de 50% de uma peça nova e a garantia é a mesma de um produto original. A ZF Sachs só vende peça remanufaturada à base de troca. O reparador pode comprar itens da Sachs pelos distribuidores especializados e a empresa oferece assistência técnica pelo 0800- 019 44 77.
A Luk remanufatura platôs e discos de embreagem. Os preços são competitivos, podem chegar a 70% da peça nova, e têm garantia e assistência técnica do fabricante. As peças encontradas nas lojas de varejo de autopeças. Para saber os endereços, o reparador pode entrar em contato pelo número 0800 11 10 29 ou pelo email [email protected].
A Cummins ReCon remanufatura motores completos e parciais, cabeçotes, injetores, bomba de água, bomba de óleo, polia tensora, entre outros componentes. A empresa também trabalha com base de troca, desde que a carcaça da peça esteja em condições de uso e não apresente tentativas de reparação. Todas as peças e motores remanufaturados da Cummins Brasil tem garantia de fábrica de um ano para motores a nível nacional. A fabricante oferece os produtos em sua rede de distribuidores e dispõe de auxílio profissional pelo telefone 0800 12 33 00.
A marca TRW Varga produz mais de 70 itens remanufaturados entre mecanismos de direção (hidráulica e mecânica) e compressores de ar (freios) das linhas leve e pesada, que atendem veículos nacionais e importados. O tempo de garantia é o mesmo das peças novas e a empresa trabalha com o sistema a base de troca, desde que o cliente adquira outra peça remanufaturada. Mais informações sobre os produtos e onde encontrá-los estão disponíveis pelo telefone 0800 11 11 00.
Não confunda
Atenção para não confundir peça remanufaturada com peça recondicionada. As peças recondicionadas não possuem especificações genuínas ou padrões de qualidade. Nas recondicionadas são trocados apenas itens com defeito, sem a orientação do fabricante original. Não se iluda pelo baixo preço, elas têm menor durabilidade e não possuem garantia. O barato pode sair caro.