
Com presença de profissionais e empresários de empresas especializadas em reparos de transmissão automática de todo o país e sob o patrocínio das empresas Rodaksul, Corteco, Alto Products e Sonax, além do apoio da Associação de Profissionais Técnicos de Transmissão Automática (APTTA), Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) e Grupo Oficina Brasil, a capital paranaense sediou, nos dias 25 e 26 de agosto, o 2º Fórum de Reparadores de Câmbio Automático do Brasil.
O Fórum teve uma programação intensa, com palestrantes nacionais e internacionais, abordando desde o crescente potencial de serviços neste segmento até novas tecnologias e dicas de reparo a serem aplicadas nas rotinas de manutenção em veículos equipados com transmissão automática.
O mercado de veículos equipados com câmbio automático ultrapassa os três milhões de veículos e, com a crescente oferta de novos modelos de automóveis com opção deste sistema de transmissão, esta participação deve crescer significativamente nos próximos 10 anos.
“Em fins da década de 60 a frota nacional possuía pouco mais de 30 mil veículos com transmissão automática. Hoje, segundo dados da CINAU, este volume ultrapassa os 3,5 milhões; é quase 10% da frota nacional”, avalia Ernesto de Souza, gerente do Grupo Oficina Brasil.
APPTAPara o engenheiro Carlos Napoletano Neto, diretor técnico da APPTA, o Fórum é uma grande oportunidade para que os reparadores troquem experiências entre si, se atualizem profissionalmente, tomando conhecimento de novas ferramentas, novas técnicas de trabalho e características das novas transmissões presentes no mercado.
“Este intercâmbio de informações é importante para os técnicos do ponto de vista de conhecimento dos profissionais daqui e do exterior que atuam no mercado de peças e dispositivos para reparação de câmbios automáticos”, comenta Napoletano.
Ainda segundo o diretor da APTTA, a Associação tem neste próximo ano o objetivo de implantar um novo curso, para treinar instrutores técnicos de alto nível, atendendo às necessidades do mercado.
“Estamos também pleiteando a certificação do IQA, para deixar claro a nossa vocação pela qualidade, e em entendimentos com a ATSG (www.atsgmiami.com) dos Estados Unidos, para representá-los aqui no Brasil, com direito à tradução e venda de manuais técnicos no mercado brasileiro”, adianta.
Na avaliação de Luiz Freitas, diretor de marketing da Corteco, as perspectivas reais de crescimento para o mercado de Transmissão Automática nos próximos quatro anos são muito positivas. “A Corteco, através de sua marca Transtec, possui o maior portfólio mundial em kits de reparo para câmbio automático e aproximação efetiva com os reparadores automotivos”, avalia Freitas.
O compromisso declarado pela Corteco junto a este mercado é garantir canais de compartilhamento de informações, experiências e desenvolver projetos para fortalecer o segmento, que é muito especializado, mas também muito carente de informações. “Iniciativas como o Forum, além de dar um parâmetro muito real das necessidades, demandas e dificuldades destes profissionais, são fundamentais para garantirmos um alinhamento de práticas, abordagem e conhecimento que assegurem aos atuais e futuros proprietários de veículos com Transmissão Automática um elevado padrão de serviços. Nós da Corteco apoiamos projetos inovadores como o Fórum e iniciativas corajosas, como a da Rodaksul. Estamos desenvolvendo estratégias para garantir a evolução e a prosperidade de todos os profissionais”, completa ele.
Para Thales Kreling da Rosa, diretor comercial da Rodaksul, o evento foi um grande sucesso e o número de participantes e os resultados da avaliação feita após o Fórum comprovam isso. “Tivemos a participação de mais 90 pessoas, de 41 cidades diferentes e três países, Brasil, Estados Unidos e México. Na avaliação geral, o evento obteve 92% de nota máxima. Neste encontro, podemos perceber que o nosso país está carente de informação técnica no segmento de transmissão automática, e o ponto positivo é que o reparador brasileiro está com sede de conhecimento para atender esta demanda que vem crescendo a cada ano”, atesta Thales.