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Conhecendo o Eixo Tandem - 3ª parte


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
29 de abril de 2009

Rebocamento de veículo

Se a avaria for constatada ou suspeita no eixo anterior, não há como o caminhão se deslocar por si próprio até a oficina de manutenção.

• Certificar-se de que o veiculo esteja sem marcha engatada.

• Certificar-se que o diferencial entre eixos esteja desbloqueado.

• Remover os semi-eixos do(s) eixo(s) que irão permanecer em contato com o solo. Colocar tampa nos cubos para evitar a perda de óleo ou entrada de contaminantes no eixo durante o reboque. Lembrar que os rolamentos da roda estarão girando e precisam de lubrifi cação. Se a avaria for constatada ou suspeita no eixo posterior, o veiculo poderá se deslocar até a ofi - cina de manutenção desde que sejam seguidos os passos abaixo:

• Bloquear o sistema do diferencial entre eixos.

• Remover o cardan entre eixos.

• Remover os semi-eixos do eixo posterior. Colocar tampa nos cubos para evitar a perda de óleo ou entrada de contaminantes no eixo durante o reboque. Lembrar que os rolamentos da roda estarão girando e precisam de lubrifi cação.

• Nestas condições o veiculo devera estar descarregado Quando for utilizado outro veiculo para rebocar o caminhão com avaria.

• Certificar-se de que o veiculo esteja sem marcha engatada.

• Certificar-se que o diferencial entre eixos esteja desbloqueado.

• Remover os semi-eixos do(s) eixo(s) que irão permanecer em contato com o solo. Colocar tampa nos cubos para evitar a perda de óleo ou entrada de contaminantes no eixo durante o reboque. Lembrar que os rolamentos da roda estarão girando e precisam de lubrificação.

Perguntas freqüentes e respostas

1-Posso fazer curvas com o bloqueio do diferencial entre eixos acionado?

Sim, não há problema nisto, pois as rodas estão ligadas à caixa dos satélites principal do eixo sob a coroa e esta caixa não possui travamento. Desta forma as curvas são possíveis pois não há limitação de movimento nas rodas. O bloqueio entre eixos quando acionado, não permite velocidade diferente entre os eixos anterior e posterior.

2- Em qual velocidade posso acionar o bloqueio do diferencial entre eixos?

Estando o veiculo com velocidade inferior a 40 Km por hora o condutor deve acionar o comando de bloqueio na cabine para que o sistema a ar movimente o anel de engrenamento do bloqueio de encontro a caixa do diferencial entre eixos.

3-Em qual situação devo acionar o bloqueio do diferencial entre eixos?

O bloqueio deve ser acionado sempre que o veiculo estiver piso de condições desfavoráveis ao transito do veiculo, como por exemplo: Neve, gelo, barro, terreno fofo sem resistência ao peso do veiculo, piso desagregado etc. O bloqueio deve ser acionado antes de atingir o piso nestas condições.

4- Posso acionar o bloqueio do diferencial entre eixos parado?

Nunca acionar o bloqueio parado. O bloqueio se processa através do engrenamento de dentes que se encaixam. Ao iniciar o movimento se os dentes não estiverem bem posicionados pode haver choque e sobrecarga o que levaria a quebra dos mesmos. Ao ser acionado com o veiculo em movimento este engrenamento é favorecido pelas velocidades relativas dos componentes.

5- Há necessidade de pisar na embreagem para acionar o bloqueio do diferencial?

Sim. Após o acionamento do comando da cabine pelo condutor, este deve aliviar o pé do acelerador por um momento pisando ao mesmo tempo na embreagem

6- Como funciona o bloqueio quando um dos eixos está num atoleiro?

Quando não esta acionado o bloqueio permite diferentes velocidades entre os eixos anterior e posterior. Nesta situação se o veiculo entra num piso escorregadio um dos eixos pode entrar em derrapagem. Quando isto acontece todo o torque e velocidade transmitidos pelo cardan irão direto para este eixo, transformando em velocidade apenas, pois as rodas não oferecem resistência ao movimento, permitindo a tração.

Quando o bloqueio esta acionado, ele obrigatoriamente distribui o torque entre os dois eixos. Caso um os eixos esteja patinando, ele não oferecerá condições de tração, porem se o outro eixo estiver em piso que ofereça resistência ao movimento sua parcela de torque tracionará o veiculo permitindo movimentação deste. Notar que nestas condições o veiculo que necessita de dois diferenciais para tração estará impondo a apenas um deles o trabalho.

Sem carga não há problema, mas se o veiculo estiver carregado somente um diferencial estará fazendo o trabalho de dois, o que pode levar a quebra do mesmo. Muito cuidado deve ser tomado nestas condições e esta condição de trabalho deve ser reduzida ao máximo para evitar-se danos ao diferencial que estiver tracionando.

Veja na próxima edição mais nove perguntas freqüentes e suas respostas. Até lá!

Matéria da edição Nº10 - Janeiro de 2009

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