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A presente matéria da série Treinamento foi realizada nas dependências da escola Senai Conde José Vicente de Azevedo, localizada no bairro do Ipiranga em São Paulo, sob o auxílio do técnico de ensino Ulisses Miguel. As ilustrações e passo a passo foram compartilhadas do manual de manutenção e montagem de eixos diferenciais da fabricante Dana.
Quando o veículo de um cliente necessita de manutenção no eixo diferencial, logo alguns mitos e inverdades costumam surgir. O primeiro se refere ao diagnóstico, que na maioria das vezes confunde a cabeça de qualquer pessoa. Como exemplo podemos citar a queda de uma roda com o semi-eixo. Segundo Ulisses, este é o erro mais comum gerado pela falta de orientação técnica da pessoa que executou a manutenção pela última vez. Em um caso destes haverá grandes chances do anel trava acoplado em cada uma das extremidades do semi-eixo, ter sido instalado através de aquecimento com auxílio de maçarico. Este procedimento que é muito utilizado nas oficinas espalhadas pelo país nunca garantirá o perfeito assentamento contra o eixo. Segundo o manual de manutenção e montagem da Dana, o procedimento deverá ser executado da seguinte maneira:
Outra reclamação que lidera o ranking por pedidos de garantia se refere a problemas relacionados à ineficiência da lubrificação interna dos componentes, que ora trabalhou com o nível abaixo do ideal (devido a vazamentos), contaminação por agentes externos (veículos que transpassam enchentes), ou até mesmo aplicação de classificações de lubrificantes não condizentes com a exigida pelo manual do fabricante.
O lubrificante apropriado para diferencial é conhecido no mercado como óleo hipóide, de classificação API-GL5. Ele garante que haja uma película protetora nas engrenagens e rolamentos, mesmo sob cargas e pressões extremas, sem dissipar-se. Por isso o reparador deverá seguir rigorosamente o manual do respectivo veículo e aplicar o óleo correto.
Em veículos equipados com sistemas autoblocantes ou de deslizamento limitado das engrenagens satélites (como na Chevrolet Blazer), outra especificação de lubrificante entra em cena, com especial formulação e aderência aos calços do conjunto. Veja na tabela abaixo alguns exemplos aplicados na linha de diferenciais Dana:
Coloque o semi-eixo em uma morsa e retire o anel elástico (se houver). Puncione dois pontos no anel de segurança do semi-eixo para marcar a furação.
Fure os pontos marcados com uma braco de 8mm, numa profundidade de aproximadamente 3/4 da espessura do anel. Cuidado para não atravessar o anel com a broca, pois danificará o semi-eixo.
Com uma talhadeira, bata com força sobre os furos até soltar o anel de segurança, tomando cuidado para não danificar o semi-eixo.
Instale o Sacador e Aplicador do Rolamento do Semi-eixo (Ferramenta6) entre o rolamento e o retentor e coloque o semi-eixo numa prensa para remover o rolamento.
Nunca aqueça ou corte o rolamento com maçarico para removê-lo. Você certamente danificará o semi-eixo.
Em seguida, remova o retentor e a placa retentora.
Atenção: Sempre que forem removidos, retentor, placa retentora, rolamento e anel de segurança devem ser substituídos por componentes novos disponíveis nos kits de reparo Spicer.
Inspecione o semi-eixo, procurando por riscos profundos, rebarbas ou outros danos.
No momento de partir para um reparo interno do diferencial, como a troca dos rolamentos, remoção da coroa e pinhão, ajuste da profundidade do pinhão, folga entre dentes, entre outros, o reparador deverá estar munido de um kit especialmente desenvolvido para esta atividade. Para adquiri-lo basta entrar em contato com a linha direta Dana através do telefone 0800 11 8022, de segunda a sexta-feira das 7:30 às 17:30 h.
Além do kit especial, o reparador deverá estar munido também de relógio comparador com base magnética, micrômetro, paquímetro, torquímetro e uma base para fixação do diferencial como um todo.
Cursos
Para o profissional que está antenado as novas tendências do mercado e deseja aprofundar-se no assunto, a escola disponibiliza cursos sobre o tema. Para mais informações ligue (11) 2066-1988 ou acesse o site www.sp.senai.br/automobilistica. Para as demais regiões do país acesse o site www.senai.br e descubra a unidade mais próxima!