Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Conferimos de perto o J2, nova aposta da JAC Motors para o mercado de compactos

Conferimos de perto o J2, nova aposta da JAC Motors para o mercado de compactos


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
20 de dezembro de 2012

Recentemente lançado no Salão do Automóvel em outubro, o veículo chega ao mercado com preço competitivo de R$ 30.990,00 e completo de série. Apresenta um motor 1.4 16V VVT de 108cv

Apresentado ao mercado com seis anos de garantia, o J2 é um carro com boa desenvoltura, apesar da direção ser pouco progressiva, sentida principalmente com o carro em alta velocidade. O acabamento interno é bem feito e surpreende. Em teste de frenagem na estrada, o carro respondeu bem. O que pode ser um ponto negativo na condução é o fato do pedal da embreagem ser “mole” (até que o condutor se acostume com isso, vai estranhar no começo).

Compacto, o carro é ideal para jovens que estão adquirindo seu primeiro automóvel, ou para casais. Para famílias grandes, carregar bagagens e fazer compras grandes de supermercado, pode ser um problema, uma vez que porta-malas tem somente 121 l.

Tudo é de série: ar-condicionado, direção assistida eletricamente, vidros, trava central e retrovisores com acionamento elétrico, freios com ABS, airbag duplo e CD player com MP3. E isso não é tudo: rodas de liga leve aro 14, faróis de neblina e sensor de estacionamento traseiro também compõem o pacote.

A montadora afirma que o forte da marca é a relação custo benefício imbatível. “Além de todo o conteúdo de itens, que motiva o consumidor a adquiri-lo por aspectos racionais, o J2 ainda possui um design atraente, moderno, um estilo ´pop´, sem contar um desempenho exuberante para sua categoria. Temos grande expectativa de expandir nossa marca através desse modelo”, explica Sergio Habib, presidente da JAC Motors. Habib também informou que há previsão de venda de 8 mil a 10 mil unidades do J2. Para o presidente da montadora, o investimento feito de US$ 600 milhões para a construção da fábrica chinesa no Nordeste brasileiro, fará com que capacidade produtiva seja de 100 mil unidades/ano.

ADAPTAÇÕES SEGUNDO A MONTADORA

Equipado com motor de 1 litro no mercado chinês, o J2 “brasileiro”, no decorrer dos testes de 1 milhão de km, ressentiu-se de maior área frontal para o sistema de arrefecimento. A grade original do radiador não admitia ar suficiente para resfriar o novo motor 1.4, o que exigiu um completo redesenho de grade e para-choque dianteiro. Mencionadas as novas necessidades, o novo design do J2 foi elaborado pelo Centro de Design da JAC Motors em Turim, na Itália. Além de privilegiar linhas fluidas por intermédio da nova grade do radiador, conservando a identidade da marca na parte dianteira, a questão crítica de arrefecimento foi totalmente solucionada.

Os faróis foram mantidos no design original. Já as laterais receberam rodas de alumínio aro 14, calçadas em pneus 175/60, enquanto a traseira foi modificada na logotipia de identificação, no sistema de fixação do escapamento e nos materiais de acabamento internos do conjunto ótico. Itens como cluster, console central e painel frontal do passageiro, além de insertos de acabamento nas portas, eram revestidos de materiais plásticos em cores vivas, ao gosto do mercado chinês. Para despertar o aguçado senso de exigência do cliente brasileiro, a equipe de designers da JAC Motors Brasil substituiu esses componentes por materiais escuros, com destaque para o console central e a régua de acabamento no painel frontal, que ganharam revestimentos de fibra de carbono. No quadro de instrumentos, a iluminação indireta é azul e toda a grafia dos mostradores foi alterada, enquanto as aletas de ventilação e as maçanetas internas das portas ganharam tons cromados.

Praticidade com dimensões compactas

O J2 tem ótimas chances de ser um carro bem aceito nos grandes centros urbanos. Não lhe faltam adjetivos para agradar aos clientes que residem nas cidades grandes. Compacto por fora, ele mede 3,53 metros de comprimento (43cm mais curto que o J3). Nem por isso, é apertado por dentro. Tem 1,64 metro de largura, isto é, apenas 1cm menor que seu irmão maior. Na prática, o compacto da JAC torna-se extremamente fácil de estacionar, pois é aquele carro que “cabe em qualquer vaga”, inclusive por contar com o apoio do sensor de estacionamento traseiro.

Mas essa praticidade não condena seus ocupantes, ao contrário. Tanto que, apesar do porte reduzido, ele acomoda cinco pessoas. Por ter uma altura bastante majestosa (1,475m), ele é até 1 cm mais alto que o J3. Ou seja: a acomodação interna é ideal, sem qualquer sacrifício a pessoas com maior estatura.

Características técnicas
   
O propulsor que equipa o J2 é o mesmo já usado no J3 e no J3 Turin. Trata-se do motor 1.4 litro, confeccionado em bloco de alumínio e desenvolvido em parceria com a austríaca AVL, com 16 válvulas e duplo comando, que desenvolve 108 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 138 Nm (14,1 kgfm) a 4.500 rpm. E, segundo a montadora, o J2 tem aceleração de 0 a 100km/h em 9,8 segundos e velocidade máxima de 187km/h.

O motor possui a tecnologia VVT, que promove a variação de tempo de permanência de abertura e fechamento das válvulas de admissão. Esse recurso possibilita maior eficiência no enchimento volumétrico dos cilindros, de acordo com o regime instantâneo de uso. Na prática, o condutor percebe a disponibilidade de torque desde os baixos regimes, bem como a potência acentuada nas altas rotações. Por otimizar a eficiência do processo de admissão, o VVT permite, além do natural incremento no desempenho, maior eficiência no consumo de combustível e nas emissões de poluentes.

A transmissão é composta por uma caixa manual de 5 velocidades, com acionamento por cabos.

INFORMAÇÕES DA JAC

Uma das principais modificações efetuadas no J2, e que exigiu atenção especial dos engenheiros brasileiros, foi a adoção do motor mais potente. Não só outros componentes do carro foram readequados como a própria inclusão do motor 1.4 16V VVT exigiu um retrabalho de coxinização e recalibragem da suspensão dianteira. Nesse aspecto, os engenheiros brasileiros privilegiaram a segurança e, seja com um ou cinco ocupantes, o J2 precisa ter o mesmo comportamento neutro nas manobras inesperadas (desvios de obstáculos, frenagens de pânico, etc).

O conjunto mola-amortecedor sofreu modificações e ficou mais adequado às ruas brasileiras, com maior rigidez que o original. Outro item modificado foi o sistema de direção, que incluiu até a adoção de um novo fornecedor.

Com assistência elétrica, ela possuía maior maciez do que convém ao gosto do consumidor brasileiro. 

A engenharia também trabalhou insistentemente na redução do índice de NVH (noise, vibration and harshness, ou ruído, vibração e aspereza). As colunas A, B e C foram reforçadas com materiais fonoabsorventes. O cluster foi calçado com borracha e a vedação dos vidros foi melhorada – item que só pode ser desenvolvido nas avaliações de 1 milhão de km, quando se observou alguma contaminação por poeira em estradas de terra.

JAC J2 JAC J2 JAC J2 JAC J2 JAC J2 JAC J2 JAC J2
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
teste
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil