Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Investir em tecnologia e produtos inovadores é marca registrada da Goodyear (www.goodyear.com.br), que é fornecedora oficial dos pneus da Stock Car e está presente desde 1954 na Nascar, nos Estados Unidos.
Com a experiência acumulada no desenvolvimento de tecnologias para categorias de competição, a Goodyear conquistou grande conhecimento para beneficiar também os consumidores finais com produtos cada vez mais eficientes para serem usados nos veículos de passeio e comerciais.
“As competições exigem o máximo em termos de desempenho dos pneus. Assim, utilizamos esse aprendizado e incorporamos as necessidades de conforto e ruído para desenvolver produtos melhores e mais eficientes para o uso diário de nossos clientes”, afirma Rui Moreira, diretor de marketing da Goodyear do Brasil.
O executivo conta ainda que, ao longo dos anos, diversas melhorias conquistadas nas competições foram incorporadas nos modelos de rua. “Sempre surgem novidades em compostos e em desenho de banda de rodagem que podem ser adaptados para os pneus que rodam nas ruas e nas estradas”, afirma.
Identificação por RádioFrequência - RFID
Não é apenas nos veículos de passeio que a Goodyear aproveita a tecnologia usada na Stock Car. Nos pneus usados em caminhões e ônibus, a Goodyear já utiliza os chips de identificação com sistema de rádiofrequência (RFID), que foram inicialmente desenvolvidos para categorias de competição.
O diretor da Goodyear comenta que a tecnologia RFID ajuda os frotistas e transportadores a acompanharem o desempenho dos pneus, que são um dos principais ativos de uma frota.
“Esta tecnologia propicia aos transportadores fazerem um controle mais rigoroso e preciso do desempenho dos pneus, resultando em um melhor rendimento quilométrico.Desta forma, além de evitar substituições indevidas, melhora a manutenção preventiva da frota”, comenta Rui Moreira ao lembrar que, para os frotistas, o custo com pneus é o segundo ou o terceiro maior, atrás apenas de combustível e, em alguns casos, manutenção.