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Os alunos inscritos no curso Técnico em Automobilística da Escola Senai Conde José Vicente de Azevedo, localizada no bairro do Ipiranga em São Paulo, tiveram como trabalho de conclusão de curso um interessante desafio: projetar e montar um veículo com motor de 6,5 hp, que tivesse o menor peso possível e freios eficientes, que conseguisse encarar um percurso de aclive com aproximadamente 200 metros e que arrastasse um reboque de 100 kg no menor tempo possível. E, detalhe, tudo isso num prazo de apenas 6 meses!
Como apoio, a prefeitura de São Paulo cedeu gentilmente a pista interna do museu do Ipiranga para a formação do percurso e realização da competição, na manhã do sábado, dia 6 de junho de 2009.
Características distintas marcaram os modelos desenvolvidos pelas equipes: Tudo em busca do menor tempo
Em ação! Baixo peso, design inovador com um bom centro de gravidade e transmissão de 8 velocidades, garantiram agilidade ao “Gafanhoto”
Dificuldades
Os alunos vivenciaram ao longo do semestre letivo, algumas das dificuldades encontradas na vida profissional, como por exemplo executar aquilo que foi planejado, a limitação de orçamento, o tempo escasso, entre outras.
O trabalho de conclusão foi dividido em fases de planejamento, projeto e de montagem, posteriormente subdividido em pequenas tarefas. O sucesso dependeu da interação entre os alunos para concluir as tarefas primárias e liberar a “frente de trabalho” para as subsequentes. Dentro deste contexto, os alunos “sentiram na pele” a importância do comprometimento de todos os envolvidos num trabalho em grupo.
Segundo o professor José Carlos Omil, a tarefa permitiu o desenvolvimento prático das teorias absorvidas pelos alunos em sala de aula. “Esta experiência ficará marcada na vida de todos.”
O projeto
Sob coordenação geral do professor Alexandre Pizzolatto Gonçalves Ferreira, os alunos dividiram-se em duas equipes. Como a regra permitiu apenas a utilização de motores idênticos com 6,5 hp de quatro tempos, somados a um reboque de 100 kg, as atenções voltaram-se para o sistema de transmissão.
Um engenhoso sistema de transmissão foi desenvolvido pela equipe 1
A equipe n° 2 criou um eficiente sistema de transmissão CVT no “Vinininho”
Para maximizar a força gerada pelo motor, a equipe n° 1 criou um sistema de 8 marchas, através da utilização de peças de bicicleta. Devido ao design inovador, com baixo centro de gravidade e 3 rodas, o modelo foi carinhosamente apelidado de Gafanhoto.
Aliado ao baixo peso do veículo (50kg), na prática o sistema mostrou-se eficiente e veloz.
Os freios utilizados são a disco, com acionamento a cabo derivado de bicicleta, e atuantes apenas nas rodas dianteiras de 20”.
O protótipo n° 2 teve a estrutura baseada em um mini buggy Fapinha, com a roda motriz concentrada em um único lado, assim como o freio que fica na roda oposta, sendo que o sistema de transmissão foi completamente revisto, do tipo CVT “mecânico” (continuous variable transmission, ou transmissão contínua variável). O veículo recebeu o apelido de “Vinininho”.
No habitáculo há uma alavanca que permite ao condutor escolher de forma manual a melhor relação de marcha, com inúmeras opções.
Alavanca permite a seleção manual de inúmeras relações de marchas
Competição acirrada
Ambos os veículos apresentaram comportamento equilibrado, porém as características do “Gafanhoto” garantiram a vitória com o tempo de 48,23 segundos para percorrer todo o traçado, contra 48,48 do “Vinininho”.
Para a realização da competição, colaboraram também os professores Ulisses Miguel (cálculos técnicos), Daniel Paulo Januário (acompanhamento de montagem) e Marcos Mendonça Cazassa (soldagem das estruturas).