Dando continuidade ao nosso ranking mensal dos tópicos mais comentados, no mês de junho o campeão foi o tópico “Xsara Picasso 2.0l 16v 2004”, em que o veículo apresentava falha na aceleração e o código P0170 (Corte/Regulação de combustível – 1). O reparador “Marcio_dedo” informou o esquema elétrico da sonda lambda, porém o que resolveu o problema foi a descarbonização do motor, por ideia do criador do tópico.
Como vice-campeão, temos o tópico “Parati 1.6l MI estoura no coletor”, em que o veículo apresentava “estouros” no coletor de admissão após reparo no sistema de ignição. O reparador “Pena” alertou sobre a aplicação incorreta do distribuidor, que foi confirmada como solução pelo autor do tópico.
Em terceiro colocado, “S10 MWM falha a 3000 RPM”, o veículo acelerava e falhava, apresentando também código de falha de baixa pressão no turbo. “MARCECAVEL” indicou como problema regulagem da válvula wastegate (que regula a pressão do turbo). O autor refez a regulagem e confirmou a solução do problema.
No tópico “PASSAT - Motor não parte”, o quarto colocado, um Passat 2.0l 1996 apresentava o seguinte problema: o motor girava, porém não dava partida. O reparador “Andrade_font” relatou sobre problemas no negativo do sistema de ignição e o autor do tópico resolveu o problema refazendo o negativo da bobina, que apresentava mau contato.
No quinto mais comentado, “Macha lenta oscilando”, um Palio Weekend 1.5l apresentava oscilação em marcha-lenta e códigos de falhas em diferentes sensores. “master” e “Canal” apontaram como solução troca da UCE, o que resolveu o problema do veículo, conforme o autor informou.
Em alguns tópicos neste mês foi possível notar que os reparadores tiveram problemas com aplicação incorreta. Esse é um detalhe que pode passar despercebido, então sempre confirme se as aplicações estão corretas, principalmente se o defeito aparecer depois da substituição de componentes.
Um abraço e até o próximo mês.
|