Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Chevrolet Onix e Prisma 2014 ganham transmissão automática de seis velocidades inédita no segmento

Chevrolet Onix e Prisma 2014 ganham transmissão automática de seis velocidades inédita no segmento

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
17 de julho de 2013

Os Chevrolet Onix e Prisma chegam ao mercado brasileiro, em sua versão 2014, com mais um diferencial exclusivo na categoria de veículos equipados com motor 1.4: a transmissão automática de seis velocidades. A opção de câmbio automático do tipo GF6 - 2ª geração com Active Select é oferecida nas versões LT e LTZ de ambos os modelos para a motorização de 1.4L. Os veículos são equipados ainda com controle automático de velocidade no volante. Outras novidades ficam por conta do volante em couro e do acionamento automático da abertura da portinhola do combustível e do porta-malas de dentro do veículo.

Já os modelos equipados com transmissão manual receberam, na versão 2014 do Onix e do Prisma com motores 1.0 e 1.4 L um novo conjunto de sincronizadores – triplo e duplo cones, possibilitando ao motorista engates com menor esforço e a possibilidade de trocas mais esportivas das marchas. Onix e Prisma com o motor 1.4 litro também receberam a ré sincronizada, que facilita a operação em manobra do veículo. Desde que chegaram ao mercado, os Chevrolet Onix e Prisma têm trilhado uma história de sucesso na renovação do portfólio da marca no país oferecendo um novo patamar de qualidade, design e performance em relação aos carros compactos.

Produzidos no Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (Ciag), Onix e Prisma já somam, desde seus lançamentos, mais de 100 mil unidades vendidas. Até o final de junho de 2013, haviam sido comercializadas 97.557 unidades. A transmissão automática tende a ampliar ainda mais as possibilidades para os consumidores que buscam, além de segurança, ainda mais conforto e comodidade.

Seja para encarar as situações de trânsito na cidade ou para trafegar em velocidade de cruzeiro em uma estrada, a transmissão automática que equipa os Chevrolet Onix e Prisma 2014, utiliza de forma inteligente todas as suas seis marchas, sempre entregando desempenho com excelência ao condutor. Respostas mais rápidas às mudanças de marchas e um baixo consumo resumem a proposta oferecida. Conhecida de outros modelos da Chevrolet, como Cruze, Sonic e Spin, a transmissão GF6 chega à sua segunda geração com ainda mais tecnologia e eficiência. Sua formatação é o grande trunfo da engenharia de Powertrain da GM do Brasil, que oferece uma transmissão automática de seis velocidades em veículos de motorização 1.4 litro.

A GF6 conta com o sistema adaptativo de trocaschevrolet-onix-e-prisma-2014-ganham-transmissao-automatica-de-seis-velocidades-ineditas-no-segmento de marcha, módulo de controle integrado, que elimina cabos entre o módulo e a transmissão, e freio motor, dispositivo que mantém a marcha em uso mesmo quando o motorista alivia o pé do acelerador, conferindo maior controle e estabilidade do veículo. A opção Active Select permite que o próprio condutor realize as trocas de marcha a seu modo, por meio dos controles localizados na alavanca de transmissão, conferindo mais esportividades à condução do veículo. A segunda geração da transmissão GF6 apresenta expressivas evoluções e melhorias que fazem diferença para o motorista do Onix ou Prisma 2014. O sistema é 0,5s mais rápido para marchas à frente e 0,7s nas reduções. Ou seja, desempenho até 50% mais rápido que a geração anterior.

Onix e Prisma 2014 mantêm os bons índices das versões de transmissão mecânica de cinco velocidades: ambos entregam 106 cavalos quando abastecidos com etanol e 98 cavalos com uso de gasolina, sempre a 6.000 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 13,9 kgfm a partir de 4800 rpm e de 13,0 kgfm quando alimentado a gasolina, com a mesma rotação. Abastecido com etanol, o Chevrolet Prisma 2014 equipado com transmissão automática, acelera de 0 a 100km/h em 11,9s. Utilizando gasolina, o modelo responde a mesma demanda em 12,6s. Com os dois combustíveis a velocidade máxima é de 171km/h. Já o Onix 2014 com transmissão automática movido a etanol acelera de 0 a 100 km/h em 12s0 e, em 12s7, quando movido a gasolina. A velocidade máxima do Onix com os dois combustíveis é de 171 km/h.

A transmissão manual de cinco velocidades também recebeu importantes melhorias. A segunda geração do câmbio F1X contempla otimizações tanto para as versões 1.0 litro quanto 1.4 litro de Onix e Prisma, com sutis diferenças. A nova transmissão com o sistema de sincronização "Triple & Dual Cone" permite engates com menor esforço e trocas de marchas de forma mais esportiva. Essas melhorias são disponíveis para ambas as motorizações sendo que a 1.4 litro contempla ainda a sincronização da ré, facilitando o engate. Somado a isso, a utilização de novos rolamentos também otimiza o desempenho dos modelos, garantindo ainda menor consumo de combustível e melhores índices de vibração, ruído e aspereza.

São muitas as características compartilhadas pelos Chevrolet Onix e Prisma e que os tornam produtos únicos em seus segmentos. Os veículos foram criados a partir da mesma arquitetura global de modelos como Spin, Cobalt e Sonic. Com a identidade característica da Chevrolet, Onix e Prisma se tornaram referências para carros compactos de desempenho, tecnologia e conforto acima da média e segmentos superiores. O Prisma comporta generosos 500 litros de capacidade, com abertura no conceito "wrap-around", o que facilita o acesso às bagagens. No Onix são 280 litros. A oferta de um pacote de itens de série é outro destaque. Em ambos, todas as versões trazem direção hidráulica, airbags frontais e freios ABS/EBD, sendo que o Prisma contempla ainda o sensor de estacionamento traseiro, uma característica mais associada aos sedãs.

Indo além dos itens mais tradicionais, Onix e Prisma contam com a tecnologia e a conectividade proposta pelo Chevrolet MyLink. O sistema multimídia permite ao usuário trazer todos os dados, músicas, fotos e aplicativos do celular para dentro do veículo, além de fazer ligações telefônicas via Bluetooth com a tecnologia HFT (Hands Free Telephone). Possibilita ainda a configuração de algumas funções do veículo de acordo com as suas preferências. O Chevrolet MyLink é de fácil navegação, a qual faz uso de uma tela LCD touch screen de sete polegadas. Através do sistema, é possível controlar as configurações funcionais do carro, como avisos sonoros de faróis ligados, acionamento do limpador traseiro, travamento automático das portas, dentre outros. O usuário pode também distribuir o som ambiente do rádio de forma independente em cada uma das caixas de som das quatro portas.. O sistema executa funções tradicionais de rádio AM/FM com leitor de áudio para arquivos MP3/WMA.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
teste
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil